Últimas notícias

Fique informado
O ITI foi transferido para o MCTIC – e agora?

O ITI foi transferido para o MCTIC – e agora?

20 de maio de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024
A ICP-Brasil acaba de ser impactada pela mudança de governo

O ITI foi transferido para o MCTIC – e agora?

O ITI agora passa a integrar o rol de autarquias vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC. A informação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O que muda?

Se analisado o atual formato, muita coisa. Um assunto de segurança nacional passa a integrar a pasta da tecnologia.

E em relação aos servidores que lá estão atuando vão permanecer? Digo isso porque sabemos que enquanto órgão da Presidência da República, o ITI não tem seus próprios funcionários: ou são cedidos ou são colaboradores do setor privado.

É preciso ser levado em consideração em quanto essa mudança vai onerar os cofres públicos uma vez que atualmente os repositórios físicos que mantém os servidores da ICP-Brasil são compartilhados com a presidência da república e, com certeza, o MCTIC não tem estrutura de segurança exigida para abrigar esse arsenal de tecnologia que sustenta a Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil. De acordo com a publicação do Diário Oficial o ITI passa a administrar um ambiente fora de seu domínio administrativo.

Um outra questão importante é quem fará as nomeações do Comitê Gestor da ICP-Brasil? Hoje as nomeações são feitas diretamente pelo Presidente da República.

A medida provisória já foi encaminhada ao Congresso e esperamos que os Congressistas tenham o bom senso de não destruírem a estrutura que levou 15 anos para reunir e capacitar profissionais em torno de marcos regulatórios tão específicos quanto Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil.

Agora é esperar pelos próximos desdobramentos. O CryptoID vai acompanhar de perto.

Lei a neste o Diário Oficial

TAGS

ITI MCTIC