O blockchain é um banco de dados extremamente sofisticado e vem transformando e facilitando o nosso dia a dia
Por Rodrigo Costa
Sem se prender a detalhes técnicos, o blockchain é um banco de dados extremamente sofisticado. É difícil de hackear porque não é armazenado em um único local. Essa descentralização também elimina o intermediário.
É transparente, o que gera confiança e empodera os usuários. E cada alteração é registrada, o que significa que ninguém pode entrar e editar as entradas para atender aos seus próprios interesses.
Mas além de ser a tecnologia por trás da popular criptomoeda Bitcoin, que existe desde 2009, o blockchain vem transformando e facilitando o nosso dia a dia.
Em diversos setores da economia, a tecnologia vem sendo adotada em soluções de identificação digital, pagamentos móveis, contratos, entre outras aplicações.
O exemplo da cadeia de suprimentos
O Parlamento Europeu divulgou um relatório – “Como a tecnologia blockchain pode mudar nossas vidas” – onde os especialistas destacam seus benefícios para cenários em que é importante rastrear históricos de propriedade, como o gerenciamento de cadeias de suprimentos.
A tecnologia blockchain pode melhorar as cadeias de suprimentos oferecendo infraestrutura para certificação, registro e rastreamento de insumos ou produtos em toda a linha de produção e comercialização, de forma transparente e confiável.
Assim, o consumidor final tem o poder de saber exatamente o caminho percorrido por aquele alimento ou produto desde o campo ou fábrica até as suas mãos.
Sem uma cadeia de suprimento transparente, o usuário não sabe nada sobre os produtos que está comprando, como foi plantado ou produzido, quais foram os insumos ou materiais utilizados, quem estava lidando com o transporte ou como foi transportado e inúmeras perguntas semelhantes ficam sem resposta.
QRs Codes podem trazer informações confiáveis sobre o uso de agrotóxicos nas plantações ou sobre as fábricas das roupas de determinada marca.
Mudanças no setor financeiro
A tecnologia blockchain tem o potencial de agilizar tudo em nossas vidas financeiras, desde pagamentos de impostos até registros de investimentos e reivindicações de seguros. Pense nos cartões de crédito, por exemplo.
No momento, se você usar seu cartão de crédito para pagar alguma coisa, o pagamento deve passar por quatro etapas diferentes.
E o lojista terá que pagar uma taxa de processamento de até 3,5%. Graças à tecnologia blockchain, moedas digitais como o Bitcoin podem simplificar os trâmites e tornar o processo quase gratuito.
O Bitcoin agora está sendo aceito por mais varejistas, e grandes operadoras de cartão de crédito estão estudando maneiras de tornar a moeda digital uma forma corrente de pagamento.
Claro, muitas pessoas ainda estão simplesmente apostando nos mercados de criptomoedas, e reclamam sobre a sua flutuação, mas parece que elas não entendem o verdadeiro potencial da tecnologia blockchain, que suporta o Bitcoin, principalmente nas transações on-line, que requerem alta segurança.
Tudo parece muito promissor quando se trata da adoção do blockchain, e as suas aplicações e potencial ainda estão se revelando.
Esses são apenas dois exemplos de como a tecnologia está transformando o nosso dia a dia e, certamente, a sua influência será cada vez maior, com o desenvolvimento de novas soluções que vão mudar nossas vidas.
Como o blockchain está transformando o comércio global?
Combate ao criptocrime usando análise de blockchain
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.