O perfil da respeitada revista americana Newsroom no Twitter foi invadido nesta terça-feira, 10, por hackers pertencentes ao grupo intitulado CyberCaliphate – ou cibercalifado em português .
A revista, de grande circulação nos EUA, possui mais de 5 milhões de seguidores no microblog, e os cibercriminosos aproveitaram-se desta visibilidade para disseminar mensagens de ódio, entre elas uma ameaça ao presidente Barack Obama e seus familiares.
Por conta da proximidade com o “Valentine’s Day”, o dia dos namorados americano comemorado em 14 de Fevereiro, os criminosos enviaram a mensagem “#CyberCaliphate Bloody Valentine’s Day #Michelle Obama We´re Watching you, your girls and your husband!” que em tradução literal significa: “Dia doa Namorados sangrento #Michelle Obama Estamos observando você, suas garotas e seu marido!” A Casa Branca não se pronunciou sobre o caso.
O CyberCaliphate é um antigo conhecido do governo americano, já que seria o responsável por uma série de ataques as contas oficiais do Pentágono nas redes sociais em 2014.
Apesar da conta da revista Newsroom já ter sido recuperada, a ação dos criminosos digitais causou comoção entre os americanos, já que surgiu logo após o anúncio do presidente sobre políticas de segurança digital mais rígidas.
Entre os destaque da nova legislação de segurança digital estão, novos poderes para rastreamento de dados em rede e novos padrões federais de privacidade.