Últimas notícias

Fique informado
NSA sofre ação contra vigilância em massa

NSA sofre ação contra vigilância em massa

11 de março de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

NSA quer acesso as comunicações criptografadas

O diretor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos,

24 de fevereiro de 2015

Malware Regin foi usado por NSA para espionagem ilegal

A revista alemã Spiegel publicou esse mês parte do código

28 de janeiro de 2015

Conhecida como ACLU, a União Americana pelas Liberdades Civis entrou com uma ação judicial contra a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) em nome de um grupo de organizações na última Terça-Feira.

Entre os envolvidos estão os renomeados Rutherford Institute e o Wikimedia Foundation. Ambos contestam as ações de vigilância em massa que é exercida pelo governo de Obama que violariam a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos que fala sobre a liberdade de expressão.

De acordo com a divulgação da agência de notícias Reuters, as ações de vigilância de massa da NSA e do Departamento de Justiça do país, também violariam a emenda quatro da constituição que fala sobre buscas e apreensões injustificadas.

Em comunicado oficial o advogado da ACLU, Patrick Toomey, comentou a medida tomada pela ONG. “Esse tipo de vigilância constitui uma invasão maciça de privacidade e enfraquece a liberdade de expressão e de investigação”, disse.

Essa não é a primeira vez que a ONG, que têm como objetivo preservar e defender os direitos individuais garantidos pela constituição norte americana, tenta mover uma ação contra a NSA. Em 2013 a ONG entrou com uma ação a respeito de um programa de escutas telefônicas executado pela agência de segurança sem nenhum mandato. O pedido no entanto, foi derrubado pela Suprema Corte dos EUA.