Últimas notícias

Fique informado

Serpro é a inteligência que suporta o DNI – Documento Nacional de Identificação

6 de fevereiro de 2018

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CNJ e Ministério da Saúde tornam obrigatória a biometria de recém-nascidos

Portaria do Ministério da Saúde, a pedido do Conselho Nacional

8 de fevereiro de 2018

Governo lança projeto piloto de Documento Nacional de Identidade

A intenção do governo é que a partir de julho deste ano a iniciativa comece a chegar aos cidadãos brasileiros.

6 de fevereiro de 2018

Documento Nacional de Identificação torna-se realidade no Brasil

Documento Nacional de Identificação (DNI) que foi lançado oficialmente como projeto piloto ontem 5 de fevereiro, em solenidade no Palácio do Planalto. O novo documento digital é resultado direto do projeto de Identificação Civil Nacional (ICN) e utilizará, para a sua validação, o maior cadastro biométrico do Brasil, administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme artigo publicado no Crypto ID.

 

Tecnologia

O Serpro tem importante papel no desenvolvimento do documento. A empresa é responsável pela inteligência central do DNI, a integração do tráfego de dados da base da Identificação Civil Nacional (ICN) com os pontos de atendimento, aos quais os cidadãos deverão se dirigir, após realizar o pré-cadastro, para validar os seus dados.

Após essa etapa, é gerado um QR Code, baseado na tecnologia Lince do Serpro, para realizar a vinculação do documento DNI em seu dispositivo móvel.

 

 

Para a presidente do Serpro, Glória Guimarães, como empresa do Estado “trabalhamos para concretizar o esforço do governo de cada vez mais facilitar a vida do cidadão brasileiro”.

Os diretores André de Cesero e Iran Porto Júnior, também do Serpro, destacaram que a empresa foca sempre na melhor solução para atender o cidadão.

“A tecnologia QR Code, solução de segurança específica do Serpro, está sendo utilizada no DNI”, salientou Iran. “O Serpro mais uma vez participa e imprime sua marca em mais essa solução de transformação digital”, falou Cesero.

A empresa MBA Mobi desenvolveu o aplicativo móvel de acesso ao DNI. Várias tecnologias estão acopladas ao documento, que atende a critérios de segurança internacionais. Entre elas, o QR Code gerado pelo Lince, solução de segurança específica do Serpro, também utilizada na Carteira Nacional de Habilitação, que possibilita a inserção criptografada de textos e imagens em um código bidimensional. A tecnologia do LInce é utilizada pelo aplicativo nos processos de compartilhamento do documento e na validação de sua autenticidade.

Solicitação

A partir de hoje, servidores do Ministério do Planejamento e do Tribunal Superior Eleitoral serão os primeiros a ter acesso ao documento. A meta do governo federal é que população possa solicitar o DNI a partir de julho.

Para ter acesso digital ao documento no celular ou no tablet, o servidor precisará baixar o aplicativo, fazer um pré-cadastro, sinalizando ao TSE que deseja ter o documento.

A partir daí, será emitido um protocolo para o cidadão, que deverá se dirigir a um ponto de atendimento (serão apresentadas no aplicativo opções de pontos mais próximos do requerente), onde deverá validar seus dados biográficos e biométricos por meio da confirmação em tempo real de, pelo menos, duas digitais. A medida servirá para comprovar a identidade de quem solicita o documento.

Comprovada essa identificação, será emitido um QR Code na tela do atendente, que será capturado pelo aparelho móvel do solicitante. É esse procedimento que vinculará o DNI digitalmente emitido com o dispositivo móvel usado no pré-cadastro. A ida do cidadão ao ponto de atendimento da Justiça Eleitoral é imprescindível para finalizar esse processo.

Segurança

Na emissão digital do documento aparecerá, no alto da tela do dispositivo móvel, o número do DNI (são dez números, sendo o último o dígito verificador), no meio estará a foto do cidadão, e mais abaixo o nome e o CPF do requisitante.

Uma das funcionalidades do novo documento é a que permitirá que um DNI possa ser conferido, por meio da leitura digital do QR-Code do documento apresentado. Isso aumenta a verificabilidade do documento, dificultando que uma pessoa possa se passar por outra no momento de se identificar.

Outro importante quesito de segurança será a marca d’água existente ao lado e embaixo da fotografia, mutável a cada acesso ao aplicativo, que permitirá conferir o dia e hora em que o documento foi aberto. Essa medida procura evitar que ‘prints’ de tela de terceiros sejam usados como fraude à identificação.

Depois de ter o documento no celular ou tablet, o cidadão criará uma senha específica (de seis dígitos – semelhante às de abertura de aplicativos bancários) para abrir o DNI no aparelho. Isso evitará que, em caso de perda, extravio ou roubo do dispositivo móvel, terceiros possam acessar a identificação.

A internet somente será necessária no momento da emissão digital do documento. Depois, o usuário poderá acessar o DNI no dispositivo móvel sem ela.

O DNI somente poderá ser baixado pelo cidadão uma única vez e em um só dispositivo móvel, por questão de segurança.

Brasileiros terão acesso ao DNI – Documento Nacional de Identificação no segundo semestre

Serpro fala sobre os detalhes do projeto DNI – Documento Nacional de Identidade