Últimas notícias

Fique informado

Cobol: A linguagem de programação que evolui após 60 anos

27 de maio de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Proteção de dados: o risco dos certificados digitais

Será que você ou sua empresa realmente fazem tudo o que podem para proteger os dados dos seus clientes e colaboradores?

27 de janeiro de 2023

80% das empresas não se adequaram à Lei Geral de Proteção de Dados

Levantamento feito pelo Grupo DARYUS também mostra que 35% das empresas estão parcialmente adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados

8 de dezembro de 2022

Proteção de dados integrada, dedicada ou flexível, qual a melhor opção?

As soluções DLP também garantem proteção contínua de dados, independentemente de um funcionário estar no local ou remoto.

21 de setembro de 2022

Empresa brasileira de segurança eletrônica conquista certificação internacional na área de proteção de dados

A Orsegups, maior empresa de segurança eletrônica do Brasil, há anos desenvolve sistemas próprios de criptografia e proteção de dados

21 de julho de 2022

O Cobol é uma linguagem de alta programação reconhecida por atender demandas de grandes sistemas financeiros e governamentais em mainframe

O Cobol é uma linguagem de alta programação desenvolvida nos EUA em 1959 pela IBM, RCA e Sylvania Electric Products, sendo amplamente reconhecida por atender às demandas de grandes sistemas financeiros e governamentais em mainframe.

Sua abreviação, “Common Business Oriented Language” (Linguagem Comum Orientada a Negócios), reflete seu foco principal: fornecer uma plataforma para a gestão eficiente e segura de informações. 

Com mais de 60 anos de história, a linguagem ainda é amplamente utilizada em uma variedade de setores, incluindo financeiro, governamental, industrial e comercial. Grandes instituições financeiras, como JPMorgan, Citigroup e ainda executam sistemas baseados em Cobol. 

“Isso mostra que, ao contrário do que alguns pensam, o Cobol continua se atualizando em novas soluções e investir é sinônimo de segurança e estabilidade. Além disso, a linguagem está presente em aproximadamente 70% das transações comerciais, e à medida que empresas e governos coletam cada vez mais informações, o Cobol ainda é uma opção confiável para lidar com essa quantidade de dados”, aponta  o CEO da INTERON, Luiz Gustavo.

Segundo o Índice Tiobe, ranking que avalia a popularidade das linguagens de programação, o Cobol continua a surpreender após décadas de sua criação. Até 2022, ele estava na 25º posição. No entanto, em 2024, subiu para o 20º lugar.

É importante destacar que a pesquisa não se baseia na quantidade de uso de uma linguagem, mas sim em uma estimativa de sua popularidade.

O cálculo leva em consideração uma variedade de fatores, como pesquisas realizadas em mecanismos de busca, disponibilidade de cursos de programação específicos para essa linguagem e o número de profissionais na área.

Porém, algumas discussões têm sido levantadas sobre a mudança da linguagem ou a modernização de sistemas legados, por exemplo, o Cobol, e um equívoco comum tem sido destacado por especialistas: a suposição de que reescrever os sistemas em ambientes distribuídos e na nuvem seria mais barato e fácil do que realizar a manutenção do próprio Cobol. “A modernização do ambiente mainframe e do Cobol é mais eficiente e eficaz do que trocá-la”, Luiz Gustavo.

O Cobol se destaca por uma série de vantagens que o tornam uma escolha viável em diversos ambientes de programação, como:

Legibilidade: Projetado para ser uma linguagem fácil de entender, facilita tanto para os programadores quanto para os usuários finais compreenderem o código, resultando em uma colaboração mais eficaz e manutenção simplificada.

Processamento eficiente de grandes volumes de dados: O COBOL é reconhecido por sua capacidade de lidar com grandes volumes de forma eficiente. Essa capacidade faz dele a escolha preferida para empresas e organizações governamentais que lidam com vastas quantidades de informações diariamente, garantindo um processo rápido e preciso.

– Confiabilidade: A reputação do COBOL é devido a sua confiabilidade de décadas. Equipado com mecanismos de verificação de erros e depuração. A linguagem COBOL garante a integridade dos sistemas onde é aplicado, minimizando falhas e garantindo uma operação estável e segura ao longo do tempo.

Luiz Gustavo afirma que quando se investe na modernização desses sistemas, as empresas podem preservar o legado e os investimentos ao longo do tempo. Além disso, a modernização da linguagem permite melhorar a experiência do usuário por meio de uma nova interface e maior interoperabilidade com outras tecnologias.

Sobre a INTERON:

A INTERON é uma empresa que atua no mercado desde 1988 como um provedor de soluções, serviços e produtos voltados para modernização de aplicações de negócios. Atualmente, está presente em quatro continentes, com destaque para sua atuação nos Estados Unidos, Taiwan, Europa e Japão.

TP-Link apresenta em feira internacional de segurança soluções que unem IA e segurança 

Governo do estado de São Paulo divulga nota sobre edital referente à Câmeras Corporais Portáteis (COPs)

Heineken reduz 99% da ocorrência de possíveis fraudes em ações promocionais comemorativas, com solução desenvolvida pela TIVIT

CATEGORIAS

Notícias TECH

TAGS

tecnologia