Últimas notícias

Fique informado

Uma ameaça para as chaves de acesso? Ataque BrutePrint ignora autenticação de impressão digital

23 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A autenticação por impressão digital tem sido amplamente adotada em smartphones para complementar a autenticação de senha tradicional, tornando-se um alvo tentador para invasores. 

A indústria de smartphones está totalmente ciente das ameaças existentes e, especialmente para o ataque de apresentação estudado pela maioria dos trabalhos anteriores, as ameaças são quase eliminadas pela detecção de vivacidade e limite de tentativas.

Por Jeff Goldman

Pesquisadores de segurança publicaram recentemente um artigo detalhando um ataque que eles dizem que pode ser usado para contornar a autenticação de impressão digital do smartphone.

Yiling He, da Universidade de Zhejiang, na China, e Yu Chen, do Xuanwu Lab, da Tencent Security, estão chamando o ataque de BrutePrint , que, segundo eles, pode ser usado para sequestrar imagens de impressões digitais.

Um ataque como o BrutePrint pode representar uma ameaça significativa para senhas, uma forma cada vez mais popular de substituir senhas por métodos de autenticação como autenticação de impressão digital ou reconhecimento facial.

E o ataque é barato de realizar. “O equipamento adversário é principalmente uma placa de circuito impresso (PCB), que é barata e universal”, escreveram os pesquisadores. “Para modelos específicos de smartphones, é necessário um circuito impresso flexível adaptável (FPC). O equipamento custa cerca de 15 dólares no total.”

Ignorando os Limites de Tentativas

Simplificando, o BrutePrint atua como um intermediário para contornar quaisquer limites de tentativa e sequestrar imagens de impressões digitais. “Especificamente, o desvio explora duas vulnerabilidades de dia zero na estrutura de autenticação de impressão digital (SFA) do smartphone, e o sequestro aproveita a simplicidade do protocolo SPI [Serial Peripheral Interface]”, escreveram os pesquisadores.

Os dois dias zero aproveitados no ataque, qualquer um dos quais pode ser usado para contornar os limites de tentativa, são uma falha Cancel-After-Match-Fail (CAML) e uma falha Match-After-Lock (MAL). “Em vez de um bug de implementação, CAMF e MAL aproveitam defeitos lógicos na estrutura de autenticação”, escreveram os pesquisadores. “Portanto, existe em vários modelos e sistemas operacionais.”

Tentando o ataque em 10 modelos diferentes de smartphones com sistemas operacionais atualizados, os pesquisadores conseguiram ultrapassar três vezes o limite de tentativas do Touch ID – e permitiram com sucesso tentativas ilimitadas em dispositivos Android, abrindo caminho para ataques de força bruta.

Eles testaram os ataques nos seguintes dispositivos, abrangendo iOS, Android e HarmonyOS: Apple iPhone SE e iPhone 7, Samsung Galaxy S10+, OnePlus 5T e 7 Pro, Huawei P40 e Mate30 Pro 5G, OPPO Reno Ace, Vivo X60 Pro e Xiaomi Mi 11 Ultra.

Sequestro de imagem de impressão digital

Para o sequestro de imagens de impressão digital, os pesquisadores aproveitaram uma fraqueza no protocolo SPI dos sensores de impressão digital para permitir ataques man-in-the-middle.

“Os sensores SFA, exceto o Touch ID, não criptografam nenhum dado e carecem de autenticação mútua”, escreveram eles. “Juntamente com a frequência possível de injeção, a situação torna o SFA vulnerável ao ataque MITM ao SPI.”

“O sequestro de imagens de impressão digital é viável em todos os dispositivos, exceto no Apple, que é o único que criptografa dados de impressão digital no SPI”, acrescentaram.

Como responder à ameaça BrutePrint

Para mitigar a falha do CAMF, os pesquisadores recomendaram uma configuração adicional de limite de tentativa de cancelamento de erro – e, mais importante, eles instaram os fornecedores de sensores de impressão digital a criptografar dados importantes.

E não se trata apenas de smartphones – eles alertaram que o BrutePrint também pode ser aplicado a outros sistemas biométricos.

“A ameaça sem precedentes precisa ser resolvida em cooperação com os fabricantes de smartphones e sensores de impressão digital, enquanto os problemas também podem ser mitigados nos sistemas operacionais”, escreveram eles. “Esperamos que este trabalho possa inspirar a comunidade a melhorar a segurança do SFA.”

Fonte: esecurityplanet

Fornecedor de segurança alerta para riscos do uso de voz por deepfake

Trua, empresa de triagem e identidade verificada reutilizável lança novo produto e se separa da Endera

Tecnologia biométrica de impressão digital multiespectral da HID agora em conformidade com os mais altos padrões de detecção de ataque de apresentação (PAD)

Empresa de biometria comportamental BioCatch registrou crescimento de vendas de 130% em comparação ao 1º trimestre de 2022

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!