Dúvidas sobre certificado digital? Então participe do CertiSaúde para entender mais sobre sua aplicação na saúde.
Para um prontuário do paciente ser 100% eletrônico, ou seja, paperless (prontuário sem papel), a legislação brasileira estabelece como obrigatório o uso da certificação digital. Para isso, é fundamental o conhecimento da tecnologia envolvida e a sua aplicação prática.
O CertiSaúde pretende debater várias questões relacionadas à certificação digital na Saúde: leis, normas, processos e tecnologias; com a apresentação de diferentes experiências de instituições de saúde (hospital, operadora, privado e público) e empresas de tecnologia.
Quem deve utilizar o certificado digital? Todos os médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, etc? Qual a melhor tecnologia? HSM, smartcard ou token? Quais documentos podem ser assinados e quais continuarão em papel?
Programação
08:30h às 09h | Novas inscrições e entrega de credenciais
09h às 10h | Visão geral da Certificação Digital na Saúde
Leis, normas, processos e tecnologias da certificação digital serão abordadas neste painel, que contará com a presença de grandes especialistas no assunto, oferecendo uma visão combinada entre saúde e TI, de forma a apresentar um panorama amplo e muito atual da certificação digital no Brasil.
Palestrante | Claudio Giulliano Alves da Costa, FOLKS
10h às 10:30h | Coffee Break
10:30h às 12:30h | Experiências práticas na utilização da Certificação Digital
Instituições de saúde em todo o Brasil já utilizam a certificação digital no seu dia a dia, por médicos, enfermeiros e demais profissionais, assinando milhares de documentos nos prontuários eletrônicos. Este painel irá apresentar experiências reais e práticas de diversos tipos de instituições (público, privado, hospital, operadora, etc.), que adotaram tecnologias diferentes (HSM, smartcard ou token) com diferentes sistemas, sejam de fornecedores do mercado ou desenvolvidos internamente.
Palestrantes | Klaiton Simão, Hospital São Camilo de São Paulo
José Geraldo Andrade de Souza, Unimed BH
12:30h às 14h | Intervalo de almoço
14h às 15h | Tecnologias e Soluções
Há uma grande diversidade de empresas, sistemas e soluções no mercado brasileiro. Fornecedoras de prontuários eletrônicos certificados, softwares de assinatura digital, autoridades certificadoras (AC) e autoridades registradoras (AR). Uma amostra de soluções do mercado nacional serão apresentadas durante este painel.
15h às 16h | Regulamentação Nacional e Padrões internacionais para eliminação do papel na assistência
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), definiu regras em conjunto com o CFM para permitir a eliminação do papel. Além disso, a MP 2200, definiu a certificação digital no Brasil, sendo o marco legal-regulatório para a assinatura de documentos eletrônicos em nosso país.
A Healthcare Information Management and Systems Society (HIMSS) define também em seu modelo de adoção de prontuário eletrônico (EMRAM), requisitos para a eliminação e digitalização do papel na assistência.
Este painel irá debater estas duas fontes de referência para guiar os projetos de certificação digital e eliminação do papel.
Palestrantes | Heitor Gottberg, FOLKS
Marcelo Silva, SBIS
16h às 16:30h | Coffee Break
16:30h às 17:30h | Informatização e Digitalização dos documentos assistenciais
Ainda há um volume gigantesco de prontuários em papel em todo o Brasil, mesmo naquelas instituições que já adotaram o prontuário eletrônico. O que fazer com isso? Quais as opções entre informatizar e digitalizar? A legislação obriga a guarda por 20 anos. É possível descartar o prontuário em papel após a sua digitalização? Qual é a legislação que dá cobertura para isso? Este painel irá oferecer uma visão geral das normas e leis sobre o assunto, além de apresentar a experiência de uma instituição de saúde.
17:30h | Encerramento
São Paulo, SP | 04571-100
Inscreva-se aqui!