Certificado digital para profissionais liberais: vantagens e critérios para escolher
30 de janeiro de 2024Realizar os trâmites possíveis com certificado digital, mesmo quando é opcional, é mais produtivo do que sem a ferramenta
Profissionais liberais têm uma rotina diferente de quem é colaborador, gestor e até administrador. O dia a dia tem um pouco das características dessas três formas de trabalho, o que torna a atuação do profissional liberal única e desafiadora.
Por isso, usar ferramentas para impulsionar o negócio e facilitar as diversas tarefas é cada vez mais comum e estratégico. O certificado digital para profissionais liberais é um dos recursos que, mais que obrigatório para alguns segmentos, é bastante vantajoso. Quem usa entende seu real potencial.
Neste artigo, vamos mostrar quais os benefícios e como escolher o certificado ideal.
Vantagens
Produtividade
Realizar os trâmites possíveis com certificado digital, mesmo quando é opcional, é mais produtivo do que sem a ferramenta. Isso porque evita deslocamentos para colher assinaturas, procedimentos como reconhecimento de firma e muitos outros. Normalmente, com o certificado digital, em poucos minutos você consegue resolver o que levaria horas ou até dias.
Economia
Como pincelamos no tópico anterior, diversos trâmites ficam mais simples quando o certificado digital é utilizado. Uma das vantagens é a validade de diversos contratos, por exemplo, sem o reconhecimento de firma em cartório. Também evita-se gastos com deslocamentos, despachos, impressões, tinta, papel e espaço para arquivar documentos.
Digitalização dos negócios
O certificado digital para profissionais autônomos é uma forma de digitalizar os negócios, já que a ferramenta possibilita validar diversos documentos sem imprimi-los. Mais que isso, viabiliza o exercício de várias profissões remotamente. Um bom exemplo é a telemedicina, pois, com o certificado é possível realizar consultas médicas, análise de exames, emissão de laudos digitais, prescrição de receitas e diagnósticos.
Cumprimento de obrigações acessórias
Profissionais liberais têm uma série de obrigações acessórias para cumprir. Dependendo do regime tributário e da obrigatoriedade, o certificado digital é pré-requisito. E mesmo quando a ferramenta é opcional, o trâmite costuma ser realizado de forma mais rápida. Sem contar a segurança que o certificado digital confere a todos os procedimentos.
Como escolher certificado digital para profissional liberal
Não há uma resposta pronta para qual o melhor certificado digital para profissional liberal. Mas, via de regra, será um e-CNPJ. Afinal, mesmo como figura principal diante do negócio, o profissional precisa formalizá-lo para atuar dentro da legalidade.
Dentro do e-CNPJ, há algumas escolhas.
Tempo de validade
Os certificados podem durar de um a três anos. O A1 se limita a 12 meses e o A3 pode chegar a três. No momento de fazer essa escolha, pense no quanto usa o certificado. O valor maior de um dispositivo com validade de 3 anos pode compensar pela tranquilidade de não ter que lidar com renovações anuais. Afinal, ele é parte fundamental do funcionamento do negócio.
Formas de armazenamento
Um certificado pode ser armazenado no computador (apenas o A1) ou em dispositivos como token e smartcard (A3). É preciso pensar no custo-benefício de cada um deles e como você prefere acessar o certificado.
– Token e smartcard: ambos têm a vantagem da mobilidade. Por outro lado, é preciso cuidado com os dispositivos para que não caiam nas mãos erradas.
– Certificado digital no computador: é alinhado a quem quer usufruir das vantagens de poder realizar cópias do documento. Nesse caso, o ponto contra é o cuidado extra para garantir que só você acesse o certificado.
Faça seu certificado digital com quem é referência
A Certifica atende a diversos profissionais liberais e facilita a rotina deles com os benefícios dos certificados digitais. Além da emissão, nossa equipe é treinada para assessorá-lo para realizar as melhores escolhas do tipo de certificado digital, dispositivo de armazenamento e outros detalhes.
Fonte: Blog Certifica
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!
Assinatura qualificada com certificado digital: chave para mais segurança
Principais dúvidas sobre certificado digital respondidas
O que garante a validade jurídica de uma assinatura com certificado digital?