Depois de diversas teorias e meses de um dos maiores casos de ataques cibernéticos da história, a novela Sony volta para a mídia com a forte suspeita de que os verdadeiros responsáveis pela violação de suas informações seriam um grupo de hackers russo.
De acordo com a empresa de segurança Taia Global Inc. foram feitas diversas negociações para vendas de informações de acesso aos servidores da Sony. Essa troca de dados estaria acontecendo desde Novembro de 2014 até o mmento, mesmo depois da divulgação do ataque.
Outra prova de que os verdadeiros responsáveis pelo vazamento das informações não seria a Coreia do Norte é o depoimento de Yama Tough, um hacker condenado pelo governo americano que já realizou trabalhos para o governo Russo e afirma conhecer outros cibercriminosos que transmitiriam as informações da empresa de entretenimento para o governo considerado inimigo.
A empresa de segurança destaca ainda que apesar dos hackers possuírem ligações governamentais não há provas concretas de que o governo russo seja a instituição responsável.
Essa teoria faz com que as acusações da Casa Branca e do FBI contra o governo da Coreia do Norte caiam por terra. Para o governo norte americano o ataque a Sony teria sido comandado pelo líder norte coreano Kim Jong Il, como represália ao filme “A Entrevista” que o satiriza.