Últimas notícias

Fique informado

Grace Hopper: a Rainha do Software

8 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Conhecida como “Rainha do Software”, Grace Hopper revolucionou a história da programação e mudou a história da tecnologia

Nesta semana comemoraremos o dia internacional da mulher, por isso, iremos trazer figuras muito importantes que fizeram grande diferença na cibersegurança e na tecnologia.

Grace Murray Hopper, também conhecida como “Rainha do Software” ou “Vovó do COBOL”, nasceu em 1906, em Nova Iorque.

Concluiu seu mestrado em matemática e física na Universidade de Yale, em 1930 e, alguns anos depois, começou a ensinar matemática em instituições. 

Na década de 1940, Grace se voluntariou para o WAVES (Women Accepted for Volunteer Emergency Service), uma divisão feminina da Reserva Naval dos Estados Unidos. Lá, trabalhou em um projeto computacional, onde analisou e escreveu artigos sobre o computador Mark I. 

Na década de 1950, Hopper tornou-se analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos e desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic.

Apesar de já estar extinta, essa linguagem serviu como base de criação do COBOL (Common Business Oriented Language), que é usado até hoje no processamento de bancos de dados comerciais. 

Em 1959, Grace foi convidada para integrar o subcomitê que desenvolveu as especificações de linguagem do COBOL.

Hopper também fez parte da equipe de desenvolvimento do UNIVAC I (Computador Automático Universal), o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos.

Após o sucesso do UNIVAC I, a analista desenvolveu o seu próprio compilador, um programa que traduz um programa de uma linguagem textual para uma máquina. 

Em 1954, foi nomeada a primeira diretora de programação automática da companhia onde trabalhava e foi responsável por divulgar algumas das primeiras linguagens de programação baseadas em computadores. 

Recebeu diversos prêmios, inclusive a medalha de Serviço Distinto da Defesa e a Medalha Nacional de Tecnologia. Além disso, tornou-se a primeira mulher a ser nomeada Distinguished Fellow pela British Computer Society. 

Grace Hopper faleceu aos 85 anos, em janeiro de 1992. Em homenagem ao seu legado, desde 1994 é realizado o congresso Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que celebra os feitos das mulheres no mundo da computação. 

É extremamente importante conhecermos a história dessas mulheres que mudaram a vida de diversas pessoas através de suas criações. 

Por Gabriela Romar – Equipe de redação

Especial dia Internacional da mulher – As criptógrafas de Bletchley Park

Desvendando “Enigma”: a história de Joan Clarke

Mês da Mulher: Os desafios das mulheres na área da tecnologia. Ouça

Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!

O QUE É CRIPTOGRAFIA?

A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.

A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário. 

Criptografia Simétrica

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.