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Pesquisa da Amdocs revela que 90% dos provedores de serviços acreditam que a IA generativa é fundamental para atingir as metas de negócios, mas veem desafios significativos na implementação

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Uma pesquisa com líderes de operadoras nos EUA, Europa e Ásia constatou que a implementação da GenAI ainda está em seus estágios preliminares; desafios incluem qualidade de dados e regulamentação

Amdocs (NASDAQ: DOX), fornecedora líder de software e serviços para empresas de comunicação e mídia, divulgou hoje resultados de pesquisas que fornecem uma visão mais profunda e surpreendente dos provedores de serviços de comunicação (CSP) em relação aos os desafios, oportunidades e preocupações acerca da IA generativa (GenAI).

A Amdocs contratou a Analysys Mason para realizar a pesquisa* intitulada “Desafios e oportunidades da GenAI”. Os resultados da pesquisa mostraram que há um entendimento claro entre 90% das operadoras sobre o profundo impacto que a GenAI terá nos objetivos de negócios. No entanto, a implementação da GenAI ainda está na sua fase preliminar, com apenas 22% das operadoras tendo implantado soluções de GenAI, 32% executando provas de conceitos (PoCs) e 29% pretendendo explorá-las nos próximos 12 meses.

As descobertas da pesquisa incluem

As operadoras esperam mudanças significativas com a GenAI: a maioria dos entrevistados espera que a GenAI tenha um alto impacto em uma variedade de domínios, como desenvolvimento de software (84%), gerenciamento de dados (82%), monetização (82%) e operações de rede (81%).

Benefícios específicos são esperados: a geração de novas receitas empresariais (51%) e a redução do tempo de lançamento no mercado (40%) foram os principais casos de uso, seguidos pela melhoria da produtividade dos funcionários (39%), novas oportunidades de receita para o consumidor (35%) e melhoria da experiência do cliente (34%).

A automação é uma área de importância crítica: 75% dos entrevistados esperam que a integração da GenAI com sistemas operacionais expanda a gama de ações e tarefas automatizadas que os sistemas operacionais podem executar.

No entanto, a implementação da GenAI é uma luta: 84% das organizações CSP de dados, IA e TI afirmam que enfrentam grandes desafios na aquisição das capacidades necessárias para implementar a GenAI com sucesso. 81% consideram a integração da GenAI com os processos de negócios como o maior desafio que enfrentam.

A maioria das operadoras considera a qualidade dos dados, o treinamento LLM (modelo de linguagem de grande escala) e a conformidade regulatória como os obstáculos mais desafiadores a serem superados: quase metade (45%) das operadoras disseram que o alinhamento com as regulamentações de conformidade, privacidade e segurança era o maior desafio, seguido pelo treinamento LLMs com dados específicos de telecomunicações (43%) e acesso a dados de alta qualidade (40%).

O caminho a seguir: Quase três quartos (74%) dos entrevistados estão explorando o que é necessário para construir sua própria plataforma GenAI. Além disso, 42% recorrem a prestadores de serviços profissionais para implementar casos de utilização específicos de telecomunicações. Além disso, 84% das operadoras esperam implantar GenAI como um recurso incorporado por meio de aplicativos B/OSS de um fornecedor.

“Algumas operadoras estão até implementando ou considerando construir seus próprios modelos de linguagem de grande escala (LLMs). No entanto, construir essas plataformas internamente pode ser lento e caro, especialmente quando as habilidades e os recursos são escassos, neste ponto do mercado. Essas operadoras terão que realizar o treinamento e o ajuste fino desses modelos para o ambiente de telecomunicações por conta própria e isso pode apresentar desafios se eles não tiverem o conjunto de habilidades necessário internamente”, disse Adaora Okeleke, analista principal da Analysys Mason. Adotar uma plataforma LLM especializada voltada para telecomunicações de um único fornecedor, que consolida capacidades de vários provedores LLM, pode acelerar a implementação. Uma vez que a IA generativa se torna parte integrante dos principais processos de negócios, ela tem o potencial de agregar valor adicional e pode transformar o desempenho, a velocidade e os custos operacionais das operadoras”.

“A GenAI depende de uma vasta gama de dados da web, mas não tem acesso aos dados associados ao ecossistema de tecnologia de telecomunicações, criando uma lacuna crucial e uma falta de contexto. Para enfrentar este desafio, é necessária experiência para desbloquear o acesso a fontes de dados de telecomunicações pertinentes, compreender a sua complexa taxonomia e tirar as conclusões necessárias e corretas”, disse Gil Rosen, Diretor de Marketing da Amdocs. “Por meio da plataforma amAIz TelcoGPT da Amdocs, as operadoras podem incorporar GenAI perfeitamente para melhorar a eficiência da rede, elevar o atendimento ao cliente e impulsionar a melhoria geral dos negócios. Além disso, eles podem gerenciar com eficácia custos, segurança, escalabilidade e eficiência enquanto otimizam o uso de tokens”.

A Amdocs revelou recentemente novos recursos de sua plataforma GenAI, amAIz, que combina arquitetura de nível de operadora, aproveitando a tecnologia de hiperescaladores e de código aberto com modelos de linguagem de grande escala incorporados em monetização, experiência, negócios e sistemas operacionais. Isso permite que as operadoras se beneficiem do imenso potencial da GenAI, incluindo copilotos nativos de telecomunicações, casos de uso inovadores e eficiências de negócios, juntamente com flexibilidade, segurança e conformidade.

*Pesquisa com 114 líderes de operadoras na América do Norte, Europa e Ásia, que são responsáveis ​​pelos planos de suas organizações e pela implantação da GenAI.

Leia mais sobre a pesquisa e a Amdocs amAIz

Sobre a Amdocs

A Amdocs ajuda quem constrói o futuro a torná-lo incrível. Com nosso portfólio líder de mercado de produtos e serviços de software, liberamos o potencial inovador de nossos clientes capacitando-os a fornecer experiências de comunicação e mídia de última geração para usuários finais individuais e clientes corporativos.

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