Últimas notícias

Fique informado
Leão: Saiba como foi o primeiro dia de declarações do IR 2015

Leão: Saiba como foi o primeiro dia de declarações do IR 2015

3 de março de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Seu certificado digital vai facilitar ainda mais a obtenção de informações para o IR 2015

Além do acesso às informações das declarações anteriores entregues à

1 de fevereiro de 2015

Acesso a suas contas bancárias em um só aplicativo do Banco Central

Você fala direto com o Banco Central e controla investimentos

8 de dezembro de 2014

O primeiro dia de declarações do imposto de renda 2015 aconteceu nessa segunda-feira (02/03) e rendeu a Receita Federal do Brasil 86.026 declarações até as 17 horas, quando foi feita a contagem. O prazo para a entrega se estende até o dia 30 de Abril.

Os programas para fazer a declaração do imposto de renda estão disponíveis para download tanto no site da Receita Federal do Brasil como em sites parceiros como o TechTudo desde as 8h da manhã dessa segunda.

Devido ao grande número de acessos, e número de downloads do programa no sistema, a primeira manhã de declarações foi comprometida, já que o site chegou a ficar fora do ar. O problema foi solucionado e na parte da tarde e só em estados como Pernambuco foram feitas mais de 2,5 mil declarações.

A expectativa do Fisco para esse ano é receber 27,5 milhões de declarações incluindo as feitas após o prazo estipulado. A multa para o atraso é de 1% ao mês-calendário e pode chegar aos 20%.

Precisam declarar o imposto de renda aqueles que receberam rendimentos tributáveis maiores que R$26.816,55 em 2014, além daqueles que receberam rendimentos não tributáveis, isentos ou tributados exclusivamente na fonte com soma igual ou maior a 40 mil no ano passado.

Facilidades para quem tem certificado digital

A novidade nas declarações de imposto de renda em 2015, ficam por conta do dispositivo online disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita Federal na Internet.

Através dessa modalidade será possível declarar de forma completamente digital e preencher os dados da declaração sem precisar baixar o programa disponível na receita. É importante destacar, porém, que a declaração online só é feita mediante um certificado digital.

Os certificados digitais oferecem também outras facilidades na hora da declaração do IR, como o uso simplificado de ferramentas como o “Registrato” – como contamos aqui. O Sistema que fornece ao cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central.

Isso representa maior organização de informações financeiras em um único portal, além de ter acesso a informações passadas. O Registrato também pode ser usado sem o certificados, porém a certificação fornece maior facilidade e comodismo no manuseio da ferramenta, além de evitar atrasos.

A multa mínima para a entrega do Imposto de Renda fora do período estipulado é de R$ 165,74.