Notários da Colômbia utilizam biometria manuscrita em seus procedimentos
1 de dezembro de 2015Os Notários colombianos estão utilizando desde o início de 2015 soluções de identificação e autenticação online com verificação biométrica ligado a um banco de dados nacional com a tecnologia da empresa francesa ID3.
Os documentos autenticados pelos Notários Colombianos utilizam os recursos como certificado digital A3, biometria das digitais, biometria manuscrita e o carimbo do tempo.
Um acordo entre o Conselho Colombiano de Notários (UCNC), a Secretaria Nacional Civil Certicamara e empresa francesa ID3, disponibilizam os dados biográficos e biométricos oficiais do país para comparação com os dados biométricos de cidadãos que necessitam de serviços notariais UCNC.
Soluções desenvolvidas pela empresa de segurança colombiana Certicamara com Carimbo do Tempo e assinaturas digital são combinados com as soluções de tecnologia biométricas da ID3 para reconhecimento de impressões digitais e gerenciamento de identidades.
O projeto está sendo desenvolvido desde 2012, a fim de evitar o roubo de identidade eletrônicas e atividade fraudulenta.
Os procedimentos administrativos seguem as seguintes etapas:
- Identificação biométrica do Notário + certificado digital A3
- Digitalização do código de barras 2D contido no cartão de identidade do requerente
- Captura de dados biométricos do requerente: foto + impressões digitais
- Comparação de impressões digitais recolhidas com a base de dados nacional
- Captura da assinatura manuscrita do requerente feita por meio de um tablet ( ID3)
- Criação do documento exigido
- Assinatura do Notário no documento eletrônico, incluindo autenticação biométrica, certificado digital, Carimbo do Tempo e arquivamento em uma plataforma Web privada.