Últimas notícias

Fique informado

Campanha Volkswagen: A importância do uso da Inteligência Artificial e Criativa na publicidade 

14 de julho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Cibersegurança é a maior preocupação de empresas que investem no metaverso

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que

6 de fevereiro de 2023

Cibersegurança: a prevenção e o bom senso são os maiores aliados das empresas. Por Mara Maehara, CIO da TOTVS

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária

6 de fevereiro de 2023

Genetec obtém certificações rigorosas por meio do compromisso com cibersegurança e privacidade 

A empresa anuncia os padrões ISO 27001, 20017, certificação de cibersegurança UL 2900-2-3 nível 3 e auditoria SOC2 Tipo 2

6 de fevereiro de 2023

Forcepoint aponta a crise de identidade entre as tendências para a cibersegurança em 2023  

A Forcepoint, empresa de cibersegurança, divulga um relatório com as maiores tendências e desafios a serem enfrentados para o setor em 2023

3 de fevereiro de 2023

Tivemos no mercado o crescimento de empresas que investem em inovação e o surgimento de startups que oferecem soluções a partir da Inteligência Artificial

Por Leandro Alvarenga

Nos últimos dias, a fabricante de veículos Volkswagem lançou um comercial comemorativo aos 70 anos da marca com uma homenagem à cantora Elis Regina, junto à filha, por meio da Inteligência Artificial, que está repercutindo mundo afora com polêmicas que dividem opiniões.

Por um lado, há pessoas que se emocionaram, de outro, há diversas discussões sobre as novas possibilidades tecnológicas, além de questões éticas pelo fato de a empresa ter se utilizado da tecnologia para reconstruir a imagem de alguém que já morreu há mais de 40 anos.

Não é de hoje que a Inteligência Artificial está presente na indústria criativa em diferentes formas. O filme “De Volta para o Futuro”, um clássico dos anos 1980 dirigido pelo cineasta Robert Zemicks, já projetava na época uma parte de como seria a era pós anos 2000, com a internet das coisas, o uso de hologramas, entre tantos outros avanços. 

Ao longo dos anos, tivemos no mercado criativo o crescimento de empresas que investem em inovação e o surgimento de startups e enterprises tech especializadas que oferecem soluções a partir da Inteligência Artificial – são conteúdos em vídeos, fotos, mídias sociais, entre tantos outros recursos que otimizam a vida dos colaboradores e das empresas, que ganham em estratégia.

Para se ter uma ideia, segundo a última pesquisa global da IBM, cerca de 41% das empresas brasileiras usam a IA em seu dia a dia, e mais de US$ 1 bi deverão ser investidos em 2023 somente no Brasil. 

Com a tecnologia, o futuro está cada vez mais no presente, e, com as novas soluções, ao mesmo tempo também é possível voltar ao passado, acessando memórias afetivas, como no caso da cantora Elis Regina.

Será que essa foi uma aposta ousada para os tempos atuais? Sim. Mas com o tempo, campanhas como esta farão parte do nosso cotidiano.

Por fim, acredito que a IA Criativa tende a ser benéfica tanto para o fortalecimento de posição das marcas, quanto para perpetuar o legado dos artistas que jamais serão esquecidos.

É preciso ampliar os horizontes e extrair o melhor das inovações, movimentando a indústria criativa que gera novas possibilidades de emprego no país e alavanca a economia. 

Inteligência Artificial
Leandro Alvarenga é CEO da Flashvolve

Sobre o autor

Leandro Alvarenga é CEO da Flashvolve, uma Enterprise Tech que tem como objetivo potencializar em até 15x o engajamento com inteligência criativa entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas e entregues pelos principais meios de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram.

Empresas devem investir em capacitação para desenvolver inovações em Inteligência Artificial

Inteligência Artificial impulsiona a experiência do cliente com chatbots e avatares interativos em holografia

Inteligência Artificial e Big Data: essenciais na geração de valor para empresas

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!