Últimas notícias

Fique informado

Hype da IA não diminuiu, só foi incorporado em… todos os lugares

14 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

UX, Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização ainda são pouco exploradas no Brasil

No levantamento os respondentes disseram ter pouco conhecimento sobre UX (61%), Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização (57%)

26 de dezembro de 2022

Plataforma de Inteligência Artificial já economizou mais de 300 mil horas de trabalho de professores com correções de textos

Gomining desenvolveu uma solução com Inteligência Artificial que permite que os professores passem mais tempo focados nas estratégias pedagógicas ao invés de passar horas corrigindo provas discursivas

20 de dezembro de 2022

Inteligência Artificial: cinco previsões para 2023

A inteligência artificial proliferará à medida que as organizações perceberem que “menos é mais” e desviarem o foco da inovação

15 de dezembro de 2022

O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro

A Inteligência Artificial para fins de análise de crédito e motores de recomendação ainda estão evoluindo lentamente no setor financeiro

15 de dezembro de 2022

Nem todo “hype” é necessariamente passageiro, já que muitos assuntos que ganham um “boom” na mídia acabam sendo “normalizados”

Por Paulo Silveira

Paulo Silveira, CEO e cofundador da Alura

Toda discussão que é “hypada” uma hora acaba perdendo força. Por outro lado, nem todo “hype” é necessariamente passageiro, já que muitos dos assuntos que ganham um “boom” de debate na mídia, redes sociais e sociedade como um todo acabam apenas sendo incorporados em nos seus setores e são “normalizados”. 

É o caso da Inteligência Artificial (IA).

Um relatório do Similarweb aponta que o ChatGPT, criação da OpenAI que explodiu no início do ano, vem apresentando um declínio de acessos a nível mundial. Em agosto, essa queda foi de 3,2%, enquanto nos dois meses anteriores os percentuais cercavam a casa dos 10%.

É interessante olharmos para essa ferramenta em específico porque ela exemplifica perfeitamente o momento tecnológico atual. Hoje, praticamente todos os dias vemos novos avanços em relação à IA, com pequenas inovações gradativas.

Ou seja, o surgimento de recursos inéditos fazem barulho dentro da comunidade tech e em outras, como a própria versão mais recente do chatbot, ainda que a sua função atual já seja absurdamente útil para uma série de profissionais.

Com isso, a notícia do aprimoramento do ChatGPT pode não ter o mesmo impacto do contexto em que ele foi lançado, dando a sensação de que o alarde em torno do assunto já passou. No entanto, o que observamos na prática é justamente o contrário.

É como o sapo sendo cozinhado na panela. Talvez não percebamos completamente, mas a IA está, sem dúvidas, sendo adotada em todos os lugares e isso contrasta com o hype em torno de outras tecnologias, como metaverso, NFT e blockchain, que claramente não se sustentaram.

Alguns dados levantados pelo LinkedIn reforçam esse cenário. Segundo um relatório sobre o futuro do trabalho produzido pela plataforma, 85% das pessoas estão confiantes para integrar as ferramentas desta categoria em suas atividades, não só com o objetivo de melhorarem resultados e crescerem profissionalmente, como também alcançarem o sucesso pessoal.

Além disso, os números ainda apontam que 48% dos entrevistados já começaram esse processo de experimentação no cotidiano. 

Mesmo aqui na Alura, também percebemos a constância na relevância dessa tecnologia no dia a dia. O curso “Inteligência Artificial Generativa: Midjourney e ChatGPT”, da nossa escola de IA, por exemplo, acumulou mais de 8 mil matrículas desde a sua inauguração há sete meses.

Isso sem mencionar que não estamos falando só de profissionais de TI, apesar deles ocuparem a linha de frente das classes que utilizam a IA.

Internamente, notamos que existe uma forte diversidade de segmentos que mais vêm se aprofundando no tópico, sendo os principais deles: Desenvolvimento de Software (15,7%), Finanças (9,3%), Vendas (8,3%), Marketing (7,8%), Educação (6,8%) e Engenharia (6,3%). 

Os dados também indicam que não há só uma finalidade na busca por esse conhecimento. Dentre as três metas que mais se destacaram entre os respondentes, estão: automatizar processos no dia a dia do trabalho, poder aprender algo novo para aplicar em suas respectivas áreas e entender como usar a tecnologia de forma profissional.

Olhando para tudo isso, está claro que há uma certa confusão no “hype” da IA, que pode ser interpretada como algo que “não pegou”. É muito pelo contrário!

As pessoas estão usando o ChatGPT, Photoshop ou outras ferramentas que auxiliam em diferentes setores, seja no copywriting, no UX ou em outras aplicações.

A grande questão é que essa incorporação acontece de modo gradativo e no formato da vida real, mais distante do “boom” midiático.

Portanto, já é um recurso que faz parte da sociedade, especialmente por ser um aliado dos seres humanos, não um substituto.

A IA otimiza a eficiência do trabalho das pessoas e se trata de algo mais prático do que muitas vezes imaginamos; por isso as discussões a respeito dela são fundamentais, apesar da tendência de ficarem cada vez mais com uma característica de “pé no chão”. 

E não se engane, essa perspectiva é excelente e com certeza ainda contribuirá muito para o cenário tecnológico e de inovação.

86% dos líderes se julgam incapazes de aproveitar benefícios da Inteligência Artificial

4 tendências de Inteligência Artificial para 2024

A Inteligência Artificial humanizando interações. Por Ingrid Imanishi

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

Destaques IA Notícias