Últimas notícias

Fique informado

Thales Security Day promove a colaboração no ecossistema de segurança brasileiro

6 de junho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Na semana passada foi realizado em São Paulo o Thales Security Day com a participação de distribuidores, revendas e clientes finais da divisão Cloud Protection da Thales

A Thales convidou alguns de seus clientes a apresentar suas respectivas histórias com a adoção de soluções de criptografia em seus ambientes, buscando divulgar as melhores práticas de segurança cibernética para mitigar os riscos de ataques.

Dessa forma foi possível trazer para a prática o lema da RSA Conference deste ano, maior conferência de segurança realizada em San Francisco na Califórnia no final de abril: “Stronger Together”, onde o compartilhamento de informações em todo o ecossistema serve como catalisador para reduzir as ameaças cibernéticas.

Dentre os diversos temas abordados, Abílio Branco, Head de Data Security da Thales para o mercado brasileiro e Cone Sul, resumiu o evento da seguinte forma:

“Foi um grande prazer realizar o Thales Security Day! Foi inspirador discutir sobre as preocupações crescentes com a adoção de serviços em nuvem, a soberania digital e a soberania de dados. Compartilhamos soluções para garantir a proteção dos dados, como seleção dos serviços em nuvem, criptografia de dados e implementação de soluções de segurança avançadas. O tema da #antifragilidade também foi discutido.”

, Head de Data Security da Thales para o mercado brasileiro e Cone Sul,
Abílio Branco, Head de Data Security da Thales para o mercado brasileiro e Cone Sul,

A antifragilidade de cibersegurança busca tornar as empresas mais resistentes a ataques cibernéticos e vazamentos de dados. E para isso, é fundamental que a segurança de dados seja um dos pilares dessa estratégia.

Abílio acrescentou: “Mas por que isso é tão importante? Quando falamos sobre antifragilidade, estamos falando de criar uma cultura organizacional que seja capaz de se adaptar às mudanças e imprevistos do mercado. E isso só é possível se a empresa estiver protegida contra possíveis ameaças cibernéticas.
Para isso, é fundamental ter atenção às melhores práticas de cibersegurança, que inclui medidas de segurança de dados, como criptografia, gerenciamento de chaves, gerenciamento de segredos (secrets), backups, controles e gestão de acesso e identidades com auditoria constante. O velho ‘básico bem feito’. A antifragilidade de cibersegurança busca tornar as empresas mais resistentes a ataques cibernéticos e vazamentos de dados. E para isso, é fundamental que a segurança de dados seja um dos pilares dessa estratégia.
Além disso, tivemos a oportunidade de ouvir o Oscar ´Mão Santa’, que adicionou um toque de magia ao nosso evento.”

Palestra do Oscar Schmidt, o “Mão Santa”

Em seu livro, Oscar conta a sua história e trouxe para a palestra os cinco pilares que ele sempre utilizou para alcançar seus objetivos: sonho, treino, obstinação, time, paixão.

Alessandro Moretti, gerente regional de vendas para gestão de acesso e identidades da Thales no Brasil, que convidou Oscar para o palco, comentou:

“Fazendo um paralelo livre com a palestra do Oscar, os profissionais de Cyber Segurança presentes puderam se inspirar nos cinco pilares (Sonho/Treino/Obstinação/Time/Paixão) onde um trabalho obstinado, estruturado e em equipe pode trazer o melhor desempenho na árdua e constante tarefa de Cyber Security.”

Participação da alta administração

Outro tema recorrente e discutido durante o evento foi o papel extremamente importante da alta administração na segurança cibernética.

A criação de comitês ligados ao conselho de administração traz um foco muito mais preventivo do que reativo: “Investir na prevenção muitas vezes será possível apenas com o suporte e envolvimento da alta gestão e dos conselhos de administração. O futuro é ter CISOs e DPOs cada vez mais envolvidos nas decisões estratégicas.” finalizou Abílio.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas em três domínios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Identidade Digital e Segurança. Desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro.

O Grupo investe perto de 4 mil milhões de euros por ano em Investigação e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave como tecnologias quânticas, Edge computing, 6G e cibersegurança.

A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. Em 2022, o Grupo gerou vendas de 17,6 mil milhões de euros.

Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!