Últimas notícias

Fique informado
Consumidor quer mais controle em seus dados

Consumidor quer mais controle em seus dados

10 de dezembro de 2019

Estudo sobre privacidade mostra demanda por maior cuidado nas empresas com o tratamento de informações pessoais; o maior temor dos brasileiros é com o risco de vazamentos de dados de cartão de crédito e seguridade social

Para 96% dos consumidores brasileiros, as organizações devem fazer mais para protegê-los. O resultado reflete a insatisfação com a maneira que muitas empresas e instituições lidam com as informações dos clientes.

Não só por aqui, mas, em todo o mundo, os consumidores demandam às organizações mais transparência e controle sobre seus dados.

A privacidade foi foco de um estudo global da IBM feito em 11 países, com 11 mil pessoas, em um cenário de discussão sobre como tratar os dados dos clientes, sobre o vazamento constante de informações e o aperto da legislação, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criada em 2018 no Brasil, e a GPDR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor na União Europeia no primeiro semestre do ano passado.

Fonte: Estudo global da IBM realizado em 11 países, inclusive o Brasil – 2019

No levantamento, chama a atenção a constatação de que dois terços ou mais dos entrevistados em todos os países concordam que os consumidores perderam todo o controle sobre como as informações pessoais são usadas pelas empresas.

No Brasil, 6 em cada 10 brasileiros relataram que já sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém que tenha passado por essa situação.

Empresas que coletam, armazenam, gerenciam ou processam dados têm a obrigação de tratá-los com responsabilidade, e a LGPD assegurará isso, na avaliação de João Rocha, líder de cibersegurança da IBM Brasil.

“Proteger as informações de seu cliente pode refletir uma vantagem competitiva; afinal os clientes valorizam empresas que são seguras em relação aos seus dados”, diz o executivo. Ele defende que as organizações devem se preparar o quanto antes, e concentrar seus esforços na segurança e privacidade.

No setor financeiro, a FEBRABAN lançou, em outubro, um guia específico de orientação a todos os bancos, para explicar os conceitos e os passos para implementar a Lei 13.709 (LGPD), prevista para vigorar a partir de agosto de 2020.

Na avaliação de Ulisses Gomes Guimarães, diretor da Comissão Executiva de Tratamento de Dados da FEBRABAN, a nova lei deve ser absorvida com mais naturalidade pelo setor bancário, porque os bancos estão acostumados a lidar com a segurança de dados e com o sigilo bancário, além de seguirem uma forte regulação.

Fonte: noomis – Febraban

GDPR muda a confiança do consumidor e a segurança dos dados na Europa e o que esperar da LGPD para o Brasil