Últimas notícias

Fique informado

Impactos da pandemia provocam revolução digital na gestão pública

5 de junho de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, acredita que mudanças são irreversíveis e aceleram a transformação digital no país

Caio Paes de Andrade – Presidente do Serpro

“A crise causada pela Covid-19 acelerou o ritmo das transformações digitais no país e está provocando mudanças profundas no comportamento das pessoas. Isso não tem volta, é irreversível, é um ganho para todos nós”, ressaltou o presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade.

Ele afirma nesta quinta-feira, dia 4, ao participar do debate sobre os impactos provocados por essa pandemia na gestão pública, juntamente com o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e o presidente da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência (Dataprev), Gustavo Canuto.

O Webinar “Arena de Ideias – Transformação Digital na Gestão Pública” foi promovido pela In Press Oficina.

“O Serpro é o propulsor dessa transformação. Na sua essência, é uma empresa de inovação. Foi criado para informatizar a Receita Federal, algo inédito nos anos 60.”

“Inovação no serviço público tem como desafio viabilizar o atendimento cada vez melhor ao cidadão. O Estado precisa ficar mais eficiente, melhorar a sua gestão, e isso somente pode ocorrer por meio da transformação digital. O Serpro evoluiu de uma empresa de processamento de dados para uma empresa de inteligência de sistemas de dados, baseados em evidências, tanto para o setor público quanto para o mercado privado”, acrescentou o presidente Caio.

Luis Felipe Monteiro – Secretário de Governo Digital

O secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, fez um balanço do impacto da pandemia sobre a gestão pública, dizendo que, entre janeiro de 2019 até agora, o governo transformou 728 serviços públicos para digitais, mas que, surpreendentemente, no período da pandemia, de 15 de março até 4 de junho, o governo atingiu a marca de 150 serviços digitalizados.

“Aceleramos o nosso processo de transformação digital, oferecendo praticamente dois serviços digitalizados por dia. Isso mostra que, em situação de crise, respondemos mais rápido. A pandemia tirou a lenda de que o digital era uma opção, era simplesmente ser moderno, algo que poderia ser deixado para depois.”

“A crise trouxe a necessidade, nos mostrou a realidade de que o digital é pra agora, por ser a única alternativa. Isso fez com que as mentalidades mudassem rapidamente, até dentro do próprio governo”, ressaltou.

Diante desse processo, Luis Felipe Monteiro disse que o governo vai aproveitar todas as janelas para acelerar a digitalização dos serviços públicos. “É fundamental o fortalecimento da confiança.

A estratégia de governo digital 2020 para 2022 busca aproximar o governo do cidadão, busca disponibilizar serviços públicos 24h por dia, sete dias por semana, em todos os lugares que o cidadão quiser, diminuindo distâncias. Reconquistar a confiança dos brasileiros que viveram tantos anos angustiados com a incapacidade do governo de lhe dar resposta é o nosso desafio”, acrescentou.

Estratégia para o futuro

O governo propõe uma revolução tecnológica até 2022. Com isso, 100%  dos serviços federais para o cidadão, mais de 3 mil, deverão estar em canal digital.

“A nossa estratégia prevê a complementação de canais, não de substituição total, porque temos de atender a todos. A grande maioria dos cidadãos utiliza canais digitais, mas ainda uma parcela da população, por opção, ou por não ter acesso a tecnologias, utiliza os serviços presenciais e telefônicos.”

A transformação digital é um processo de muitos ganhos. Ganha o governo, porque o serviço digital é mais eficiente e 97% mais barato para a entrega. Ganha o cidadão incluído digitalmente, porque terá as facilidades do governo a qualquer dia e hora. Ganha, também, o cidadão excluído digitalmente que terá à sua disposição atendimentos a serviços presenciais sem congestionamento e, consequentemente, mais rápidos.

O portal gov.br é a marca que une o governo na jornada digital disponível no celular para o cidadão. Esse serviço traz todas as notícias e informações dos órgão do governo num único local.

Dataprev

Gustavo Canuto – Presidente da Dataprev | Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

“Os impactos da pandemia colocou uma das missões da Dataprev, que é prover cidadania digital ao alcance de todos, à prova, quando teve de processar milhões de dados para garantir o auxílio emergencial a quase metade da população brasileira.”

“A lei 13.982 foi publicada no dia 2 de abril e seis dias depois já estava sendo efetivado o pagamento  referente ao Cadastro Único. Isso somente foi possível, porque a Dataprev tem experiência, comprovada nos seus 40 anos de existência”, informou o presidente da empresa Gustavo Canuto.

De lá para cá, a Dataprev já processou mais de 130 milhões de requerimentos e o benefício já chegou a  mais de 100 milhões de cidadãos, em pouco mais de 60 dias.

“O nosso trabalho é um processo contínuo de aperfeiçoamento. Para nos auxiliar no combate a fraudes e disponibilizar o auxílio a quem realmente tem direito, O Serpro e a Secretaria de Governo Digital têm buscado novas bases de dados para vencermos os desafios”, acrescentou Gustavo Canuto.

Serviço em nuvem

Dando início ao seu Projeto Multi cloud, o Serpro fechou, recentemente, contrato com a  Amazon Web Services, também conhecido como AWS, para prestação de serviços em nuvem.

“A tendência de todos os países é de atuar na nuvem. A nuvem melhora a eficiência dos serviços de TI e reduz, consideravelmente, os preços. A segurança dos dados não é alterada, porque quem protege os dados são os softwares, não importando que tipo de tecnologia está sendo utilizada, se data center próprio, ou na nuvem”, ressaltou o presidente Caio Paes de Andrade.

Fonte: Serpro

Estratégia de Governo Digital incentiva e amplia o uso do certificado digital

Fim do papel é solução para gestão pública eficiente e transparente

A Covid-19 e a Revolução Digital do INSS

Acompanhe as principais tendência para a transformação digital que vem acontecendo no Brasil!

  Explore outros artigos! ] i