Mercado da biometria cacial deve registrar aumento de 21,3% até 2022
12 de dezembro de 2018A biometria tem despontado como aliada importante para garantir a segurança em estradas e em aeroportos, para facilitar rotinas, automatizar processos e evitar fraudes
O mercado do reconhecimento facial deve registrar um aumento de 21,3% até 2022. Em agosto deste ano, o SPC Brasil passou, inclusive, a usar o recurso para identificar os clientes; afinal, com o reconhecimento facial é possível confirmar a identidade deles na concessão de créditos, inibindo a ação de golpistas.
A tecnologia também é utilizada em aeroportos, em ônibus e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para facilitar rotinas e automatizar processos.
Um dos setores que começou a utilizar o reconhecimento facial recentemente foi o de recursos humanos. A empresa Ahgora, de Florianópolis, desenvolveu uma aplicação em que o colaborador pode confirmar a presença por meio de uma selfie.
Com a câmera de um celular, o aplicativo reconhece a face do usuário, possibilitando que a equipe registre a batida de ponto de qualquer lugar.
O aplicativo, que ainda salva as informações de geolocalização no momento do registro, atende uma demanda recorrente do mercado de trabalho: a de dar mais precisão, transparência e praticidade à batida de ponto.
O sistema utiliza algoritmos sofisticados para detectar até 70 pontos faciais diferentes como contornos dos olhos, sobrancelhas, contornos dos lábios, ponta do nariz, e cruza as informações com as fotos armazenadas no software.
O reconhecimento da face marca o ponto independentemente da expressão do rosto, o que confere transparência e agilidade ao registro de ponto.
O aplicativo compara automaticamente as informações coletadas pelo Reconhecimento Facial com as fotos armazenadas no aplicativo de gestão de ponto.
Toda essa sofisticação torna o dia a dia dos colaboradores mais prático, especialmente para aqueles que estão fora dos escritórios e auxilia o RH a ter estas informações em tempo real, onde quer que estejam.
Sobre a Ahgora
A Ahgora desenvolve aplicações em gestão de presença, ponto e acesso que entregam informações em tempo real para a melhora da eficiência operacional das organizações.
Por meio de softwares e hardwares inteligentes desenvolvidos com tecnologias de ponta – como reconhecimento facial, internet das coisas (IoT) e cloud computing – automatiza processos operacionais.
Ahgora Multi: Relógio de ponto virtual
Com o aplicativo Ahgora Multi, os colaboradores registram o ponto via Reconhecimento Facial, de onde estiverem, pelo tablet ou smartphone e o gestor recebe os dados em tempo real.
O aplicativo também registra a localização dos colaboradores no momento da batida de ponto. A aplicação atende plenamente a Portaria 373 do MTE, que legisla sobre as formas alternativas de registro de ponto.