Últimas notícias

Fique informado

Desenvolvimento Low-Code: quais cuidados garantem a segurança cibernética?

3 de abril de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Low-Code é uma ferramenta que vem crescendo em todos os setores e se tornando mais usada para acompanhar a digitalização

Por Ricardo Recchi

Ricardo Recchi, country manager da Genexus Brasil, Portugal e Cabo Verde

Com a transformação digital em expansão em todos os setores, uma ferramenta que vem crescendo e se tornando cada vez mais usada para acompanhar a digitalização é o Low-Code.

Prova disso são as análises mais recentes que apontam a ascensão do uso desta tecnologia. 

De acordo com um levantamento do Gartner, publicado em dezembro de 2022, o mercado das plataformas de aplicativos Low-Code (LCAPs) deve crescer 25% esse ano, representando um aumento de cerca de US$ 10 bilhões.

O instituto ainda aponta que aproximadamente 65% dos aplicativos serão desenvolvidos por meio dessa tecnologia até 2025. 

Mas por que essas plataformas vêm ganhando tanto destaque? Porque propicia exatamente o que o mercado demanda atualmente: agilidade.

Seu uso está relacionado ao aumento da produtividade do time de desenvolvedores, além de uma otimização do tempo de trabalho, uma vez que propicia a automatização de linguagens consagradas de desenvolvimento e, com isso, os projetos tornam-se mais robustos, ágeis, intuitivos e passíveis de evolução. 

No entanto, alguns desenvolvedores e executivos ainda olham para a inovação com certa insegurança, com receio de que a solução não tenha uma camada de segurança da informação robusta, colocando seus dados em risco. 

Como qualquer inovação, é comum que surjam dúvidas a respeito de sua qualidade e com as ferramentas Low-Code não seria diferente.

Mas, podemos dizer que, o que vai determinar se um sistema é seguro ou não diz respeito não ao tipo de tecnologia em si, mas à qualidade das ferramentas que foram usadas em seu desenvolvimento.

Então, antes de utilizar uma plataforma Low-Code, é necessário certificar-se de que o produto é confiável e se quem desenvolveu a plataforma tem experiência neste tipo de software.

Com base nesse pensamento, é importante buscar uma ferramenta que disponha de mecanismos de controle de acesso, por exemplo, permitindo saber quem está entrando na aplicação e quais informações essas pessoas têm acesso.

Também é necessário que a plataforma ofereça um sistema com extensibilidade e convênio com scaners de código-fonte, além de apresentar um projeto eficaz de missão crítica para evitar a perda de dados. 

Outro ponto a ser a ser levado em consideração ao escolher uma plataforma Low-Code é verificar se aferramenta escolhida possibilita o desenvolvimento de uma cultura DevOps, cuja segurança será uma pautaintegrada por todas as partes envolvidas em um projeto. 

Além disso, buscar plataformas com características de Enterprise Low-Code, que proporcionam o desenvolvimento de sistemas mais elaborados, ou seja, direcionado a médias e grandes corporações, por natureza detêm mecanismos com mais segurança e melhores controles de acesso devido à robustez das operações que essas soluções atendem.

Criar aplicações com agilidade e facilidade, sem correr riscos, é possível, desde que se busque um fornecedor confiável e uma plataforma com requisitos de segurança.

Esse é o caminho para se usufruir de todas as vantagens que a tecnologia Low-Code oferece, sem maiores preocupações com a segurança cibernética.

Sobre GeneXus

A GeneXus, divisão da Globant, é uma empresa líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code.

A empresa, que já soma mais de 30 anos de experiência, e tem sede no Uruguai e escritórios no Brasil, México, Estados Unidos e Japão, se tornou a principal ferramenta de desenvolvimento de software corporativo, permitindo que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente. 

Sua abordagem única para a criação de aplicações flexíveis baseadas em modelagem, geração e iteração, combinada com suporte para uma ampla variedade de bancos de dados e linguagens de programação, torna a GeneXus uma ferramenta ideal para fechar a lacuna entre as infraestruturas de TI legadas e as novas tecnologias.

Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, assim como em dispositivos móveis.

Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.

Low code deve explodir nos próximos anos e aumentar a produtividade de TI

Você sabe o que é Low Code?

Entenda as diferenças entre as ferramentas Low-Code, No-Code e Enterprise Low-Code

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.