Últimas notícias

Fique informado

Sozinha, inteligência artificial não é o bastante

5 de abril de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Dicas de como avaliar soluções de identificação biométrica móvel para segurança pública?

Selecione uma solução com poucas etapas e que em questão de minutos realize a verificação biométrica da impressão digital precisa e rápida.

15 de setembro de 2022

A Tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente, melhorando o atendimento e reduzindo erros em ambientes clínicos

É difícil cuidar de pacientes se você não sabe quem eles são. Conheça as soluções HID Global voltadas ao setor de Saúde.

6 de setembro de 2022

A biometria é o futuro do varejo e como meio de pagamento com a face

Varejistas estão implementando soluções de reconhecimento facial para proporcionar experiências sem falhas e personalizadas aos seus clientes.

30 de agosto de 2022

Por que o seu banco precisa de reconhecimento facial?

Os bancos precisam atender à demanda cada vez maior dos clientes por acessibilidade e conveniência e, ao mesmo tempo, garantir a proteção de seus ativos.

22 de agosto de 2022

Conheça quatro desafios enfrentados pelas empresas que adotam inteligência artificial

A adoção das soluções nos produtos digitais deve considerar o objetivo de negócio, a disponibilidade de dados e a mão de obra especializada

Atendimento e serviços personalizados, respostas rápidas, apoio na criação de conteúdo e fácil navegação (seja em sites ou aplicativos).

Esses são apenas alguns exemplos sobre como a inteligência artificial (IA) tem transformado o mercado nos últimos anos, sendo um ponto-chave para o ganho de agilidade e competitividade.

Segundo uma pesquisa da IBM, divulgada em setembro de 2022, a adoção global de IA cresceu de forma constante em âmbito global. No Brasil, 41% das empresas indicaram que adotaram ativamente a tecnologia.

O cenário faz com que as soluções de IA estejam na mira de boa parte das lideranças e, como consequência, cada vez mais presente no desenvolvimento de produtos digitais.

No entanto, embora seja considerada um acelerador dos negócios, na pressa de se adequar ao mercado e de avançar na corrida tecnológica, muitas empresas estão se precipitando nas implementações e não aproveitando os investimentos de maneira assertiva. É o que aponta o head de tecnologia da Invillia, Oswaldo Maurício Neto.

“Estamos saindo da fase de adotar IA por adotar – algo que as empresas estavam fazendo apenas para não ficar para trás em relação à concorrência. Em muitos casos, isso demandava esforços em áreas que não faziam sentido para os negócios, não gerando o retorno que as companhias estavam esperando”, explica o especialista.

Para ajudar as organizações a aproveitarem ao máximo os benefícios que a IA pode oferecer, o especialista destaca quatro pontos fundamentais para o sucesso da implementação da tecnologia – principalmente, no desenvolvimento de plataformas digitais ou aplicativos.

– Definição do objetivo:

Nos últimos meses, um erro bastante comum cometido pelas empresas, na visão do especialista, é não compreender qual é o principal desafio que elas querem solucionar por meio da IA.

Ele aponta que, essa falta de entendimento sobre as necessidades do negócio faz com que, sozinha, a solução não consiga resolver determinados problemas, mesmo que a tecnologia aplicada seja de última geração.

“Ter clareza sobre o que é necessário resolver com o uso de IA é o fio condutor para o desenvolvimento de um projeto. Nem sempre ela vai ser a tecnologia recomendada para uma determinada necessidade, por exemplo. Ou, então, ela precisará ser adotada diante de metodologias específicas ou acompanhada de outras soluções. Tudo isso só é possível saber a partir da definição do objetivo”, diz o executivo.

– Disponibilidade e qualidade de dados:

Segundo Neto, outro fator que tem se mostrado desafiador para as empresas que estão implementando soluções de IA nos produtos digitais é a qualidade dos dados e, além dela, o volume de informações disponíveis.

Ele explica que, ao adotarem essas tecnologias de forma rápida (em muitos casos, apenas para se adequar à concorrência), as companhias têm definido objetivos nos quais elas não têm dados o suficiente para construir um projeto robusto.

