Últimas notícias

Fique informado

OAB-PE é a primeira a implementar uma Central de Alvarás Digital. Ouça

21 de julho de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian

Confira algumas dicas que o Fabiano Leite da Serasa Experian, abordou sobre o uso do certificado digital para trabalho remoto no Crypto ID.

12 de março de 2020

Declaração do Imposto de Renda começa hoje (2/3) e quem possui Certificação Digital terá acesso à declaração pré-preenchida – Ouça

Quem possui Certificação Digital pode fazer a declaração do IRPF de maneira mais rápida e simples.

2 de março de 2020

Projeto digital foi desenvolvido em cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal

Por Serasa Experian

e-Alvarás é um site para uso exclusivo da advocacia, que ficará hospedado dentro do portal da Ordem dos Advogados do Brasil, de Pernambuco (OAB-PE). 

Nele os advogados poderão enviar eletronicamente toda a documentação e informações necessárias para liberação de alvarás, precatórios ou de requisições de pequeno valor (RPV). Então, a Caixa Econômica Federal (CEF) fará o depósito em conta, sem a necessidade da ida a uma agência bancária. 

Para efetuar todo o processamento, o profissional do Direito precisa possuir um Certificado Digital no padrão ICP-Brasil.

O e-Alvarás é em um ambiente seguro – exigirá do usuário com login e senha. É, ainda, um canal para orientar, receber e encaminhar documentos e informações à Caixa. A cada solicitação de envio de documentos será gerado um protocolo e o pagamento deverá ser efetuado pela Caixa no menor prazo possível.

No caso do beneficiário, é necessário que a conta indicada para depósito seja a do titular do crédito que figura no precatório, no alvará ou na RPV. Não será processado o pagamento em contas de terceiros que não constem na ordem judicial de pagamento. Caso a conta do beneficiário seja de outro banco que não a Caixa, será cobrado o valor pelo DOC ou pela TED.

Prestadas as informações obrigatórias, o usuário ou usuária irá carregar os documentos digitalizados e irá assinar o termo de informações com seu Certificado Digital.

A OAB-PE avalia que a nova ferramenta é uma importante aliada à advocacia e que é um instrumento que veio para ficar.

Mais um avanço tecnológico

A Certificação Digital torna-se, assim, um instrumento essencial para a prática da advocacia neste momento em que os tribunais passaram a atender remotamente.

Reconhecida como um instrumento de desburocratização e de ganho de agilidade em um número cada vez maior de atividades profissionais, a Certificação Digital já faz parte, há algum tempo, do dia a dia de boa parte dos advogados brasileiros.

Com validade assegurada pela OAB, o certificado permite a seu titular, por exemplo, assinar documentos como petições, pareceres e procurações com um maior nível de segurança e confiabilidade em relação à firma de próprio punho, já que os dados são criptografados.

A certificação proporciona, ao profissional do Direito, outras prerrogativas, como a possibilidade de acessar processos remotamente.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Como digitalizar documentos com validade jurídica? Ouça

Serasa Experian possibilita renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet. Ouça

Saiba como funciona o eCAC, centro de atendimento virtual da Receita Federal. Ouça

Confira mais sobre o uso da certificação digital atualmente aqui!