Últimas notícias

Fique informado

Ligando os pontos biométricos no Brasil

7 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Tecnologia é vetor para agricultura regenerativa

Técnicas que contribuem com a recuperação do solo e aumentam a produtividade no campo são essenciais para a segurança alimentar do planeta

8 de novembro de 2023

Flamengo adota reconhecimento facial no Maracanã para combater cambistas

Além de se enquadrar a nova Lei Geral do Esporte, o Flamengo pretende combater à atuação de cambistas na venda de ingressos aos torcedores.

1 de novembro de 2023

A mágica dos dados sintéticos: Como impressões digitais inexistentes ajudam a identificar criminosos reais

Igor Janos explica por que o mundo precisa de mais dados do que os que geramos e como os dados sintéticos pode ajudar a capturar criminosos

28 de setembro de 2023

Innovatrics apresenta soluções de biometria latente no Febraban Tech 2023

Innovatrics, fornecedora de soluções biométricas multimodais com sede na Eslováquia, levou soluções e estudo de casos para o uso da sua tecnologia biométrica ao Febraban Tech 2023.

10 de julho de 2023

Conheça a Tecnologia de Identificação Facial MagnifEye da Innovatrics no Febraban Tech – São Paulo

Conheça a tecnologia liveness MagnifEye, que combina alta segurança e facilidade de uso.

22 de junho de 2023

Como um algoritmo inovador para impressões digitais de crianças pode ajudar a solucionar casos de tráfico de crianças

No cenário diversificado do Brasil, cada um dos 26 estados e 1 distrito federal emite seus próprios documentos de identidade e carteiras de motorista. Isso resulta em um cenário em que é totalmente legal ter 27 documentos diferentes. No entanto, os estados emitem documentos com diferentes fornecedores e seus bancos de dados muitas vezes não se comunicam entre si.

Você pode ler o artigo original em inglês aqui

O Maranhão, um estado do nordeste com uma população de 7 milhões de pessoas, foi apenas um dos muitos estados que enfrentaram esse desafio.

Alejandro Aleman, gerente de soluções da Innovatrics

“O Maranhão foi o primeiro estado brasileiro que ajudamos a sincronizar os bancos de dados e a introduzir novas ferramentas de coleta e identificação de dados biométricos, como impressões digitais”, diz Alejandro Aleman, gerente de soluções da Innovatrics que trabalhou no projeto.

Com o parceiro local Valid, a Innovatrics descobriu vários problemas: os dados biométricos que o estado já usava estavam obsoletos, o processamento das impressões digitais era impreciso e lento, e as duplicatas nos bancos de dados e as impressões digitais das crianças estavam causando falsas correspondências.

Então, como exatamente a Innovatrics ajudou? Vamos explicar passo a passo.

  1. Implantação do ABIS para emissão de carteiras de motorista e identificação criminal

No Maranhão, a polícia tinha dados criminais limitados porque as carteiras de habilitação e os registros criminais eram armazenados separadamente. No entanto, com o novo sistema ABIS1 os dois bancos de dados agora estão conectados. Alejandro explica: “Transferimos os bancos de dados antigos para o novo sistema, o que forneceu à polícia dados valiosos, mas também trouxe novos desafios ao projeto.”

  1. Gerenciamento de duplicatas

A combinação dos bancos de dados revelou várias duplicatas, especialmente devido a erros e ferramentas obsoletas. As duplicatas nos bancos de dados atrasam o trabalho da polícia porque o sistema precisa pesquisar milhões de entradas para encontrar uma correspondência durante o processo de identificação. Graças à ferramenta automática que detecta e exclui duplicatas, Alejandro e sua equipe conseguiram reduzir o número de entradas de 5 milhões para 10.000.

  1. Criação de categorias para uma identificação mais simples

Para simplificar a pesquisa, foram criadas novas categorias. A polícia agora pode rotular os registros do banco de dados em categorias civis ou criminais. Também foi criada uma categoria especial para crianças.

  1. Impressões digitais de crianças

As impressões digitais de crianças são uma categoria especial com a qual a ABIS teve que lidar: “Como são pequenas, as cristas papilares são muito próximas umas das outras, assim como os pontos de minúcias usados para mapear a impressão digital”, diz Alejandro. “Esses pontos são tão próximos uns dos outros que confundem o sistema e combinam com quase todas as impressões digitais de adultos.”

Para superar isso, a Innovatrics desenvolveu um algoritmo especial que dimensiona automaticamente a resolução da impressão digital com base na distância entre as cristas papilares. No futuro, esse algoritmo inovador poderá ajudar a solucionar casos de tráfico de crianças e auxiliar na identificação da vítima.

  1. Nova opção para upload de tatuagens e vídeos

Um dos aprimoramentos que a Innovatrics trouxe para o ABIS criminal do Maranhão foi a capacidade de carregar e pesquisar imagens de sinais distintivos, como cicatrizes, marcas e tatuagens (SMT), que podem ser uma parte valiosa do processo de identificação. Outra opção possível era carregar vídeos em registros criminais para facilitar a busca de possíveis criminosos.

O projeto do Maranhão levou 18 meses para ser concluído e seu sucesso inspirou outros estados brasileiros, como Espírito Santo e Rio Grande do Sul, a também adotar a tecnologia ABIS da Innovatrics.

  1. – Automated Biometric Identification System (ABIS) from Innovatrics em português, Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (ABIS) da Innovatrics ↩︎

Você pode ler o artigo original em inglês aqui

Sobre Innovatrics

A Innovatrics é uma fornecedora de soluções biométricas sediada na UE, fundada em 2004. A empresa concluiu mais de 600 projetos em mais de 80 países em todo o mundo e apresenta alguns dos algoritmos biométricos mais rápidos e precisos do mundo.

Outros artigos da Innovatrics você lê aqui!

Leia outros artigos sobre a Innovatrics aqui!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

TAGS

Case