Como tirar a sua carteira eletrônica digital
3 de março de 2023A Carteira de Trabalho Digital foi um grande avanço no mercado de trabalho, modernizando os procedimentos trabalhistas
Surgimento da Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital foi um grande avanço no mercado de trabalho, modernizando os procedimentos trabalhistas e deixando os processos mais simples e ágeis. Ela é totalmente digital, portanto, não é necessário andar com carteira física, apenas com o celular.
O aplicativo da Carteira Eletrônica Digital existe desde 2017, porém, só com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, sancionada em 2019, que ela passou a valer como uma possibilidade para substituir a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) física, que acabou facilitando a vida dos trabalhadores.
A CTPS em papel não tem espaço para todos os contratos trabalhistas, em muitos casos, o documento se deteriora com o tempo, perdendo a maioria dos registros e acaba sendo necessário a emissão de uma segunda via.
Nas empresas, o problema mais recorrente é a ida e vinda do contratado, já que é necessário recolher o documento fisicamente para alterar qualquer item. Então, para facilitar não só as indústrias, mas os trabalhadores, foi criada a Carteira de Trabalho Digital
A ascensão da CTPS digital foi na pandemia do Coronavírus em 2020. As pessoas não podiam sair de casa, mas também não poderiam ficar sem trabalhar. Então, as empresas começaram a aceitar a versão digital do documento para contratar novos funcionários durante a quarentena.
Para quem ainda não possui a CTPS física, não precisa se preocupar em fazer uma. Depois que o governo aceitou substituir a carteira física pela digital, todo mundo consegue emitir uma sem precisar se deslocar, basta ter um celular e baixar o app da Carteira Digital no celular.
A maioria dos jovens de hoje em dia que procuram algum trabalho ou que estão ingressando no mercado, precisam ter uma Carteira de Trabalho, seja ela física ou digital. Por isso, é muito simples fazer uma CTPS online.
Passo a passo de como fazer uma Carteira Eletrônica Digital
– Baixe o app na plataforma de downloads do celular ou acesse o site pelo navegador.
– Após baixar o aplicativo, digite seu CPF, clique em continuar e digite sua senha cadastrada no site do Gov.br, caso não tenha um cadastro, clique em “fazer uma conta” e faça seu login.
– Confirme algumas informações pessoais, escolhendo a opção correta.
– Confirme as opções de emprego anteriores, caso seja o primeiro emprego, siga para a próxima etapa.
– É importante confirmar se todos os dados estão corretos para não ter o acesso bloqueado.
– Depois de seguir todos os passos acima corretamente, sua CTPS digital já estará em funcionamento.
Hoje em dia as empresas estão cada vez mais se modernizando e aderindo às novas tecnologias que estão em ascensão no mercado. Com a chegada da CTPS digital, as indústrias tiveram que aceitar essa nova atualização da Carteira de Trabalho e adotar o novo modelo digital. O que acabou facilitando o dia a dia do trabalhador, já que ele não precisa sair de casa para emitir as empresas conseguem acessar o documento através do CPF do contratado cadastrado no site do Gov.br. Acaba sendo mais rápido, prático e econômico, facilitando ambas as partes.
Portanto, para quem só tem a CTPS física e não tem Carteira de Trabalho Digital, é extremamente importante também fazer o documento digital. Com a ascensão da tecnologia, estima-se que daqui alguns anos a maioria dos documentos físicos sejam substituídos pelos digitais, sempre se mantenha atualizado.
Carteira Digital de Trânsito vai facilitar a venda de veículos entre pessoas físicas
Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com 40% de desconto
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!