Conhecida como “Rainha do Software”, Grace Hopper revolucionou a história da programação e mudou a história da tecnologia
Nesta semana comemoraremos o dia internacional da mulher, por isso, iremos trazer figuras muito importantes que fizeram grande diferença na cibersegurança e na tecnologia.
Grace Murray Hopper, também conhecida como “Rainha do Software” ou “Vovó do COBOL”, nasceu em 1906, em Nova Iorque.
Concluiu seu mestrado em matemática e física na Universidade de Yale, em 1930 e, alguns anos depois, começou a ensinar matemática em instituições.
Na década de 1940, Grace se voluntariou para o WAVES (Women Accepted for Volunteer Emergency Service), uma divisão feminina da Reserva Naval dos Estados Unidos. Lá, trabalhou em um projeto computacional, onde analisou e escreveu artigos sobre o computador Mark I.
Na década de 1950, Hopper tornou-se analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos e desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic.
Apesar de já estar extinta, essa linguagem serviu como base de criação do COBOL (Common Business Oriented Language), que é usado até hoje no processamento de bancos de dados comerciais.
Em 1959, Grace foi convidada para integrar o subcomitê que desenvolveu as especificações de linguagem do COBOL.
Hopper também fez parte da equipe de desenvolvimento do UNIVAC I (Computador Automático Universal), o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos.
Após o sucesso do UNIVAC I, a analista desenvolveu o seu próprio compilador, um programa que traduz um programa de uma linguagem textual para uma máquina.
Em 1954, foi nomeada a primeira diretora de programação automática da companhia onde trabalhava e foi responsável por divulgar algumas das primeiras linguagens de programação baseadas em computadores.
Recebeu diversos prêmios, inclusive a medalha de Serviço Distinto da Defesa e a Medalha Nacional de Tecnologia. Além disso, tornou-se a primeira mulher a ser nomeada Distinguished Fellow pela British Computer Society.
Grace Hopper faleceu aos 85 anos, em janeiro de 1992. Em homenagem ao seu legado, desde 1994 é realizado o congresso Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que celebra os feitos das mulheres no mundo da computação.
É extremamente importante conhecermos a história dessas mulheres que mudaram a vida de diversas pessoas através de suas criações.
Por Gabriela Romar – Equipe de redação
Especial dia Internacional da mulher – As criptógrafas de Bletchley Park
Desvendando “Enigma”: a história de Joan Clarke
Mês da Mulher: Os desafios das mulheres na área da tecnologia. Ouça
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.