Parceria entre Serasa e Intuit beneficia ecossistema empreendedor brasileiro
11 de fevereiro de 2017Empresas se unem, pela primeira vez, para garantir uma gestão eficiente do pequeno negócio e facilitar aquisição do certificado digital
São Paulo (SP), 10 de fevereiro de 2017 – Frente ao crescimento eminente de negócios de pequeno porte no País, a Intuit Inc. (Nasdaq: INTU) e a Serasa Experian resolveram se unir e firmar uma parceria estratégica para apoiar esse ecossistema empreendedor e oferecer benefícios aos clientes. O objetivo é facilitar a aquisição de um certificado digital dentro da plataforma de gestão para empresas no Brasil, o QuickBooks ZeroPaper (www.quickbooks.com.br), e garantir, mutuamente, mais segurança na hora de emitir uma nota fiscal eletrônica (serviço disponível para as cidades de São Paulo e Brasília).
Dessa forma, ao acessar a plataforma da Intuit para adquirir o QuickBooks ZeroPaper e ser questionada se possui o certificado digital, necessário para a emissão de nota fiscal eletrônica, a empresa que ainda não tiver adquirido o produto poderá compra-lo com valores diferenciados nas duas capitais.
“Sabemos que a gestão de uma empresa vai muito além do que comprar e vender produtos ou serviços. E a Intuit trabalha para facilitar toda gestão do fluxo de caixa e de alguns processos que envolvem a operação do negócio de forma segura. Um deles é a emissão de nota fiscal eletrônica no Brasil, que ainda requer alguns cuidados, principalmente, no que tange a segurança. Afinal, para criar uma nota fiscal eletrônica é necessário utilizar um certificado digital que dá plenos poderes virtuais para quem está de posse do usuário e da senha desse certificado. E nada melhor do que fazer uma parceria com a Serasa”, ressalta André Macedo, Country Manager da Intuit Brasil.
Tal parceria se configura em um momento importante nesse contexto de PMEs, tendo em vista que, desde o início de julho, conforme descrito na Resolução CGSN nº 122, aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, empresas com mais de cinco funcionários devem usar o certificado digital para realizar o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por intermédio do e-Social. Está previsto que tal regra será aplicada à empresas com mais de três funcionários a partir deste mês de janeiro.
Além disso, a parceria também levou em conta o cenário atual de crescimento de novos negócios no Brasil. De janeiro a julho de 2016, o país contabilizou 1.199.373 novas empresas, o maior registro para o período desde 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número é 1,8% maior que no primeiro quadrimestre de 2015, quando foram registrados 1.178.356 nascimentos. O setor de serviços continua sendo o mais procurado por quem quer empreender: de janeiro a julho de 2016, 755.011 novas empresas surgiram neste segmento, o equivalente a 63,0% do total. Em seguida, 341.683 empresas comerciais (28,5% do total) e, no setor industrial, foram abertas 99.444 empresas (8,3% do total) neste mesmo período.
“A Serasa Experian procura sempre estruturar parcerias que sejam benéficas aos clientes. Essa é mais uma facilidade para que as empresas tenham acesso à tecnologia que permite identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, dando mais segurança aos processos”, afirma Claudia Tazitu, diretora de certificação digital da Serasa Experian.
Certificação Digital
A certificação digital é um software que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Os documentos eletrônicos assinados com o certificado digital ICP Brasil têm validade jurídica em todo o território brasileiro e são equivalentes aos documentos em papel com firma reconhecida.
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para viabilizar a desmaterialização dos processos, prover agilidade e praticidade e promover a sustentabilidade por meio da redução do uso de papel.
Sobre a Intuit Inc.
A Intuit Inc. cria soluções de gestão financeira e de negócios que simplificam a vida de pequenas empresas, consumidores e profissionais de contabilidade.
Fundada em 1983, a Intuit teve receita de 4,2 bilhões de dólares em seu ano fiscal de 2015.
A empresa tem cerca de 7.700 funcionários, com os principais escritórios localizados nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Índia e outros locais. Mais informações podem ser encontradas em www.intuit.com.
Sobre a Intuit Brasil
A Intuit chegou ao mercado brasileiro em 2015 por meio da aquisição da startup ZeroPaper. O portfólio de produtos da empresa inclui as soluções QuickBooks ZeroPaper e QuickBooks, ambas baseadas na nuvem e voltadas à gestão financeira para empreendedores, micro e pequenas empresas.