Acordo entre CFM e Autoridades Certificadoras garante desconto nos certificados digitais para médicos
O CFM – Conselho Federal de Medicina fechou parceria com Autoridades Certificadoras para prover o Certificado Digital A3 Pessoa Física da ICP-Brasil para emissão na carteira profissional da classe médica que já possui o chip criptográfico preparado para receber o certificado digital.
Emitir ou não o certificado digital na carteira do médico é opcional, no entanto, como vem aumentando muito a utilização dos certificados digitais nos processos na área de saúde e, como também para boa parcela dos médicos é obrigatório o envio de declarações para Receita Federal do Brasil com o uso dos certificados digitais, essa parceria beneficiará muito a classe médica.
O Certificado Digital A3 pessoa física com validade de 03 anos será comercializado pelo valor aproximado de R$ 130,00. Hoje, esse mesmo certificado custa em média R$ 220,00. O valor exclusivo para médicos não inclui o fornecimento da mídia armazenadora. O Médico poderá emitir em sua carteira profissional ou em mídia própria adquirida separadamente.
Segundo Michel Medeiros CEO da Soluti, uma das quatro Autoridades Certificadoras que firmaram o acordo com o CFM, o uso do certificado digital pelos médicos está se tornando cada vez mais natural.
Documentos eletrônicos assinados digitalmente geram muitas vantagens para a classe médica. Adicionam transparência à todos os processos que envolve a administração hospitalar em geral, a geração de laudos, os procedimentos médicos além de outros benefícios como por exemplo: a possibilidade da emissão de atestados e autorizações eletrônicas com validade legal reduzindo o comércio de falsos atestados”, afirma o executivo.
O uso do certificado digital, integrado ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que já é utilizado em grande escala pelos médicos, vai reduzir drasticamente o uso do papel nos processos na área de saúde.
A assinatura digital confere validade legal e aos registros como: informações médicas, autorizações de exames, liberações de resultados, autorizações de internações e armazenamento eletrônico de receitas médicas. Tudo isso com a possibilidade de acompanhamento dos trâmites em todas as etapas sem a necessidade de impressão de papeis e gerando mobilidade aos médicos para acesso a todas as informações de forma online de onde estiverem.
Sem dúvida é um grande passo do CFM e a Soluti não poderia deixar de contribuir para promover processos mais seguros, transparentes e economicamente mais viáveis para a área de saúde”, complementa Michel Medeiros.
O executivo da Soluti não informou, no entanto, quando passa a valer o valor especial para os médicos e hoje não conseguimos contato com o CFM, mas votaremos ao assunto complementando a matéria na próxima semana.
Nos acompanhe e bom final de semana!
Temos muitos outros artigos com o tema saúde, navegue um pouco mais pelo CryptoID, você vai gostar!
Leia também
Certificação Digital para médicos e hospitais: Um sonho possível e ao nosso alcance
Certificação Digital para médicos e hospitais: Onde estamos?
Certificação Digital na Saúde. CryptoID entrevista Luis Gustavo Kiatake