Embratel lança ferramenta de chatbot no IT Forum Expo
7 de novembro de 2017Recurso permitirá que usuário participe de experiência sobre transformação digital
A Embratel lança uma nova ferramenta de chatbot, a Tecnomagia, durante o IT Forum Expo, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, em São Paulo. Em seu estande, o público poderá testar o novo recurso, por meio do Facebook Messenger.
O chatbot Tecnomagia é uma ferramenta de interação que ajuda as pessoas a entenderem sobre os conceitos que permeiam a transformação digital que está em curso na sociedade. Outro destaque é que utiliza metodologia própria, misturando conceitos educacionais modernos com elementos de game, como quiz.
“A Embratel mostrará, com a ferramenta de chatbot, como a transformação digital já está impactando as nossas atividades do dia a dia. Para isso, estamos utilizando uma linguagem lúdica e uma interface simples”, afirma Marcello Miguel, Diretor de Marketing e Negócios da Embratel.
A interação com o chatbot da Embratel é realizada por meio do Facebook Messenger. São feitas quatro perguntas antes de o usuário começar a experiência de imersão, que ajudam a ferramenta a montar um perfil do usuário. Inicialmente, o internauta é convidado a escolher qual alternativa de resposta mais se adequa à pergunta sobre sua expectativa para o futuro. Em seguida, ele deverá responder questões sobre sua profissão. Ao completar a jornada, o internauta recebe uma imagem personalizada para compartilhar em sua rede social.
“A nova ferramenta de chatbot da Embratel é mais do que um recurso informativo. Ela proporciona ao usuário uma experiência de imersão no universo da tecnologia por meio de interações rápidas, relevantes e que despertam o interesse por inovações”, completa Marcello Miguel.
A partir daí, a ferramenta oferecerá uma experiência de conhecimento sobre o tema que mais se adequa ao perfil do usuário, por meio de demonstrações de situações cotidianas que mostram como a transformação digital está impactando positivamente a sociedade. Dentre os temas abordados pelo chatbot estão o futuro do dinheiro, inteligência artificial, Internet das Coisas e cidades inteligentes, indústria 4.0, segurança da informação, realidade aumentada, trabalho remoto e tecnologia na saúde. Cada imersão possui um número limitado de ações, com as quais o internauta é estimulado a interagir, além de notificações e atividades rápidas recebidas via Facebook Messenger ao longo dos dias.
O estúdio de experiências digitais Outra Coisa desenvolveu a ferramenta em conjunto com a Embratel para oferecer, de forma divertida, um panorama das principais transformações que a tecnologia vem promovendo. “Como os assuntos podem ser complexos para muitas pessoas, optamos por uma linguagem leve e humana, com uso de gifs, emojis e tudo mais que caracteriza os apps de mensagem”, explica Fernando Tchê Gouvêa, Sócio da Outra Coisa.
Além desse lançamento, durante o IT Forum Expo, a Embratel também irá apresentar a sua recém-lançada oferta de Comunicações Unificadas, uma solução capaz de transformar a maneira das empresas se comunicarem. O novo serviço integra, em uma única plataforma, recursos de PABX Virtual, Ramal Virtual, Videochamada, Colaboração, Mensageria, Compartilhamento de Arquivos, Chat Corporativo, Sala de Reuniões Virtuais e Soluções Inteligentes de Atendimento a Clientes. A solução Embratel Comunicações Unificadas é acessível a partir de qualquer dispositivo (telefone fixo, smartphone, tablet ou PC), oferece pagamento conforme o uso e não há necessidade de investimento em infraestrutura física, pois funciona em Cloud. A oferta é indicada para empresas de todos os tamanhos, principalmente as que têm mais de um escritório e colaboradores que realizam trabalho de campo ou trabalham em home office.
Soluções de Internet das Coisas também terão destaque no estande da Embratel no IT Forum Expo. A empresa possui amplo portfólio para atender as demandas do mercado nas áreas de Carros Conectados, Indústria, Saúde, Smart Cities e Utilities. “A Embratel é um dos principais fornecedores dessa nova tecnologia para grandes empresas e montadoras do país. Nosso diferencial é que hospedamos nossas soluções de IoT em ambiente Cloud Embratel, via Data Center Embratel Lapa, um dos mais modernos do Brasil com certificação Tier 3”, explica Ney Acyr Rodrigues, Diretor de Negócios de IoT da Embratel.
Na área de Utilities, por exemplo, dispositivos conectados à Internet das Coisas possibilitam o monitoramento e melhor gerenciamento de recursos como energia elétrica e água. Por meio dos dados coletados em tempo real, é possível verificar vazamentos ou roubos de energia e atuar, imediatamente, para mitigar o problema. “Dispositivos conectados à IoT são essenciais para o melhor controle e gerenciamento das Smart Cities e, consequentemente, para a melhor qualidade de vida dos habitantes das cidades”, diz Ney Acyr Rodrigues.