Arena Fintech do FEBRABAN TECH 2024 terá palestras com o pesquisador italiano Paulo Sironi e com o futurista Walter Longo
5 de junho de 2024Jornalistas interessados em cobrir o evento poderão fazer o credenciamento neste link
Pesquisador italiano Paulo Sironi, autor de best sellers como “Banks and Fintech on Platform Economies” e líder global de pesquisa em mercados bancários e financeiros no IBM Institute for Business Value, desembarcará no dia 25 de junho, às 13h30, na Arena Fintech, do FEBRABAN TECH 2024. Sironi é um dos palestrantes internacionais que estará na palestra de abertura do espaço.
A Arena Fintech é uma das mais disputadas do evento e a programação trará uma variedade de tópicos dentro da trilha “Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão”. O espaço vai reunir especialistas em 13 painéis para debater a colaboração entre fintechs e bancos.
Bruno Diniz, sócio da Spiralem Innovation Consultinge especialista renomado em temas relacionados ao universo de fintechs e inovação, vai moderar estes painéis. A palestra de encerramento ocorrerá no dia 27 de junho, às 15h40, com o prestigiado futurista brasileiroWalter Longo, especialista em inovação e transformação digital, publicitário, administrador de empresas e empreendedor digital.
“O evento cresce a cada ano e as áreas imersivas têm ganhado ainda mais projeção e tenho trazido minha visão de especialista, priorizando algumas experiências do mercado lá fora. É importante ressaltar que o Brasil é um dos países que está mais à frente neste tema de fintechs”, destaca Bruno Diniz, que também é o responsável, ao lado da Febraban, pela curadoria de conteúdo para estes debates na Arena Fintech desde 2021.
O espaço apresentará novos players e nesta edição houve um avanço em relação ao ano passado. “Há 35 espaços para que estas novas startups do setor mostrem seu potencial. Algumas delas estão debutando no evento e outras demonstrando suas soluções pelo segundo ano consecutivo. A ideia é sempre trazer mais novidades a cada ano”, afirma Diniz.
Em uma das palestras haverá somente mulheres para debater o tema “As Mulheres e a Inovação no Mercado Financeiro: Quebrando Barreiras, Criando Valor”, no dia 26 de junho, às 10h40. A moderação será de Claudia Haddad, superintendente de TI do Banco Itaú, e o painel contará com as participações de Fabiana Schneider, líder da Frente de Indução, do Projeto Corporativo de Diversidade e Inclusão do BNDES; Georgina Santos, head de RH do banco Mercedes-Benz; Karina Almeida, head de Diversidade e Inclusão do BNP Paribas Brasil; e Marcella Falcão, head of Corporates and Investors do Cubo.
Outro ponto alto da Arena Fintech será a apresentação de fintechs no campeonato de pitches, no dia 26 de junho. O júri composto por especialistas dos setores de tecnologia e mercado financeiro, irá escolher as duas melhores propostas. E, no dia 27, serão anunciadas as startups vencedoras.
Outros destaques da Arena Fintech
No dia 25 de junho, às 14h35, o painel “O surgimento das finanças assistidas: a fusão entre a realidade aumentada e a inteligência artificial” abordará a nova fronteira das finanças assistidas, que traz a experiência financeira para os usuários de aparelhos de realidade aumentada, fundindo essa tecnologia com a IA e causando uma mudança de paradigma tão impactante quanto foi a chegada da tecnologia mobile nos serviços financeiros. Com participações de Conrado Leister, Country Manager do Meta; e Soraya Lima Thorsjö, sales Executive da Microsoft para a indústria financeira.
O painel “As conquistas e próximos passos do Open Finance brasileiro” será debatido dia 25, às 15h15, e contará com Adriana Camargo, Cofundadora da WLF – Women Leaders in Fintech; Joice Almeida, Head da Plataforma Open Data do Santander Brasil; Fabiane Vieira, Project Manager da Open Finance Brasil; e Tiago Aguiar, Head of Products da TecBan.
Ainda no dia 25, às 16h20, acontece a palestra “As possibilidades de geração de valor com a Data Economy”. Será debatida a forma como a sociedade (e o mundo dos negócios) encara o universo dos dados e como avançou significativamente nos últimos anos. Todo esse contexto evoluiu para o chamado ‘Data Economy’, um ecossistema digital global no qual os dados são coletados, organizados e trocados por uma rede de empresas, indivíduos e instituições para criar valor econômico.
Neste painel, serão discutidas as oportunidades e desafios desse ecossistema, incluindo temas como o contexto regulatório e ético, o processo de monetização de dados, consentimento, Open everything, dentre outros. Participam: Guilherme Assis, cofundador e CEO da Gorila; Leandro Rocha Andrade, diretor-executivo de Dados do Itaú Unibanco; Eric George Rocha, Superintendente de TI, Head of SW Architecture, SW Engineering e IA Generativa do Banco Safra; e Rodrigo Vasconcelos, Diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil.
No dia 26 de junho, às 10h, será a vez do tema “Serviços inovadores, contextuais e flexíveis no mundo dos seguros”, com Mauro Levi D’Ancona, CEO do 180 Seguros; e Amanda Nespatti, co-Founder da IZA.
Às 14h35, acontecerá o painel “As fintechs brasileiras que estão se destacando globalmente”, tema que será debatido por fundadores e líderes de algumas das maiores fintechs do país, que abordarão como tem sido o processo de internacionalização, bem como os desafios encarados ao longo dessa jornada. São eles: Antônio Soares, CEO da Dock; Daniela Binatti, cofundadora e CTO da Pismo; e Paula Bellizia, presidente da Ebanx.
No dia 27 de junho, às 10h40, o encontro será para debater “Tokenização de ativos traz possibilidades para além do mercado financeiro”, com participações de Regina Pedroso, diretora-executiva ABTOKEN e CEO do Iusto; e Renata Petrovic, superintendente do inovabra | Bradesco.
Ainda no último dia do evento, o painel sobre “A infraestrutura por trás da economia tokenizada”, às 11h20, discutirá como os avanços feitos pelo regulador rumo à economia tokenizada são fundamentais para que as instituições financeiras desenvolvam as capacidades necessárias e realizem transformações internas para operarem dentro de uma nova infraestrutura de mercado. Com Marcos Viriato, CEO da Parfin; Silvio Pegado, diretor-geral da América Latina da Ripple; e Caroline Nunes, founder e CPO na Infratoken & InspireIP da Woman in Web3 Award Top 3 2022.
Já o painel “Uma nova era de dados e IA para entender melhor o consumidor” será apresentado às 13h30 por Rafaela Helbing; CEO da Data Rudder; Gustavo Cruz, CEO da Mintech; e Riccardo Lanzuolo, CEO da 4KST.
O tema do painel das 14h45 será “As novas fronteiras da cibersegurança e do combate à fraude”. A discussão girará em torno das principais falhas de segurança digital no mercado financeiro e como se proteger, tanto do ponto de vista do consumidor quanto das instituições financeiras. Com Thiago Cunha, Head de Segurança Corporativa da Dock.
Temas em destaque este ano no FEBRABAN TECH
O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.
Em 2024, o evento baterá novos recordes, se tornando a maior edição da história. O FEBRABAN TECH terá uma área construída de 19.681 m², crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou, de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20% no tamanho. No espaço serão 226 áreas de exposição – foram 188 no ano passado.
As trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024 serão
IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
Cross industry: o digital expande e conecta mercados
Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão
Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech. Siga a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!
Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!