Últimas notícias

Fique informado

Hackers que atacaram empresa de energia de Portugal pedindo resgate em Bitcoin revelam documentos da companhia

7 de maio de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Blockchain and Decentralized Identity: How Transparency Can Improve Identity Verification for Banks

When re-framing decentralized identity problem from one that banks must solve individually, to one that banks can solve collectively.

27 de abril de 2020

Os hackers que atacaram a maior companhia de energia de Portugal, a EPD, revelaram alguns documentos da empresa na “dark web” após não terem recebido o resgate em Bitcoin

Em abril, os invasores conseguiram acessar um servidor interno da companhia elétrica e furtaram 10 terabytes de informações sensíveis. Para não tornar públicas as informações roubadas, os hackers pediram um resgate de 1.580 Bitcoins (cerca de R$ 57 milhões na ocasião) que teria sido pago.

De acordo com o portal local ZAP, que reportou sobre o caso nesta quarta-feira, dia 6 de maio, entre os documentos divulgados está um quadro com detalhes e dados sensíveis dos funcionários do grupo nos EUA, além de um plano de gestão de crises da EDP Renováveis dos EUA.

Este plano, criado em 2011, detalha os procedimentos a serem adotados pela empresa em casos de furacão e contém contatos de emergência, níveis de crises e outras informações.

O prazo inicial dado pelos criminosos foi dia 18 de abril.

Conforme informou o ZAP, os criminosos teriam dobrado o resgate para 3.160 Bitcoin há alguns dias. No entanto, horas depois, o novo pedido teria desaparecido e os hackers informaram à empresa que as chaves de desencriptação das pastas roubadas foram eliminadas. Desta forma, a EDP poderia recuperá-las.

A EDP informou que “a recuperação dos equipamentos e sistemas que foram alvo de ataque foi assegurada pelas equipes da EDP, em colaboração com os seus parceiros habituais, estando esse trabalho de recuperação praticamente concluído”.

Além disso, a EDP afirmou não ter recebido nenhum pedido de resgate.

“Confirmamos também que a EDP não recebeu e, por conseguinte, não pagou qualquer pedido de resgate. A investigação, com a qual a EDP tem colaborado desde o primeiro momento, está a ser conduzida pelas autoridades, que poderão prestar os esclarecimentos que entenderem necessários”, disse uma fonte oficial da empresa.

Fonte: Criptofacial

A importância da boa administração dos certificados SSL/TLS para se evitar interrupção de serviços e impedir ataques hackers

Hackers que atacaram Binance transferiram bitcoins roubados, dizem pesquisadores

A ‘Perfect Storm’ Is Brewing For The Bitcoin Price

 

Acompanhe nossas colunas sobre bitcoin e cibersegurança!

  Explore outros artigos! ] i