Laila Robak é uma das mulheres mais inovadoras na indústria de segurança da informação em 2019
3 de setembro de 2019Top Revolutionary Women in Security 2019 – Industry Wired Magazine
Com o objetivo de inspirar e trazer mais mulheres para o universo de cibersegurança por meio de abordagens disruptivas e inovadoras a Industry Wired Magazine apresentou a edição “As Mulheres mais Revolucionárias em Segurança 2019” e entre as referendadas está a brasileira Laila Robak.
Uma líder da indústria | Laila Robak, CEO da SigniFlow Americas
Laila Robak, estudou Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e continuou sua educação na Southern New Hampshire University, onde obteve seu bacharelado em estudos gerais com uma concentração em negócios internacionais.
Além disso, Laila completou um modesto catálogo de cursos de educação continuada e tem certificações em gestão de identidades e acessos, fundamentos de cibersegurança, computação forense, gestão de negócios, e vários outros assuntos. Ela está na indústria de TI há mais de 14 anos e iniciou sua carreira como programadora.
Laila Robak: Protegendo as empresas com soluções de assinatura eletrônica de classe mundial
Ao longo dos anos, Laila trabalhou para entidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPETEC e IBM Brasil. Mais recentemente, trabalhou como vice-presidente da América Latina na GlobalSign (onde foi premiada com a nomeação da CRN Top Women of the Channel em 2013) e diretora de parcerias da DigiCert, ambas empresas voltadas para identidades digitais e criptografia.
Laila iniciou a SigniFlow Americas em 2018, trazendo um novo e mais flexível conceito de assinaturas digitais para o continente americano.
A empresa oferece maior eficiência e segurança digital para indústrias como banco, finanças, saúde, educação, e muitos outros, contendo em sua plataforma recursos que atendem a processos exigidos pelo mercado americano e alta flexibilidade de adaptação.
Ela trabalha na indústria de segurança e identidade digital há mais de 8 anos e orgulha-se de poder aplicar seus conhecimentos à plataforma da empresa, auxiliando empresas de todos os portes com conformidade, segurança, eficiência e produtividade.
SigniFlow Americas
SigniFlow™️ Americas é uma empresa independente, controlada por Laila Robak, nascida no Rio de Janeiro, localizada em New Hampshire, Estados Unidos, que detém os direitos comerciais exclusivos para a SigniFlow (Propriedade da PBSA – anteriormente conhecida como Pitney Bowes South Africa) nos continentes americanos.
A SigniFlow foca no gerenciamento de documentos, fluxos de trabalho e assinaturas e; a ajudar empresas a tornarem-se digitais, com os benefícios do aumento da segurança, redução de custos, e tempo gasto em processos baseados em papel.
Além disso, a digitalização permite que os usuários se tornem mais eficientes e ambientalmente amigáveis, diminuindo o uso de papel, tinta e outras fontes que contribuem para o desmatamento e a poluição.
Diferente de outras soluções no mercado, a SigniFlow oferece uma solução de software como serviço (SaaS) pronta e uma série de APIs que permitem opções de implantação em nuvem, local e híbrida, garantindo a conformidade com requerimentos de segurança à nível de indústrias, nacional, internacionais, regionais e internos.
Valorizando as preocupações de segurança
A principal preocupação da SigniFlow Americas é a segurança do cliente.
De acordo com Laila, olhando para o mercado a partir de uma perspectiva mundial, há uma preocupação notável em torno da segurança dos dados.
Isso resultou no surgimento de novas leis e requisitos em todos os níveis, incluindo indústria (FICA, PCI, etc.), nacional (LGPD no Brasil, Patriot Act nos EUA, etc.) e regional e internacional (GDPR da UE).
A falta de coesão entre níveis e normas torna difícil para as empresas assegurarem o cumprimento de todas as leis e requisitos que lhes possam ser aplicáveis.
A SigniFlow resolve esse problema. É uma solução que dá às empresas flexibilidade que nenhuma outra solução de assinatura provê.
A empresa oferece várias opções de implantação (nuvem, local e híbrida) e várias camadas de segurança, com criptografia de ponta a ponta e autenticação forte por toda parte, auxiliando as empresas a digitalizarem processos sem ter que se preocupar com a separação entre preocupações de segurança e conformidade.
Curando o sucesso com lições passadas
Laila sente que ser uma mulher na indústria de TI é um desafio em si, mas que é uma grande experiência de aprendizagem. “Infelizmente, ainda há muita resistência, bem como o comportamento inadequado de alguns indivíduos que, às vezes, pode dificultar as coisas, mas isso me ensinou determinação, perseverança e, no geral, que precisamos acreditar em nós mesmos e defender nosso ponto de vista. Dito isto, o comportamento de alguém no mercado é importante e sempre me certifiquei de respeitar, escutar e liderar por exemplo”, acrescentou.
Assegurando a segurança dos clientes
A SigniFlow é uma provedora de serviços criptográficos; todos os processos que atravessam seu motor são criptografados de ponta a ponta.
