Biometria: o futuro da validação de identidade é agora
1 de abril de 2019Soluções de reconhecimento digital e facial oferecem agilidade, segurança e precisão na hora de contratar serviços financeiros no Brasil
A confirmação da identidade de um cliente é um dos momentos mais sensíveis na hora de efetivar a prestação de um serviço financeiro, como a abertura de uma nova conta em um banco, a contratação de um financiamento ou a abertura de um crediário em uma loja.
Do lado da empresa, a maior preocupação é a segurança, a fim de se evitar golpes e fraudes. Do lado do cliente, o impacto fica por conta da burocracia, que pode demandar horas e até dias para a conclusão do processo, incluindo deslocamentos e assinaturas em várias vias de documentos.
Mas e se existisse uma tecnologia que ajudasse nessas duas frentes, facilitando a vida de cidadãos e instituições financeiras? Essa tecnologia já está disponível e ganha cada vez mais espaço na economia com a popularização dos smartphones e a criação de grandes bases de dados, favorecendo a emergência e consolidação de um amplo ecossistema de negócios digitais: Trata-se da biometria.
Quem nunca utilizou a impressão digital para destravar o celular ou fazer uma compra em um aplicativo? Quem nunca usou ou ouviu falar do reconhecimento facial em dispositivos móveis para a validação de identidade (a CNH Digital é um excelente exemplo)?
Como funciona?
A biometria utiliza as características físicas das pessoas, como impressão digital, formato dos olhos e contorno da boca para reconhecer uma pessoa e distingui-la das demais.
Por ser algo particular, ligando-se a características com as quais a pessoa nasce, a biometria torna-se um dos modos mais seguros de autenticação de transações.
Os dois exemplos mais comuns e com menor custo atualmente são o reconhecimento facial e a impressão digital, modalidades presentes na maioria dos dispositivos móveis lançados desde 2017.
Por causa disso, são também os mais usados pelos brasileiros, seja para segurança no uso cotidiano do aparelho, para fazer compras “in app”, ou acessar serviços financeiros mais complexos, como obtenção de crédito.
O reconhecimento facial funciona a partir da análise de uma imagem, quando são determinados vários pontos identificadores da face.
As informações são então comparadas com as imagens registradas no banco de dados. A confirmação ou não da identidade é quase instantânea.
Por sua vez, a impressão digital é um método que une a velocidade com a alta confiabilidade. Um leitor óptico capta a imagem do dedo e a compara com um banco de dados de impressões previamente gravadas.
O sistema analisa detalhes como terminações e bifurcações dos sulcos, assim como arcos e voltas que aparecem nos dedos.
Como associar a biometria ao seu negócio ainda hoje?
Já pensou em ter acesso a um sistema de identificação biométrico de âmbito nacional e sempre atualizado para garantir mais segurança para o seu negócio? Bancos, financeiras, empresas de varejo, empresas telefônicas e locadoras de veículos podem agora contar com o Datavalid, uma API de consulta desenvolvida pelo Serpro que oferece três camadas de validação para uma maior segurança em processos de identificação e autenticação. São elas:
Validação cadastral e biográfica – a partir de informações cadastrais, será feita a validação dos dados, como nome, idade, data de nascimento, endereço (logradouro, número, bairro, complemento), filiação, situação do documento e outros.
Validação biométrica facial – a partir de uma foto, a comparação é feita com as bases de imagens do governo federal.
Validação biométrica digital – a partir de uma ou mais digitais, a comparação é feita com a base de digitais do governo federal.
Por ser uma API, o Datavalid pode ser incorporado aos sistemas do cliente, permitindo validações automáticas e em lote, além de camadas adicionais de segurança, como protocolos de prova de vida.
Acesse a página do produto e conheça mais sobre essa solução que coloca o poder de grandes bancos de dados governamentais de identificação a serviço do seu negócio, minimizando os riscos de fraude. Faça uma degustação gratuita de 30 dias e confira na prática os resultados que o Datavalid pode trazer para sua empresa.
Fonte: Serpro