Últimas notícias

Fique informado

Inteligência artificial como aliada na geração de novos negócios digitais personalizados

23 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

De acordo com o levantamento de Inteligência Artificial da IBM, 41% das companhias implementaram a tecnologia ativamente em seus negócios

Por Leandro Alvarenga

Com os avanços tecnológicos nos últimos anos, cada vez mais as empresas tradicionais têm buscado soluções estratégicas para não ficarem atrás da concorrência. 

Segundo pesquisa global da consultoria Mckinsey, 8 em cada 10 empresas estão concentrando seus esforços para abraçar a transformação digital em seus negócios. 

Já no Brasil, de acordo com o levantamento global de adoção de Inteligência Artificial da IBM, pelo menos 41% das companhias implementaram a tecnologia ativamente em seus negócios no ano de 2022, e 34% delas relataram o uso de IA. 

Nos últimos anos, devido a pandemia de Covid-19, houve uma mudança cultural em empresas de diversos portes e setores, que ao terem que se adaptar ao cenário, precisaram acelerar os investimentos em tecnologia, seja por meio da criação de núcleos de inovação ou contratação de startups especializadas nas áreas de comunicação e marketing.

A partir de uma comunicação mais customizada, por exemplo, há um engajamento maior, tanto dos funcionários em campanhas de endomarketing, quanto dos clientes nas mídias sociais, conforme aponta a análise realizada recentemente pela PwC, na qual mostra que 54% dos executivos entrevistados afirmam que o uso de diferentes tipos de inteligência artificial contribui para a produtividade de seus negócios. 

Quando analisamos o Brasil em relação a aplicação desse tipo de tecnologia, independente do setor de atuação, o país se encontra em estágio avançado na adoção de IA, com 63% das empresas utilizando algum tipo de solução baseada nesse recurso para obter dados mais assertivos e fazer análises cada vez mais preditivas, é o que aponta o levantamento realizado pelo SAS, Software de Analytics e Soluções.

A verdade é que vivemos na era das experiências personalizadas e as empresas que souberem usar das ferramentas tecnológicas para impactar seu público em diversos canais digitais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram, entre outros, sairão na frente dos concorrentes.

Ou seja, esse tipo de estratégia pode ser utilizada para diversas finalidades, como obter mais resultados, diminuir o turnover, aumentar as vendas, a reputação e também auxiliar na visibilidade da marca como marca empregadora. 

Em um mundo cada vez mais conectado onde tudo muda rapidamente, as empresas necessitam desses serviços, pois elas conseguem fortalecer a marca e, ainda, gerar economia de tempo, podendo tomar decisões estratégicas mais assertivas e, consequentemente, ter uma maior redução nos custos.

O último levantamento feito pela Mckinsey comprova isso:   63% das companhias que adotaram a inteligência artificial para seus negócios obtiveram aumento em suas receitas e 44% delas reduziram custos. 

Portanto, é possível sim, ter um planejamento aliado à inteligência artificial, sem deixar de lado o olhar humano, pois empresas são feitas de pessoas para atender pessoas. 

Sobre o autor

Leandro Alvarenga – CEO da Flashvolve, startup que tem como objetivo potencializar em até 15x o engajamento com inteligência criativa entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas e entregues pelos principais meios de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Workplace, Slack e Telegram.

Inteligência Artificial e os desafios da segurança cibernética dos novos tempos

Como a inteligência artificial em softwares de gestão impacta os resultados das empresas

Atualizar softwares corporativos pode diminuir em 3/4 os prejuízos de um ciberataque, afirma Kaspersky

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

IA Mercado Notícias