Últimas notícias

Fique informado

O que esperar das Cidades Inteligentes no Brasil em 2024?

22 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Estudo do IEEE aponta que Computação em nuvem, 5G, Metaverso e Veículos Elétricos estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023

O IEEE, divulgou os resultados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”

11 de novembro de 2022

Gartner anuncia as 10 principais tendências tecnológicas para 2023 

O Gartner, líder em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia as 10 principais tendências que as organizações poderão explorar em 2023

25 de outubro de 2022

Em talk-skow na Futurecom, especialistas antecipam que Big Data, Criptografia, Blockchain e 5G estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023 

Na abertura da Futurecom, especialistas do IEEE vão abordar as principais tendências tecnológicas para o próximo ano

18 de outubro de 2022

O impacto da transformação digital nas empresas e as principais tendências tecnológicas para os próximos anos

Mas afinal, qual o real impacto da transformação digital nas empresas? E, quais serão as tendências para os próximos anos?

10 de maio de 2021

Smart Cities são aquelas que conseguem aplicar recursos tecnológicos com diferentes funcionalidades e extrair o potencial de cada um deles

Por Eduardo Vargas

Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics

De acordo com o relatório Euromonitor 2024 Consumer Trends, 72% das pessoas entrevistadas disseram ter usado tecnologia para melhorar suas rotinas em 2023.

Contudo, não são só os cidadãos que podem (e devem) fazer isso – as cidades também estão entrando cada vez mais nesta tendência.

As chamadas Smart Cities são aquelas que conseguem aplicar recursos tecnológicos com diferentes funcionalidades e extrair ao máximo o potencial de cada um deles com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Graças às aplicações de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Analytics, por exemplo, muitas cidades se tornaram mais inteligentes e reduziram índices de criminalidade, acidentes de trânsito, atraíram mais turistas, dentre outros benefícios.

Como exemplo, podemos citar Curitiba, a principal Smart City brasileira, que chegou a reduzir 40% em locais monitorados, segundo informações da Prefeitura.

Mas o que podemos esperar das Cidades Inteligentes em 2024? Acredito que o monitoramento multimídia em tempo real, se ampliado, trará diversos benefícios para a população brasileira, especialmente no que diz respeito à segurança.

Prevenção de diversos tipos de acidentes

Nas fábricas e indústrias, a IA detecta se os colaboradores estão usando EPIs e se este uso está sendo feito de forma correta.

Nos canteiros de obras, verifica se a execução do projeto está acontecendo de acordo com o planejado. Nas ruas e estradas, capta infrações de trânsito e aciona o socorro de forma automática quando um acidente acontece.

Ainda consegue identificar pessoas circulando em áreas de risco (seja em ambientes fechados ou abertos) e sinalizar quando há necessidade de fazer manutenção em máquinas.

Como se tudo isso não deixasse as cidades super seguras, os sistemas ainda conseguem perceber ações suspeitas ou violentas e sim, acionam a polícia automaticamente e simultaneamente.

Melhor fluxo de circulação de pessoas e veículos

Além do clássico controle de multidões e identificação facial, a IA sinaliza em quais pontos da cidade já existem engarrafamentos, alagamentos, acidentes, manifestações e outras situações que podem sobrecarregar ainda mais a região se a quantidade de pessoas e veículos não for controlada por ali.

Dessa forma, as autoridades podem agir de forma estratégica e redirecionar o fluxo para rotas alternativas antes que a situação saia de controle.

Manutenção preventiva de construções

Antes que uma construção desabe, diversos sinais de instabilidade podem ser apresentados, mas costumam passar despercebidos.

Especialmente no final e início no ano, quando enfrentamos a época de chuva, este descuido traz consequências gravíssimas, causando perdas humanitárias irreparáveis, além de grandes prejuízos financeiros.

Quando o monitoramento por vídeo com IA entra em ação, rachaduras, desníveis e outros abalos na estrutura de prédios e casas podem ser notados meses e até mesmo anos antes de um desastre.

Conclusão

Quanto maior o número de dados mapeados, mais a inteligência artificial pode ajudar no processo de tomada de decisões estratégicas.

Acredito que uma Cidade realmente Inteligente é aquela que usa a tecnologia da melhor forma possível e usa, de fato, seus dados coletados para garantir maior agilidade, segurança e circulação.

Devemos seguir avançando com o uso de inteligência artificial, machine learning e big data analytics no Brasil e espero que, nos próximos anos, cada vez mais municípios adotem estes recursos para beneficiar suas populações.

Sobre a Graymatics

A Graymatics é uma empresa líder em processamento de multimídia cognitiva. Por meio das melhores e mais completas tecnologias de IA, extrai insights aprofundados e permite soluções a partir da base instalada de câmeras CCTV. Fundada no Vale do Silício, com sede em Singapura, Graymatics está presente em 15 países, incluindo EUA, Reino Unido, Índia e Chile. Fornece soluções baseadas em IA por vídeo para vários setores, incluindo segurança e vigilância, transporte inteligente, marketing digital, comércio eletrônico, telecomunicações e Internet das Coisas.

Cidade Inteligente é o início do futuro?

Um dia na vida de um trabalhador de uma cidade inteligente

Cidades inteligentes tornam cidades mais seguras?

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

Destaques Notícias