Ele esclarece que os dados são a base para todas as soluções de IA, pois alimentam os algoritmos que constroem a inteligência como um todo. Por isso, o sucesso da sua aplicação se baseia na qualidade e no volume desses itens.

“Para que a jornada dê certo, as empresas precisam investir fortemente nos dados. Isso permite que seja possível treinar cada modelo para que, quando acessado pelo consumidor final, ele seja adequado, seguro e capaz de receber milhares de acessos ao mesmo tempo”, afirma Maurício Neto.

– Especialização de mão de obra:

O especialista afirma ainda que, diferente do que muitas pessoas acreditam, boa parte do desenvolvimento de soluções de IA é feito, principalmente, por cientistas, matemáticos e profissionais de estatística.

“Muitos profissionais da área acabam tendo sua formação bastante dedicada à tecnologia. No entanto, para trabalhar com inteligência artificial, em muitos casos, é preciso ter esse background científico. Isso porque é um segmento que exige teorias, testes e melhorias até chegar ao produto final.”

Portanto, na visão dele, encontrar profissionais qualificados ou promover oportunidades de especialização tem sido um dos desafios do mercado e é algo que tende a ganhar mais espaço nas discussões do avanço da IA.

Além da qualidade tecnológica, do objetivo definido e da disponibilidade de dados, o time especializado é um fator-chave no desenvolvimento dos produtos digitais.

– Parceiros digitais:

Com a percepção sobre os benefícios e o que precisa ser melhorado no segmento de IA, o especialista reforça que, para obter o sucesso desejado, é essencial que as empresas busquem o melhor parceiro para ajudá-las a desenvolver seu produto digital.

Seja para desenvolver um projeto do zero ou prestar suporte para uma ação que esteja em andamento, ele afirma que a parceria com empresas de tecnologia tem influência direta no resultado positivo do produto final.

Por isso, ao buscar o parceiro digital, ele recomenda a escolha daqueles que entendam os desafios de negócios de cada empresa e que, a partir disso, proponham soluções precisas.

Ele explica que esse é um processo que deve gerar confiança, segurança e flexibilidade, sendo sentido até mesmo por quem vai acessar o produto final – seja ele um site ou aplicativo.

Entre os segmentos mais avançados em todos esses processos, na visão do especialista, está o de agronegócios que utiliza diversas soluções capazes de prever colheitas e outros fatores que influenciam diretamente a produtividade.

Além dele, as áreas de predições e análises de risco financeiros também estão à frente em comparação com outros setores, utilizando de diversas ferramentas para examinar o mercado e cada cliente.

Em contrapartida, Neto aponta que ainda há espaço para outros setores avançarem, como é o caso da construção civil.

Segundo ele, muitos atrasos nas entregas e perdas financeiras poderiam ser evitadas com o uso da IA neste departamento.

“A tecnologia em si avança de maneira rápida e já está muito desenvolvida. Mas ela sozinha não é o bastante. É preciso que toda uma cadeia de procedimentos seja feita e que haja insumos suficientes para que os objetivos de negócios sejam alcançados. Atualmente, as empresas estão percebendo isso e devem ser ainda mais estratégicas nos próximos anos”, afirma o head de tecnologia.

Sobre a Invillia

A Invillia é uma multinacional brasileira que cria e desenvolve produtos e serviços digitais nas tecnologias mais emergentes do mundo para game-changers como PagSeguro, Gympass, Sofisa, QuintoAndar, Tembici, Dafiti, VIA, AME, OLX, PicPay, Yamaha, Fiagril, entre outros.

Seu exclusivo Global Growth Framework™ – plataforma de criação de soluções de tech – foi estruturado para ampliar a capacidade de inovação de cada cliente ao somar data, people e action.

Com mais de 1.000 colaboradores atuando de forma distribuída e conectada em 9 países e 260 cidades, a Invillia mantém hubs estratégicos na América Latina, Portugal, Reino Unido, México e Holanda.

Os desafios cibernéticos do varejo, e como responder a eles

Inteligência Artificial e os desafios da segurança cibernética dos novos tempos

Desafios e oportunidades do reconhecimento facial em caixas eletrônicos

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.