Últimas notícias

Fique informado

Cibercriminosos despistam as restrições do ChatGPT para criar malware

14 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Check Point Software analisa o Azov, aquele que parece um simples ransomware mas não é

A Check Point Research analisou 17 mil amostras relacionadas ao Azov, os especialistas identificaram duas versões de “Azov ransomware” 

15 de dezembro de 2022

Check Point Software anuncia solução nativa da nuvem para segurança de ambiente AWS

A solução CloudGuard Network Security as a Service (NSaaS) aprimora a proteção da AWS e reduz a sobrecarga operacional; além de bloquear preventivamente o Log4j e ameaças similares

1 de dezembro de 2022

Check Point Software lança hub acelerador para startups de segurança cibernética

Além de orientar os participantes nos estágios de crescimento, o CyberUp, dará aos clientes da Check Point Software acesso à inovação

24 de novembro de 2022

Segundo pesquisa Check Point, Brasil tem aumento de 37% em ataques cibernéticos no terceiro trimestre de 2022

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, divulga dados atualizados sobre as tendências de ataques cibernéticos referentes ao terceiro trimestre de 2022

10 de novembro de 2022

A Check Point Research, Inteligência em Ameaças da Check Point, descobriu que os cibercriminosos aumentaram o uso de bots do Telegram

A Check Point Research (CPR) detectou um crescimento no uso dessa ferramenta de IA usada para depurar e melhorar códigos maliciosos, como o Infostealer, bem como para criar ransomware ou ferramentas de phishing.

Nos fóruns da Dark Web, os cibercriminosos já estão compartilhando guias e ferramentas que mostram como contornar as restrições e barreiras dos desenvolvedores OpenAI.

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, descobriu que os cibercriminosos aumentaram o uso de bots do Telegram com o objetivo de criar uma nova metodologia que gerenciam para contornar as restrições de antiabuso do ChatGPT e outras ferramentas baseadas na OpenAI. O principal objetivo é poder usar esses recursos para depurar e melhorar o código malicioso.

Ciente desse problema, a OpenAI atualizou sua política de conteúdo, criando barreiras e restrições para tentar impedir a criação de conteúdo malicioso. Várias restrições foram colocadas na interface do usuário do ChatGPT para evitar seu uso inapropriado.

Por exemplo, a partir de agora a IA não irá gerar respostas para pedidos com referências específicas à criação de malware ou e-mails de phishing que tentem se fazer passar por um banco ou outras entidades.

No entanto, os cibercriminosos já estão trabalhando para contornar as restrições do ChatGPT. Como a equipe de pesquisadores da Check Point Research detectou, atualmente há muita atividade em fóruns clandestinos, onde as pessoas falam sobre como usar a API OpenAI para superar as barreiras e limitações dessas ferramentas, destacando um modelo com foco na criação e distribuição do de bots do Telegram que emulam a API ChatGPT.

Especificamente, a CPR detectou anúncios de bots do Telegram em fóruns clandestinos. Os bots utilizam a API da OpenAI para permitir que um atacante crie e-mails ou códigos maliciosos.

Os criadores do bot concedem até 20 consultas gratuitas, mas cobram US$ 5,50 por cada 100 consultas. Um custo praticamente zero em comparação com os altos lucros obtidos com esse tipo de ataque cibernético.

cibercriminosos
Figura 1. Anúncio do fórum clandestino do bot OpenAI no Telegram
cibercriminosos
Figura 2. Exemplo de e-mail de phishing criado por meio de um bot do Telegram usando a API OpenAI
cibercriminosos
Figura 3. Exemplo de criação de malware por meio de um bot do Telegram usando a API OpenAI

Os cibercriminosos continuam sua exploração sobre como usar o ChatGPT para desenvolver malware e e-mails de phishing. À medida que os controles implementados pelo ChatGPT melhoram, eles encontram novas maneiras de usar os modelos OpenAI.

Como parte de sua política de conteúdo, a OpenAI criou barreiras e restrições para impedir a criação de conteúdo malicioso em sua plataforma. No entanto, verificamos cibercriminosos contornando as restrições do ChatGPT, e há conversas ativas nos fóruns clandestinos revelando como usar a API OpenAI para contornar as barreiras e limitações do ChatGPT. Isso é feito principalmente criando bots do Telegram que usam a API, e esses bots são anunciados em fóruns de hackers para aumentar sua exposição”, detalha Sergey Shykevich, gerente do Grupo de Ameaças da Check Point Software.

Shykevich explica ainda que a versão atual da API do OpenAI é usada por aplicativos externos e possui muito poucas medidas antiabuso em vigor. Como resultado, permite a criação de conteúdo malicioso, como e-mails de phishing e código de malware, sem as limitações ou barreiras que o ChatGPT definiu em sua interface de usuário. “No momento, estamos vendo esforços contínuos de cibercriminosos para encontrar maneiras de despistar as restrições do ChatGPT.”

cibercriminosos
Figura 4. Exemplo de um script que consulta diretamente a API e contorna as restrições para desenvolver malware

Sobre a Check Point Research 

A Check Point Research fornece inteligência líder em ciberameaças para os clientes da Check Point Software e para a maior comunidade de inteligência em ameaças.

A equipe de pesquisas coleta e analisa dados globais de ciberataques armazenados no ThreatCloud para manter os hackers afastados, garantindo que todos os produtos da Check Point sejam atualizados com as mais recentes proteções.

A equipe de pesquisas consiste em mais de 100 analistas e pesquisadores que colaboram com outros fornecedores de segurança, policiais e vários CERTs.

Check Point Software une forças com a Samsung para elevar a segurança móvel

Check Point Software abre novo centro educacional para ampliar a conscientização sobre segurança cibernética

Parceria entre Check Point Software e Intel visa aprimorar a segurança de endpoints com IA

Check Point Software analisa o Azov, aquele que parece um simples ransomware mas não é

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!