Tecnologia na advocacia: 4 opções para ajudar a rotina dos advogados. Ouça
4 de junho de 2020O uso da tecnologia na advocacia já é uma realidade. O profissional que falha em se adaptar às mudanças corre o risco de perder o bonde da história e assistir aos concorrentes ganharem vantagem competitiva
Por Valid
Se você está em busca de soluções digitais que podem otimizar sua rotina e tornar o dia a dia mais organizado e produtivo, o #PodeContar traz para você 4 opções incríveis. Vem com a gente.
1. G Suite
Você provavelmente já utiliza alguns serviços do Google, certo? O Gmail e o Drive, por exemplo, são os líderes em seus segmentos — e-mail e armazenamento na nuvem. Se você quiser ir além e utilizar os serviços da big tech americana de maneira mais integrada e profissional, uma opção é adotar o G Suite, o pacote profissional de ferramentas do Google.
Com o G Suite você consegue:
•utilizar o seu e-mail com um domínio próprio (seunome@nomedoescritório.com, por exemplo),
•ter espaço ilimitado para armazenar qualquer tipo de arquivo no Drive;
•sincronizar sua agenda e o Google Keep com o e-mail;
•utilizar os serviços de chat e videoconferência integrados às demais ferramentas;
•montar salas específicas com colegas;
•e mais uma série de funcionalidades.
É uma oportunidade para ter, unidas e online, as ferramentas mais funcionais do seu dia a dia, centralizando o que hoje pode estar disperso na sua rotina.
2. Trello
Agora, se o seu desafio é organizacional, pode ser uma ótima ideia começar a utilizar uma ferramenta de gerenciamento de projetos. O Trello, nesse sentido, é uma das opções mais populares. Com ele, você pode criar fluxos de trabalho, delegar tarefas e organizar afazeres em listas separando-os por “a fazer”, “em andamento” e “concluído”.
Ainda, você pode experimentar o Trello na sua versão gratuita e a plataforma é integrável com aplicações de terceiros como Google, Dropbox e Slack e altamente personalizável. Tempo é dinheiro e a tecnologia na advocacia pode ser uma grande aliada na hora de organizar seu tempo.
3. Softwares jurídicos
Agora, se você quiser algo mais específico e com funções pensadas diretamente para aplicação da tecnologia na advocacia, o mercado de ferramentas digitais e softwares tem algumas opções bem interessantes.
Se você tem um escritório de advocacia, ou está na gestão de um departamento jurídico, e quer uma ferramenta pensada para a gestão e acompanhamento de processos, o Astrea pode ser uma boa pedida. Já para a gestão financeira, provisionamento e controle de custos, vale a pena conferir o Themis. Ambas ferramentas têm versões gratuitas para teste.
4. Certificado digital
Por último, mas definitivamente não menos importante, não poderíamos deixar de falar da certificação digital. Seja sua atuação como pessoa física ou jurídica, o certificado digital para advogados já é uma realidade há anos e, além de facilitar processos, é necessário para que o profissional possa acessar alguns sistemas, como:
•e-Pet — Peticionamento Eletrônico;
•e-Doc — Sistema da Justiça do Trabalho;
•Cert-JUS — Superior Tribunal de Justiça, o Conselho da Justiça Federal e toda Justiça Federal;
•INSS Digital.
Além disso, com o certificado digital, o advogado fica apto a assinar quaisquer modalidades de contrato com validade jurídica da assinatura digital e realizar peticionamentos, fazer citações, acompanhar processos e emitir procurações — tudo 100% digital com o uso do e-Jurídico, o certificado digital para advogados.
A cadeia hierárquica da certificação digital no Brasil é regulamentada pela MP 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, e garante à assinatura digital nos moldes da ICP-Brasil com validade jurídica.
Fonte: Pode Contar por Valid
Valid Certificadora apresenta VIDaaS, o Certificado em Nuvem. Ouça
Por que o compliance digital é indispensável no cenário tecnológico? Ouça
Home office: E-mail seguro com certificado S/MIME. Ouça
Valid aplica soluções inéditas em RG digital para a polícia civil do Estado de São Paulo. Ouça