A chamada “Era da Informação” em que vivemos, é caracterizada pela velocidade, interatividade e instantaneidade
A humanidade passa por momentos que a impulsiona rumo à evolução. Tem sido assim desde quando o homem percebeu que o atrito entre dois pedaços de madeira produzia um elemento capaz de mudar tudo o que ele entendia como vida até então.
Além disso, ele viu que diante da quantidade de benefícios e utilidades, não conseguiria mais viver sem aquela novidade.
É o que acontece hoje quando falamos sobre o espaço que a tecnologia tem em nossas vidas. Estamos em plena Era da Informação, período de grandes descobertas e avanços dos recursos tecnológicos.
Uma das suas características é a de derrubar barreiras físicas, facilitando o fluxo de informações, capitais, mercadorias e pessoas – ou seja, a globalização.
Iniciada na segunda metade do século XX, a Era da Informação vem colecionando, a cada ano, inúmeras descobertas e avanços que beneficiam as mais variadas áreas.
Com pilares como a rapidez, a interatividade e a instantaneidade, o momento atual é marcado por facilidades tão presentes no nosso dia a dia que nem lembramos de como era a vida sem elas.
Marco Giroto, um dos fundadores da SuperGeeks, escola pioneira a ensinar programação e robótica no Brasil, é um apaixonado e entusiasta da tecnologia e de tudo que ela proporciona.
Tendo começado a programar com apenas 12 anos, Giroto entende bem o impacto e a relevância de todos esses avanços para a humanidade e tem como premissa ensinar Ciência da Computação de forma lúdica e divertida.
“Ensinamos desde o desenvolvimento de games, robótica, passando por criação de aplicativos e sistemas web, entrando no mundo da realidade virtual, aumentada e inteligência artificial, incluindo questões de redes de computadores e servidores. Queremos revolucionar a educação no Brasil, levando ensino de tecnologia de qualidade, para todas as crianças e jovens do país. Acreditamos que somente por meio da educação é que nos tornaremos uma grande nação. Formamos seres humanos com pensamento crítico e não apenas usuários”, conclui.
Marco cita, abaixo, cinco importantes avanços tecnológicos que fazem parte da nossa vida, há pelo menos cinco anos, e que continuam em evolução:
1. Hiperautomação
A hiperautomação faz parte do nosso cotidiano desde 2020. Ela é o resultado da integração de variadas ferramentas tecnológicas que possibilita, por exemplo, que as experiências imersivas e seus variados usos – que vão do entretenimento aos exames e terapias médicas – sejam cada vez mais realistas e úteis.
A máquina Da Vinci, usada para cirurgias à distância, é um ótimo exemplo de hiperautomação, pois reproduz os movimentos da mão do seu cirurgião em tempo real, dobrando e girando os instrumentos durante a realização do procedimento.
Os instrumentos cirúrgicos robóticos se movem como uma mão humana, mas com maior amplitude de movimento, além de permitir uma visão 3D de alta definição, dando ao cirurgião uma amplitude dez vezes maior da área cirúrgica.
2. Inteligências Artificiais
Em 2022, presenciamos um avanço significativo no campo das Inteligências Artificiais, que se destacaram principalmente pela aplicação de modelos generativos, capazes de gerar textos, imagens e até mesmo animações a partir de instruções de texto relativamente simples.
Dois exemplos desse mercado que impactaram o setor de TI como um todo são o ChatGPT, que se foca na geração de textos e o Stable Diffusion que se popularizou com a criação e manipulação de imagens.
Vale ressaltar que essas tecnologias utilizam modelos de linguagem humana, que permitem uma compreensão aprimorada de palavras, frases e contextos, capacitando-as a conduzir conversas complexas com uma profundidade notável.
3. Aperfeiçoamento do Metaverso
O ambiente inteiramente virtual e interativo não é novidade há um bom tempo. O que temos atualmente é o aperfeiçoamento e a maior abrangência do seu uso, nas mais variadas esferas.
Hoje em dia é possível, por exemplo, visitar lugares virtualmente, com movimentos interativos, experimentando sensações, graças à realidade virtual e aumentada.
O recurso tem sido particularmente útil para empresas cuja experiência do cliente seja um fator que vai decidir o fechamento da compra.Internet das Coisas (IOT)
4. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) tem emergido como uma ferramenta poderosa para impulsionar a sustentabilidade e diversos outros setores.
Sensores integrados a árvores e áreas de reflorestamento, por exemplo, possibilitam o monitoramento em tempo real do crescimento, saúde e condições ambientais, proporcionando aos gestores dados valiosos para aprimorar práticas de manejo e garantir a eficácia das ações de conservação.
Outro exemplo prático da aplicação da IoT em projetos sustentáveis é a gestão inteligente de resíduos urbanos. Sensores em lixeiras conectadas à rede coletam informações sobre os níveis de ocupação, permitindo rotas de coleta mais eficientes, reduzindo a emissão de gases poluentes.
5. Popularidade da Telemedicina
Desde 2020, devido à pandemia que o mundo atravessou, o recurso da telemedicina vem ganhando cada dia mais adeptos.
A otimização do tempo, tanto de profissionais da saúde quanto de pacientes, é um dos seus principais benefícios e os softwares e aplicativos direcionados a esses atendimentos já são usados em larga escala.
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.
Como os avanços tecnológicos impulsionam a conversa sobre privacidade e segurança
4 tendências de Inteligência Artificial para 2024
TCS aponta tendências de segurança cibernética para 2024
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.
White Paper
Como a tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente
Baixe aqui esse White Papaper preparado pelo Crypto ID em parceria com a HID!