O equipamento criptográfico que emprega é o NIST FIPS 140-2 Certified. A empresa também realiza testes de penetração trimestral, usa os padrões OWASP para o desenvolvimento seguro e, mantém as certificações ISO 9001-2015 e ISO 27001.
A SigniFlow Americas fornece autenticação de identidade forte e pode adicionar diferentes camadas de segurança de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, cada assinatura eletrônica é selada com um certificado digital, a fim de garantir a integridade, autenticidade e não-repudiação do documento e da própria assinatura.
No mercado brasileiro a SigniFlow tem alta flexibilidade podendo aceitar certificados ICP Brasil e tendo integração nativa com o uso de tokens, Certillion, Bird ID e nos flexíveis HSMs da Dínamo, todos certificados à nível ICP Brasil, provendo flexibilidade e eficiência para seus clientes.
Superando desafios para se destacar na multidão
Durante sua jornada de sucesso, Laila expressou, “como uma mulher, jovem, em uma posição executiva você enfrenta muita resistência. Eu acho que o maior desafio foi aprender que o comportamento de outras pessoas é a escolha delas e que não reflete sobre quem você é; Porque chega a um ponto em que você começa a desacreditar em você mesma devido à outras pessoas te trataram erroneamente. Se alguma coisa, isso só me fez mais forte e em geral me deu mais de um propósito. Nenhuma outra mulher — ou qualquer pessoa — vai passar pelas mesmas coisas que eu, contanto que eu possa ajudar. Eu espero fazer a diferença para as futuras gerações vindouras”.
O futuro das soluções de segurança digital
Laila acredita que a indústria é desafiadora de duas maneiras significativas: segurança geral e conformidade.
Segundo ela, quanto mais digital o mundo se torna mais ameaças existem. Infelizmente, embora tenhamos acesso fácil à tecnologia, especialmente com todos os dispositivos conectados dentro e fora das empresas, ainda há uma falta de educação digital e a maioria das pessoas que usam tecnologia hoje estão compartilhando informações que elas não estão sequer cientes. Na opinião de Laila, uma maneira de combater isso é implementar a educação em segurança digital em currículos escolares.
“Com todas as ameaças potenciais lá fora e a falta de educação; indústrias, governos e empresas estão crescendo cada vez mais preocupados e esta preocupação está sendo traduzida em várias políticas de segurança diferentes, descentralizadas; que, em vez de ser útil, pode dificultar a conformidade. Em vez de ser um investimento, muitas empresas agora vêem a segurança como um fardo financeiro. Esperamos mudar essa visão e incentivar as empresas a fazerem um investimento em segurança que eles realmente vão ver um retorno sobre. Porque quanto mais seguro você estiver, mais clientes confiarão em você e mais clientes você atrairá”, afirma.
Palavras de Conselho a outros líderes
Laila aconselha os líderes a serem assertivos, mas ouvirem sua equipe; serem justos e de maneira geral sempre, liderarem por exemplo.
Em seu conselho para os líderes emergentes, Laila expressa, “Confiança é a base para toda e qualquer empresa ser bem-sucedida, certifique-se de investir tempo não só no desenvolvimento de uma ideia que você possui, mas em realmente conhecer seus clientes, suas dores e o que eles realmente precisam. Certifique-se de sua solução estar sendo bem comunicada a cada cliente para mostrar-lhes que você tomou o tempo para entender, afinal, não há um tamanho único que cabe em todos quando se trata de segurança digital”.
Veja alguns dos artigos escritos por Laila Robak ou sobre ela que publicamos aqui no Crypto ID
- Sua empresa ainda perde tempo com processos de assinaturas em papel? – Ouça
- Nova solução de Automação de Fluxos e Assinaturas Digitais Foca na Optimização dos Processos de Negócios e Promove a Preservação ambiental
- Benefícios da digitalização de processos na Indústria de Saúde
- Como os novos Regulamentos Gerais de Proteção de Dados da União Europeia afetarão empresas no Brasil
- Como evitar Espionagem e Manipulação de dados na Era da Internet das Coisas
- SSL: Uma Crise de Identidade
- Laila Robak apresenta na Futurecom autenticação online
- Futurecom 2016 | Painéis discutem sobrevivência na era da transformação digital
- Provide Secure Identites, Reduce Costs, Increase Revenue – By Laila Robak
- Laila Robak fala dos maiores ciberataques e como controlar as vulnerabilidades
- Acabe com os ataques de Phishing
- O que é a Transparência de Certificados
- Os Benefícios do Mobile Connect para Autenticação Online
- Autenticação | O elo fraco dos gigantes
- Segurança dos eMails Corporativos | Novas vulnerabilidades
- IT Security DAY | Cases sobre as maiores vulnerabilidades na segurança de dados | GlobalSign & CryptoID
- Como foi o IT Security Day? Evento realizado por Globalsign e CryptoID em São Paulo
- SSL | Vulnerabilidades, cases e como gerenciar seus certificados| Vídeo
- Gerenciamento de Certificados SSL/TLS: Uma Tarefa Simples
Tem muitos outros artigos. Dê uma olhada na coluna Laila Robak. Leia e compartilhe!