Últimas notícias

Fique informado

Como o MEI deve declarar o seu Imposto de Renda?

3 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Assinatura eletrônica não é sinônimo de assinatura digital. Por Regina Tupinambá

A terminologia que adotamos no Brasil segue a utilizada internacionalmente e precisamos ter atenção ao uso dos termos de forma correta.

15 de dezembro de 2022

6 vantagens da integração da assinatura digital ao prontuário eletrônico do paciente

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) recomendam o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) por verem diversas vantagens no documento

18 de outubro de 2022

Assinatura digital ou eletrônica, quando não trocar o certo pelo duvidoso?

Sugerimos que você utilize as assinaturas com Certificado Digital ICP-Brasil em todos os documentos eletrônicos importantes para você

8 de agosto de 2022

O MEI (Microempreendedor Individual) deve declarar o seu Imposto de Renda até o dia 31 de maio pelo site do Simples Nacional

O MEI foi criado em 2009 e é a sigla para Microempreendedor Individual, modelo empresarial simplificado criado para facilitar a formalização de pessoas que trabalham de maneira autônoma.

Sua criação tem como objetivo facilitar a regularização das atividades econômicas de pessoas que trabalham por conta própria e que não tem sócios. Após se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio e a possibilidade de emitir notas fiscais. 

Para se enquadrar na categoria, o seu faturamento anual não pode passar de R $81 mil. Caso seu CNPJ tenha sido aberto no meio do ano, por exemplo, você deve calcular o valor de forma proporcional ao tempo em que esteve aberta. 

Declaração do Imposto de Renda MEI 

A declaração do imposto de renda para MEIs é obrigatória como pessoa jurídica, mesmo que a empresa não tenha recebido nada. Ela é feita pelo site da Receita Federal, por meio do preenchimento da DASN-SIMEI. 

O prazo do imposto de renda MEI 2023 é até o dia 31 de maio (quarta-feira). Após essa data, as declarações atrasadas serão passíveis de multas e outras consequências, como o cancelamento dos benefícios da previdência social.  

Regime tributário: 

Para o MEI, a declaração do imposto de renda é mais simples, isso se deve ao Simples Nacional, regime tributário onde as microempresas individuais se encontram. 

Ele é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e diminui a burocracia para a micro e pequena empresa. 

DASN SIMEI:

O Simples Nacional SIMEI é o sistema por meio do qual o microempreendedor individual paga seus tributos e o nome do documento entregue à Receita Federal, inclusive, leva o nome do sistema: DASN SIMEI. 

O DASN SIMEI é a Declaração Anual do Simples Nacional, ou seja, é a declaração do faturamento do MEI. Seu preenchimento é online e é feito dentro do SIMEI. 

Passo a passo: 

O processo começa acessando o site do Simples Nacional

– Ao entrar, selecione “SIMEI” e vá até a seção “Cálculo e declaração”, onde deve ser selecionado “DASN SIMEI – Declaração Anual para o MEI”;

– Você será redirecionado a página DASN SIMEI e terá que informar o CNPJ da sua empresa;

– Após informar o CNPJ, você deve escolher o ano-calendário e o tipo de declaração – selecione “original”;

– Informe o valor do seu faturamento total no campo “Valor da Receita Bruta Total”;

– Se o MEI teve algum empregado no ano referente, ele deve informar;

– Você irá visualizar um resumo das informações na tela seguinte. É só revisar se está tudo correto e clicar em “Transmitir”;

– Por fim, imprima e guarde o recibo da declaração.

Pronto! Sua Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional está finalizada. Mas não se esqueça de fazer sua declaração de IRPF, caso precise e ainda não tenha feito. 

O MEI é obrigado a declarar Imposto de Renda de pessoa física caso os seus rendimentos tributáveis do ano-calendário passem de R $28.599,70.

Portanto, na declaração de pessoa física, é necessário informar o rendimento tributável recebido como MEI como se a sua empresa estivesse pagando aquele valor para você, além de ser preciso registrar que você é proprietário de um CNPJ MEI e declarar o lucro que o MEI gerou e gastou com despesas pessoais.

Como tirar a sua carteira eletrônica digital

Condutores amadores de embarcações de todo o país já têm acesso à carteira digital no aplicativo GOV.BR

Carteira Digital de Trânsito vai facilitar a venda de veículos entre pessoas físicas

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.