Últimas notícias

Fique informado

Após um ano de ChatGPT, pesquisa revela que maioria dos estudantes universitários utilizam IA

18 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Riscos que o ChatGPT pode trazer para a segurança digital

O ChatGPT é um sucesso, mas a inteligência pode ser utilizada como aliada de cibercriminosos para elaboração de ataques

15 de março de 2023

ChatGPT e o futuro da educação

O ChatGPT talvez seja uma ferramenta que preencha a necessidade de uma compreensão mais amigável e precisa das informações

11 de março de 2023

3 curiosidades sobre as tecnologias que compõem as soluções de ChatGPT

As soluções de ChatGPT chegaram com força ao mercado, mas quais são as tecnologias por trás do robô e que fazem tudo isso ser possível?

11 de março de 2023

Como o ChatGPT pode afetar a cibersegurança das empresas?

Mais da metade dos profissionais de TI prevê que o ChatGPT será usado em um ataque cibernético bem-sucedido dentro de um ano

6 de março de 2023

SOLUTI alerta para os riscos do uso do ChatGPT

Alexandre Torres, diretor de Tecnologia da Informação da SOLUTI, aponta riscos no compartilhamento de informações na interação com o Chat GPT

3 de março de 2023

Novo golpe usa como isca o ChatGPT e promessa de grandes lucros

Caso caia no golpe, não tem muito a ser feito, é interessante abrir um boletim de ocorrência sobre o tema e divulgar o ocorrido

2 de março de 2023

Mudanças no mercado de trabalho com ChatGPT

A ferramenta virtual ChatGPT utiliza algoritmos para analisar dados disponíveis

27 de fevereiro de 2023

Como o ChatGPT está agitando o mercado de Inteligência Artificial

A OpenAI, empresa de pesquisa e implantação de Inteligência Artificial (IA), anunciou recentemente o lançamento oficial do ChatGPT

23 de fevereiro de 2023

Cibercriminosos despistam as restrições do ChatGPT para criar malware

A Check Point Research, Inteligência em Ameaças da Check Point, descobriu que os cibercriminosos aumentaram o uso de bots do Telegram

14 de fevereiro de 2023

ChatGPT pode hackear o cérebro humano?

Um amigo que trabalha há mais de uma década com Inteligência Artificial, disse que havia descoberto o sistema mais fácil de hackear do mundo

14 de fevereiro de 2023

Inteligência Artificial: ChatGPT e os impactos para a rotina das empresas e à experiência dos clientes

Os serviços baseados em Inteligência Artificial e com objetivo de automatização, como o ChatGPT, podem proporcionar diversos benefícios

6 de fevereiro de 2023

52% dos estudantes brasileiros que participaram da pesquisa afirmam ter utilizado GenAI em seus estudos universitários

Lançado em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT – a ferramenta de inteligência artificial generativa da startup OpenAI – marcava uma nova era da IA.

Não só uma nova era, mas uma mudança de comportamento na sociedade diante dessa linguagem de dados como um todo.

O uso da inteligênica artifical na forma generativa (GenAI), isto é, que além de ler e escrever consegue aprender e entender o conteúdo que produz, já faz parte do dia a dia, seja como ferramenta de
entretenimento, trabalho e até mesmo ensino.

No entanto, para alguns o que pode parecer o alvorecer do fim do mundo, outros dizem ser uma nova geração de oportunidades e eficiência.

Na escola, por exemplo, já se questiona o banimento da ferramenta ou a regulamentação de seu uso em sala de aula, pórem, mais da metade dos estudantes universitários do Brasil já utilizam a GenAI.

É o que aponta a Pesquisa Global de Estudantes 2023 (Global Student Survey 2023) – a pesquisa mais abrangente e atualizada sobre a vida, esperanças e preocupações de estudantes universitários em 15 países, à medida que entram na era da IA. 

A Chegg.org, o braço sem fins lucrativos da empresa de tecnologia educacional Chegg, lançou na última quinta-feira, 16, a nova edição do estudo que mostra que 52% dos estudantes brasileiros usaram a GenAI para ajudar em seus estudos.

No entanto, enquanto os estudantes brasileiros parecem ver o GenAI como uma ferramenta útil de apoio ao aprendizado, eles ainda veem espaço para melhorias, com 46% de todos os estudantes brasileiros pesquisados pedindo a participação de especialistas humanos na geração de respostas.

Além disso, dos 52% que disseram ter usado o GenAI em seus estudos, 48% estão preocupados em receber informações incorretas ou imprecisas.

“Embora os estudantes estejam começando a adotar o GenAI para apoiar seu aprendizado, está claro que eles veem espaço para melhorias. Os estudantes querem ferramentas de aprendizado com GenAI que forneçam suporte de estudo preciso e confiável. Crucialmente, de acordo com nossa pesquisa, uma prioridade principal para melhorar a tecnologia entre todos os entrevistados no Brasil foi a participação de especialistas humanos. Uma análise de nossa pesquisa interna descobriu que os estudantes estão usando principalmente o GenAI para tarefas de escrita e ainda não estão aproveitando totalmente a tecnologia para disciplinas STEM”, acrescentou Heather Hatlo Porter.

Entre os 52% dos estudantes brasileiros que afirmam ter usado GenAI em seus estudos, a principal emoção que sentem ao usar o GenAI é a curiosidade: 56% disseram sentir principalmente curiosidade.

Além disso, dos estudantes brasileiros que disseram usar o GenAI em seus estudos, 32% afirmaram inserir uma pergunta nas ferramentas do GenAI uma vez ou mais por dia. 

