Gartner fornece quatro dicas para os executivos de TI mitigarem a fadiga dos colaboradores
15 de abril de 2023Oito em cada dez CIOs não incluem a fadiga nas conversas sobre iniciativas de tecnologia empresarial, aponta Gartner
Os profissionais estão lidando com uma quantidade sem precedentes de mudanças desde a Covid-19 e estão cansados de tantas mudanças.
De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, os CIOs (Chief Information Officer) devem realizar quatro etapas junto aos seus times para diminuir a fadiga das equipes de TI.
“Atualmente, qualquer colaborador está lidando com a aceleração digital, demissões de pessoal, adaptação a vários modelos de trabalho e muitas outras interrupções, fazendo com que fiquem exaustos”, afirma Daniel Sanchez-Reina, Vice-Presidente e Analista do Gartner.
“Quando não gerenciado, o cansaço dos colaboradores vai impactar o sucesso das iniciativas tecnológicas.”
Enquanto muitas organizações estão elaborando bons planos de gerenciamento de mudanças e implementando alterações na cultura, muitos CIOs não estão conseguindo obter os resultados que desejam. “Isso ocorre porque eles negligenciam um fator crítico: o cansaço da transformação”, diz Sanchez-Reina.
O Gartner define a fadiga da mudança como a resposta negativa dos colaboradores a essa situação, o que prejudica os resultados organizacionais.
“A fadiga prejudica a performance de várias maneiras, incluindo apatia, exaustão e frustração. Também diminui a capacidade do trabalhador de tomar decisões, resolver problemas complexos e até se comunicar”, destaca o analista.
O Gartner aconselha os CIOs a tomarem quatro medidas para reduzir o cansaço da mudança em suas organizações:
1 – Trate a fadiga da mudança como um problema de negócios – A pesquisa do Gartner descobriu que oito entre dez CIOs não abordam a fadiga como um tema regular de suas conversas sobre iniciativas de tecnologia de negócios.
“A maioria dos executivos só trabalha com parceiros de negócios para definir cronogramas de projetos e planos de trabalho, esquecendo de considerar o contexto e o cansaço dos colaboradores”, afirma Sanchez-Reina.
Para ele, os CIOs devem considerar a fadiga da mudança em suas iniciativas de planejamento, adicionando uma avaliação.
Isso deve ser organizado como uma discussão com parceiros de negócios e incluir, no mínimo, o nível de esforço que cada iniciativa requer e o prazo de cada iniciativa.
2 – Distribua a liderança da mudança – Ter um único líder que se concentre em realizar um projeto, produto ou iniciativa no prazo terá pouca visibilidade do custo da fadiga do trabalhador.
O Gartner aconselha os CIOs a estabelecer uma liderança distribuída, tendo supervisores e tomadores de decisão táticos dispersos pela organização para promover um contato mais próximo com os colaboradores e ter condições de ajustar os times, mudando de direção, quando o cansaço aumenta.
A liderança distribuída também compartilha o fardo da tomada de decisões, outra causa importante de estresse.
3 – Cocriar a execução e envolver as partes Interessadas – As organizações mais bem-sucedidas tomam decisões sobre como executar a mudança com a cooperação dos altos executivos e das camadas organizacionais mais baixas. Eles também envolvem os stakeholders de TI e de negócios na gestão de mudanças.
“Os CIOs devem criar equipes que incluam tanto especialistas técnicos quanto profissionais nas demais funções que a iniciativa abordará”, diz Sanchez-Reina. Para o Gartner, a mistura de pessoas, com perspectivas diferentes, contribuirá para a coesão de todos os envolvidos na mudança.
“Os CIOs também devem definir orientações sobre como suas equipes devem fazer seu trabalho, garantindo que as equipes multidisciplinares compartilhem a responsabilidade e se concentrem em entregar resultados de negócios, não apenas em concluir um plano de projeto”, diz o analista.
4 – Preocupe-se com as emoções da mudança – Uma vez que um impacto emocional positivo ou negativo cria uma memória duradoura positiva ou negativa em nosso cérebro, é fundamental que os CIOs criem um registro mental das realizações positivas.
Por exemplo, algumas empresas incluem sessões de ‘ouvir as desvantagens’ no plano de mudança, tendo os colaboradores a oportunidade de compartilhar abertamente suas preocupações.
“Essa iniciativa substitui os ocasionais momentos de desabafo no bebedouro ou na máquina de venda automática, tornando essas preocupações administráveis”, afirma Sanchez-Reina.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo. Destaca-se por fornecer insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para líderes de negócios alcançarem suas prioridades de missão crítica e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro.
A combinação incomparável de pesquisas com informações para a tomada de decisões mais inteligentes é liderada por especialistas que dominam os assuntos que mais importam para os negócios.
O Gartner oferece recursos confiáveis e atua como um parceiro fundamental para mais de 15.000 empresas de todos os setores.
Atua com uma equipe de especialistas composta por mais de 16 mil associados, possui mais de 90 escritórios em todo o mundo e fatura US$ 4,7 bilhões ao ano.
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