Ransomware | FBI diz para pagar resgate
28 de outubro de 2015Tem o seu computador ‘refém’ de hackers? O FBI diz para pagar o resgate
FBI afirma que, se o computador for infetado com malware e tiver os dados ‘reféns’ de um hacker, o melhor é pagar o que se pede
Segundo o Business Insider, Joseph Bonavolonta, agente especial do programa CYBER e de contrainteligência do FBI, aconselhou as empresas infetadas com ransomware a ceder aos hackers.
“O ransomware é assim tão bom”, explicou Bonavolonta a uma audiência de líderes de negócio e tecnologia. “Para ser honesto, aconselhamos as pessoas a simplesmente pagar o resgate”.
Ransomware é um software malicioso que se apodera do disco rígido da vítima e, ao clicar num anúncio, email, anexo ou site infetado, encripta o conteúdo do dispositivo. A chave para desencriptar os dados do computador pode custar às vítimas entre 180 a 9.000 euros.
Fonte: noticiasaominuto.com
Publicamos em agosto de 2015 aqui no CryptoID um artigo escrito por Leandro Bennaton sobre Ransomware. O artigo é bem completo e apresenta alguns dados sobre ransomware e sua proliferação pelo mundo. Vale a leitura!
O flagelo do malware cripto-ransomware ganhou destaque nas previsões de ameaças de 2015 e o aumento de 165% observado no primeiro trimestre de 2015 indica que tais medos estavam bem fundamentados. Por meio de um modelo criminoso que vai de encontro a muitas das previsões de ameaça, o cripto-ransomware não tem relação com a extração de dados valiosos, ao invés disso utiliza da criptografia de arquivos, para posteriormente solicitar um resgate, a extorsão ocorre de forma agressiva.
Ainda que a primeira vista a técnica possa parecer precária, a evolução do cripto-ransomware e do mercado criminoso que serve como incubadora é, na verdade, uma operação calculada que abusa das tecnologias defendidas por defensores da privacidade.
As estatísticas de propagação das variantes CTB-Locker ilustram bem a difusão geográfica generalizada dessa ameaça subversiva ao longo de 2015.
Acesse na íntegra o artigo “Trend Report Ransomware – em português escrito por Leandro Bennaton, aqui!