Últimas notícias

Fique informado

DF começa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

22 de novembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Distrito Federal (DF) começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta terça-feira (21). Uma das vantagens da CIN é o uso do CPF como número único de identificação, o que pode diminuir a quantidade de fraudes no Brasil. Até o dia 6 de dezembro, todos estados terão de expedir o novo documento. Com a adesão do DF, já são 13 entes da federação emitindo a nova CIN. 

 
“Estamos felizes com a adesão do DF, pois a população da região passará a ter acesso aos benefícios da CIN, um documento seguro e que já é utilizado por mais de dois milhões de brasileiros. Com o novo documento, chega ao fim também a emissão de uma carteira de identidade por estado, pois a CIN é nacional e sua versão digital fica disponível no aplicativo GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas.  

Segundo o secretário, a CIN reduzirá a quantidade de fraudes e simplificará os cadastros da administração pública. Um exemplo da diminuição destes crimes por má identificação está na Previdência Federal, onde estima-se que o uso do novo documento pode gerar uma redução de gastos de mais de R$ 7 bilhões de reais. 

Um outro benefício da nova carteira é a possibilidade de integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real. No futuro, a administração pública poderá, inclusive, ser proativa, pois uma das vantagens do uso da carteira é a possibilidade de conectar todo o ciclo de vida do cidadão, acabando, assim, com a fragmentação de sistemas e documentos de identificação. 

Além do DF, os seguintes estados já expedem o novo documento: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  
 
Faça a sua CIN no DF* 
Os interessados em fazer a sua nova CIN devem procurar o Posto de Identificação Biométrica (PIB) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mais próximo de sua residência. Ao todo, são nove PIBs em diversas regiões do DF, funcionando das 7h às 19h sem agendamento, por ordem de chegada.  

Eles estão localizados na Asa Sul (1ª DP), no Cruzeiro (3ª DP), no Guará (4ª DP), em Planaltina (16ª DP), em Samambaia (32ª DP), em Santa Maria (33ª DP), no Paranoá (6ª DP), em São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP). Nesses postos de atendimento, as senhas são distribuídas de acordo com a capacidade operacional da unidade e as prioridades legais são respeitadas. 

Também é possível agendar o atendimento no site da PCDF para a emissão da nova carteira nas unidades do Na Hora. 
 
Documento digital 

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital. 
 
*Com informações da Agência Brasília 

INTERID – NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO

Inteligência artificial se torna imprescindível para a modernização dos processos das empresas

Segurança na nuvem: desafios e mitigação de riscos”. Por Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia

InterID comenta a reportagem do Fantástico – TV GLOBO sobre as fraudes na Previdência Social

InterID reúne autoridades em Seminário e lança Frente Parlamentar para garantia do direito à identidade

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.