Tecnologia de autenticação biométrica da Gemalto revoluciona controle automatizado de fronteiras na Colômbia
3 de maio de 2018Reconhecimento de íris no Aeroporto Internacional de Bogotá garante, em segundos, a passagem segura pela alfândega
Amsterdã, 3 maio, 2018 – Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, e INCOMELEC SAS, nossa parceria colombiana, estão transformando a imigração e o controle de fronteiras da alfândega na Colômbia com o uso de verificação biométrica de íris, implementada pela Migración Colombia, a agência de controle de fronteiras do país.
Esta solução inovadora foi lançada em fevereiro em um programa piloto no Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá. O Controle Automatizado de Fronteiras (ABC), conhecido no local como “BIOMIG”, vem trazendo benefícios aos cidadãos e autoridades alfandegárias. O ABC da Gemalto agiliza a autenticação de identidade e reduz significativamente os congestionamentos nos processos de imigração, ao mesmo tempo que mantém o controle intenso de segurança para cada viajante.
A solução ABC Iris da Gemalto garante segurança e agiliza a imigração
O aumento de até 60% no fluxo de pessoas chegando pelo aeroporto de Bogotá é referente ao número de cidadãos colombianos que entram de novo no país. Isto muitas vezes resulta em longas filas de imigração, áreas de espera congestionadas e cidadãos cansados de suas viagens. O BIOMIG reduz estes desafios, enquanto cumpre com as rigorosas exigências de controle alfandegário da Colômbia.
Como isso funciona?
A solução integra um terminal de reconhecimento de íris altamente intuitivo, que permite a captura rápida de longo alcance da íris, a partir de 35 à 45 cm de distância. Isto elimina o contato físico com o terminal e melhora o conforto de informações e facilidade de uso. Para utilizar o serviço, os cidadãos colombianos, a partir de 12 anos de idade, só precisam visitar uma das 30 estações de cadastro do BIOMIG no aeroporto, quando saem do país. Em menos de um minuto, a varredura exclusiva de suas íris é registrada com segurança no Sistema de Gestão de Fronteiras da Colômbia (BMS). Ao entrarem de novo no país, os cidadãos previamente cadastrados simplesmente acessam o número de sua identidade nacional em uma tela sensível ao toque, integrada a um controle automatizado de porta da INCOMELEC, SAS. Basta que o usuário olhe para o terminal de leitura de íris e a identidade é validada através de um processo digital seguro e as portas automáticas se abrem.
A Gemalto apoia a Migración Colombia com soluções modernas para autenticação segura de documentos, soluções biométricas e integração de software para as suas operações em fronteiras.
“O desafio das soluções de controle de fronteiras é minimizar e simplificar os procedimentos de imigração, enquanto facilitam, aceleram e aprimoram de maneira conveniente a jornada dos usuários finais, sem comprometer a segurança. Isto é exatamente o que a solução ABC Iris faz”, disse Francesc Ortodo, representante legal da Gemalto. “Os cidadãos colombianos agora podem se beneficiar de uma maior segurança biométrica dentro de um ambiente confiável.”