“Ao elevar as vozes dos estudantes e ouvir suas preocupações, podemos obter insights profundos sobre como apoiá-los. Crucialmente, ao entrarmos nesta nova era da IA, entenderemos melhor como aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, permitindo que os estudantes aprendam da maneira que desejam, o que desejam, quando desejam e no formato preferido deles – o que, em última análise, os ajudará em sua jornada de aprendizado ao longo da vida.”

Entre os estudantes brasileiros pesquisados que usaram o GenAI em seus estudos, 53% dizem que isso os ajuda a aprender mais rápido, e 45% dizem que isso libera mais tempo para eles.

Mais de dois terços (68%) de todos os estudantes brasileiros pesquisados dizem que, diante da disponibilidade de ferramentas gratuitas de GenAI, as faculdades/universidades devem mudar a maneira como avaliam os alunos, acima da média global de 65%.

Dentre esse grupo, 53% dizem que deveria haver uma orientação melhor sobre o uso aceitável de ferramentas de GenAI em avaliações, e 43% dizem que deveria haver mais avaliações baseadas em trabalhos.

Os estudantes também estão avaliando como a IA pode afetar suas futuras carreiras. Menos de um quarto (22%) acredita que seu diploma será menos ou não útil em um ambiente de trabalho assistido por IA, enquanto 37% acreditam que será mais útil.

Talvez por isso, mais de dois terços (69%) dos estudantes brasileiros gostariam que seu currículo incluísse treinamento em ferramentas de IA relevantes para sua futura carreira. 

A pesquisa também destaca o desejo dos estudantes por mensalidades mais baixas, com mais da metade (53%) dos estudantes brasileiros concordando que prefeririam que sua universidade oferecesse a opção de mais aprendizado online se isso significasse pagar mensalidades mais baixas.

Apenas 11% discordaram fortemente disso. Isso também pode explicar por que mais da metade (58%) dos estudantes brasileiros dizem que, se fosse mais barato, prefeririam que seu diploma universitário levasse menos tempo para ser concluído.

Os resultados da pesquisa também mostram como os estudantes veem a contínua adaptação de seus professores às mudanças tecnológicas desde a COVID-19.

Mais da metade (54%) dos estudantes brasileiros dizem que seus professores sabem como ensinar efetivamente online.

Principais resultados globais

– 40% dos estudantes em todo o mundo afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários.

– 55% de todos os estudantes pesquisados globalmente afirmam que sua principal prioridade para melhorar o GenAI é ver a participação de especialistas humanos na geração de respostas. Ao mesmo tempo, uma das principais preocupações dos estudantes ao usar o GenAI na educação é receber informações incorretas ou imprecisas – escolhida por 47% dos 40% globalmente que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários.

– Dos 40% dos estudantes em todo o mundo que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários, 50% afirmam inserir uma pergunta nas ferramentas do GenAI uma vez ou mais por dia – incluindo 18% que afirmam fazer isso seis ou mais vezes por dia.

– Dos 40% dos estudantes em todo o mundo que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários, 55% disseram que usaram a IA comumente para entender um conceito ou assunto, e 49% para pesquisar tarefas e projetos.

– 65% de todos os estudantes pesquisados em todo o mundo acreditam que, dada a disponibilidade de ferramentas gratuitas de GenAI, as universidades/faculdades devem mudar a maneira como avaliam os alunos.

– 65% dos estudantes em todo o mundo afirmam que gostariam que seu currículo incluísse treinamento em ferramentas de IA relevantes para sua futura carreira.

– 67% dos estudantes em todo o mundo afirmam que, se fosse mais barato, prefeririam que seu diploma universitário levasse menos tempo para ser concluído.

– 59% dos estudantes em todo o mundo afirmam ter experimentado falta de sono, 54% têm sentimentos diários de ansiedade e quase metade (46%) sofreu burnout acadêmico.

– 65% dos estudantes ao redor do mundo afirmam que se sentem otimistas atualmente, enquanto apenas 16% afirmam se sentir pessimistas.

– 71% dos estudantes globalmente concordam que seu país é um bom lugar para se viver.

Estes resultados são baseados em uma pesquisa de opinião aprofundada conduzida pela Yonder Consulting com mais de 11 mil estudantes universitários de 18 a 21 anos em 15 países, incluindo 1.010 estudantes no Brasil.

Esta terceira edição da Pesquisa Global de Estudantes da Chegg.org é a pesquisa mais abrangente e atualizada sobre estudantes universitários em todo o mundo, à medida que entram na era da Inteligência Artificial – IA.

Entre as perguntas com aspectos mais pessoais como sua saúde, bem-estar e atitudes sociais, nesta pesquisa também foram abordadas a opinião dos estudantes sobre a aprendizagem na era da IA, habilidades e carreiras.

A Chegg.org lançou a primeira edição de sua Pesquisa Global de Estudantes em 2021, durante os bloqueios da COVID, e, desde então, conduz uma pesquisa a cada ano. A primeira pesquisa foi publicada em fevereiro de 2021, e a segunda em abril de 2022.

Sobre a Chegg

Milhões de pessoas ao redor do mundo aprendem com a Chegg. Nossa missão é melhorar a aprendizagem e os resultados de aprendizagem colocando os estudantes em primeiro lugar. Apoiamos aprendizes ao longo da vida, começando com sua jornada acadêmica e se estendendo até suas carreiras. A plataforma Chegg oferece produtos e serviços para apoiar os aprendizes a entender melhor seus materiais acadêmicos e também fornece treinamento em habilidades de desenvolvimento pessoal e profissional, para ajudá-los a alcançar seus objetivos de aprendizagem.

ChatGPT e o futuro da educação

Os efeitos do ChatGPT no futuro do trabalho

Conheça os 6 recursos do ChatGPT disponibilizados pela OpenAI

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

TAGS

chatGPT