3 curiosidades sobre as tecnologias que compõem as soluções de ChatGPT
11 de março de 2023As soluções de ChatGPT chegaram com força ao mercado, mas quais são as tecnologias por trás do robô e que fazem tudo isso ser possível?
Por Thiago Thamiel, cofundador da Robbu, empresa líder em soluções de automação na comunicação entre marcas e clientes.
Não há dúvidas que as soluções de ChatGPT chegaram com força ao mercado, exemplo disso é que, na semana seguinte, duas gigantes da tecnologia – a Google e a Microsoft – anunciaram suas próprias versões de Inteligência Artificial (IA) para mensageria.
Segundo uma pesquisa divulgada pela IBM, em setembro de 2022, a adoção global de IA cresceu de forma constante em todo o mundo, sendo que 41% das empresas brasileiras indicaram que implementaram ativamente a tecnologia.
Além disso, o uso de IA no segmento da mensageria também tem crescido, conforme aponta o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – 2022.
O estudo mostra que, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, somente pelo canal WhatsApp, 89% dos usuários afirmam que já foram atendidos por um robô em conversas com empresas.
De olho nesse movimento de mercado, a aplicação da inteligência artificial nos chatbots está sendo a resposta encontrada pelas companhias para um consumidor cada vez mais exigente, consciente e com meios de se comunicar e expressar.
Ao ser implementada com esse propósito, a IA é capaz de gerar respostas completas e naturais – mesmo diante de interações complexas – e de ser bastante eficaz para análises, rapidez e precisão.
Tudo isso gera muitas dúvidas em quem está na outra ponta, afinal, quais são as tecnologias por trás do robô e que fazem tudo isso ser possível?
Processamento de Linguagem Natural (NLP)
O primeiro que podemos apontar – que talvez seja o maior diferencial para as soluções nesse sentido – é o processamento de linguagem natural ou NPL.
Essa combinação permite que a IA seja capaz de entender e interpretar o que é dito pelo consumidor. Além disso, faz com que o bot consiga responder de acordo com as características de linguagem da empresa.
Modelos de aprendizado de máquina
O termo conhecido como machine learning também é fundamental nesses casos. Por meio desse “aprendizado de máquina”, o robô é abastecido com uma enorme quantidade de dados e informações que, quando necessário, são processados e transformados no conteúdo das respostas.
Redes Neurais Artificiais (RNA) e Conversational IA
A RNA é possível de ser associada ao funcionamento do cérebro humano, afinal, depois de ter a capacidade de processar a linguagem e de ter um acesso infinito às informações, a inteligência artificial precisa de um sistema que a faça executar o que ela já está preparada para fazer.
Os algoritmos das redes, em conjunto com soluções de Conversational IA – que permitem a fluidez da conversa em chatbots -, ajudam no processo de decodificar o que é pedido, correlacionar com o banco de dados e entregar uma resposta natural e que atenda às expectativas do consumidor.
Juntas, essas tecnologias permitem que o ChatGPT seja essa nova onda que chegou para revolucionar o mercado, atuando como um respiro para um segmento que tem enfrentado diversos desafios nos últimos meses.
Dar espaço para novas soluções é um meio de aquecer o setor e de gerar novas oportunidades que possam ser exploradas.
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