Últimas notícias

Fique informado

Procurações eletrônicas e identidades digitais em Paris

2 de dezembro de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CACB – Central de Atendimento ao Cidadão Brasileiro abre em Lisboa seu primeiro escritório

A CACB se propõe a ser um local de apoio para a realização de serviços extra consulares, facilitador para o envio de documentos particulares de forma eletrônica ao Brasil, atendendo assim a todo brasileiro que reside ou que está apenas de passagem no exterior.

31 de janeiro de 2018

Procurações eletrônicas e malote digital, diretos de Lisboa para o Brasil

CACB LISBOA, receberá brasileiros que desejam outorgar procurações particulares eletrônicas, comprar certificados digitais e enviar documentos digitalizados para o Brasil através de malote digital para tabelionatos de notas.

14 de novembro de 2017

PROCURAÇÕES ELETRÔNICAS E IDENTIDADES DIGITAIS EM PARIS

Ayrton Bernardes Carvalho Filho e Consul Adjunto Diego Santa Cruz dos Santos (direita), responsável pelo Setor de Atos Notariais e de Registro Civil do Consulado-Geral do Brasil em Paris.

A Central de Apoio ao Cidadão Brasileiro em Portugal (CACB LISBOA) onde trabalharão Agentes de Registro vinculados a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras já tem data para iniciar suas operações: 15 de janeiro de 2018.

De lá sairão, via malote digital, procurações e documentos eletrônicos assinados digitalmente por cidadãos brasileiros, para serem recepcionados e materializados (impressos em papel) no 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre.

Muito em breve serão resolvidos, em poucos minutos, problemas e negócios que ainda demoram dias ou meses para serem solucionados e legalizados, quando são utilizados carimbos e serviços de correios convencionais.

O tabelião substituto Ayrton Bernardes Carvalho Filho já havia sido recebido em Lisboa, na 1ª quinzena de novembro, pelo Consul Geral Adjunto Paulo Amora. Na quarta-feira passada (29/11), em reunião realizada em Paris com o Consul Adjunto Diego Santa Cruz dos Santos, responsável pelo Setor de Atos Notariais e de Registro Civil do Consulado-Geral do Brasil em Paris, informações sobre a operação portuguesa e possível instalação de um CACB PARIS, foram amplamente debatidas.

“Os brasileiros que residem na França, e mesmo aqueles que estão de passagem por Paris, terão mais uma opção, além do Consulado, para enviar de forma rápida, legal e segura, documentos para o Brasil”.

Comentou nosso tabelião substituto, enfatizando também, que “os agentes de registro ICP-Brasil já estão desempenhando um papel fundamental na distribuição de identidades digitais, e daqui para frente, nas futuras Centrais de Apoio ao Cidadão, assumirão outras importantes funções, em harmonia com os tabeliães de notas brasileiros”.

Com a instituição do Cadastro de Agentes de Registro (CAR), no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras através da Instrução Normativa nº 09/2017 do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), será possível também, maior controle desses atores nas atividades de auditoria e fiscalização, sem implicação em qualquer responsabilização pelos vínculos estabelecidos.

Doutora Viviane Bertol | Consultora em Certificação Digital e CEO da PKI Consulting

Em reunião realizada ontem, através de videoconferência, com a Consultora em Certificação Digital Viviane Bertol, que por muito tempo trabalhou junto à Coordenadoria-Geral de Auditoria e Fiscalização e de Normalização do ITI, e agora está estruturando CACBs na Europa, foi relatado que “não está descartada a hipótese de abertura de outras Centrais de Apoio ao Cidadão, ainda no 1º semestre de 2018, no Japão e nos Estados Unidos, onde residem também muitos brasileiros, contudo ainda é prioridade, o mapeamento e definição de um local em território francês”.

Sem dúvidas, a certificação digital ICP-Brasil veio para facilitar a vida do cidadão brasileiro.

Procurações eletrônicas e malote digital, diretos de Lisboa para o Brasil