Entenda as diferenças entre as ferramentas Low-Code, No-Code e Enterprise Low-Code
14 de março de 2023O Low-Code e o No-Code são tendências que têm como objetivo simplificar o desenvolvimento de sistemas e aplicações
Segundo pesquisa da International Data Corporation (IDC), de janeiro deste ano, a previsão da receita mundial do mercado de Low-Code e No-Code será de U$ 21 bilhões em 2026. Os números indicam um crescimento anual de 17,8% entre os anos de 2021 até 2026.
Já uma análise do Gartner, de dezembro de 2022, aponta que cerca de 70% dos softwares corporativos do mundo serão desenvolvidos com essa ferramenta até 2025.
Entre as características desses modelos de programação é possível citar a maior automatização e agilidade para criar aplicações.
Contudo, embora as tecnologias sejam semelhantes, existem alguns pontos que diferenciam o Low-Code e o No-Code.
Em tradução livre No-Code significa “sem código”, o que indica que a programação de sistemas será feita sem uso de códigos tradicionais. Com isso, é possível que pessoas sem conhecimento em TI programem aplicações.
Já o Low-Code faz o uso de códigos, o que torna o processo um pouco mais complexo, porém mais simples que o tradicional, pois ainda assim utiliza pouca codificação.
Ainda dentro do universo Low-Code, existe o Enterprise Low-Code, que possibilita a criação de softwares corporativos, que contam com uma metodologia de programação ainda mais avançada, incorporando, por exemplo, linguagens de metodologias de empresas como a SAP.
O country manager da GeneXus, empresa percursora no desenvolvimento de Enterprise Low-Code, Ricardo Recchi, explica a principal diferença entre os diferentes tipos de tecnologia.
“Cada ferramenta apresenta diferentes níveis de evolução, que acrescentam melhorias e podem ser utilizadas nas soluções criadas. Enquanto a ferramenta No-Code é mais compacta e deve ser usada, principalmente, em projetos pequenos, o Low-Code possibilita a criação de sistemas mais complexos e conta com uma flexibilidade para a configuração e a customização das aplicações”, argumenta o country manager.
Pensando em um horizonte futuro no meio corporativo, Recchi explica que as empresas que não se atentarem para as projeções do mercado e não se adequarem às transformações digitais, ficarão atrasadas no mundo dos negócios.
Nesse sentido, o country manager GeneXus acredita que o Enterprise Low-Code seja uma via interessante para que as organizações acompanhem as inovações tecnológicas.
“Acredito que o Enterprise Low-Code seja o futuro das corporações, pois é uma tecnologia que tem potencial para se adequar às constantes transformações digitais. E na GeneXus estamos sempre aprimorando nosso produto para estarmos alinhados com as demandas e mudanças do mercado”, finaliza Recchi.
Sobre a Genexus
A GeneXus é precursora em plataformas low-code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da automatização.
A plataforma GeneXus de desenvolvimento de software multiplataforma é líder há mais de 25 anos, e permite adotar novas tecnologias rapidamente.
Atualmente, é utilizada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis.
Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.
Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, México, Cabo Verde, Estados Unidos Portugal e Japão.
Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas. Em 2022, a empresa passou a fazer parte do Grupo Globant.
GitHub lança autenticação de dois fatores para milhões de usuários
Low code deve explodir nos próximos anos e aumentar a produtividade de TI
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.