Últimas notícias

Fique informado

Assinaturas Eletrônicas reduzem custos e aceleram fechamento de negócios

23 de agosto de 2017

Em Curitiba, imobiliária permite contratos de aluguel com assinaturas eletrônicas feitas até pelo celular

Já pensou em assinar contratos importantes, laudos, procurações e até abrir empresas sem precisar fazer uma verdadeira maratona em cartórios e outros órgãos?

Isso ajudou o empresário Cirano Vicelli, que é de São Mateus do Sul. Ele precisou alugar um imóvel em Curitiba, mas não podia deixar sua loja por dias para resolver o assunto. Com a possibilidade da assinatura eletrônica no contrato de locação, em menos de uma semana as chaves estavam com ele.

“Eu nem sabia que essa tecnologia existia e foi tudo muito simples e fácil de entender. No meu caso foi um alívio, já que se eu tivesse que fazer tudo pessoalmente teria que pegar a estrada para ir ao cartório e só nisso ia perder umas quatro horas e um dia de trabalho”, conta

Justamente para encurtar o caminho entre escolher o imóvel, assinar o contrato e pegar as chaves, a Gonzaga Aluguel disponibiliza a assinatura eletrônica para contratos de locação. Até então, mesmo com o processo quase inteiramente feito de maneira digital, era necessário que, na hora de assinar o contrato final, o processo fosse validado só depois do reconhecimento como verdadeiro da assinatura no contrato.

“Era preciso abrir mão de outros compromissos para fazer essa etapa. Agora, com a assinatura eletrônica, a pessoa vai economizar tempo e o dinheiro que era gasto com a documentação no cartório”, salienta a diretora-presidente da imobiliária, Marília Gonzaga.

Para fazer a autenticação da assinatura, o locatário recebe um código junto com o contrato para fazer a certificação no site de uma empresa especializada.

“O sistema consegue rastrear o código do IP do aparelho no qual o processo está sendo feito, o que garante a segurança do procedimento. Além disso, a pessoa pode obter a certificação da assinatura até pelo seu celular”, reforça a diretora.

Ardisson Akel | Presidente da Junta Comercial

Outra entidade que pretende implantar a assinatura eletrônica nos seus processos é a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), responsável pela abertura, alteração e fechamento de empresas no Estado. O arquivo de documentos do órgão já tem mais de 30 milhões de folhas de papel.

“Além de reduzir o número de documentos impressos e acelerar os procedimentos, a assinatura eletrônica vai dar mais segurança jurídica aos empresários, uma vez que o processo exige uma certificação digital que possui validade jurídica”, explica o presidente da Junta Comercial, Ardisson Akel.

A entidade estuda como implantar a novidade, que também prevê a digitalização de todos os documentos em papel que serão guardados em um Centro de Documentação a partir do ano que vem.

Fonte: Click Paraná

CATEGORIAS

Destaques Notícias