Últimas notícias

Fique informado
Como adoção de tecnologias em nuvem pode reduzir os custos com TI

Como adoção de tecnologias em nuvem pode reduzir os custos com TI

24 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A importância da nuvem em um sistema de softwares de gestão

Mais segurança contra sinistros, proteção dos dados e informações, e mais agilidade são algumas das vantagens da nuvem

20 de dezembro de 2022

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Percentual é superior à média global e de outros países como Japão e EUA; entretanto, gerenciamento do ambiente de nuvem no País ainda tem deficiências, criando pontos cegos e colocando dados em risco.

19 de dezembro de 2022

Serpro Cloud One: a primeira nuvem privada de governo do país

Com a nova solução, o Serpro se torna um provedor de serviços em nuvem e reforça sua posição estratégica em cloud na esfera estatal.

1 de dezembro de 2022

Estudo do IEEE aponta que Computação em nuvem, 5G, Metaverso e Veículos Elétricos estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023

O IEEE, divulgou os resultados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”

11 de novembro de 2022

Isso faz com que os gestores e líderes customizem o uso da nuvem para os momentos que realmente for necessário

Por Thiago Campaz

nuvem
Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses

O conceito de transformação digital tem sido pauta para as companhias nos últimos anos, principalmente depois da pandemia de Covid-19, que obrigou as empresas a migrarem para o ambiente digital e a tecnologia passou a ser fator imprescindível nos negócios.

Mas, dentre todas as inovações existentes, a tecnologia em nuvem se destacou e tende a crescer nos próximos anos.

Isso vem acontecendo devido a dois motivos: aumento dos ataques cibernéticos, uma vez que ela ajuda a proteger os dados e a necessidade de redução de custos.   

De acordo com estudo feito pela Gartner, consultoria mundialmente reconhecida por seu vasto conhecimento na facilitação da tomada de decisão, a tecnologia em nuvem está entre as 10 principais tendências para 2023.

Além disso, a pesquisa aponta que mais de 50% das empresas vão utilizar essas soluções para aprimorar os seus negócios até 2027.

Já segundo a International Data Corporation (IDC), líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Tecnologia de Consumo, o valor a ser gasto com esses serviços vão ultrapassar US$1 trilhão em 2024.

Outro dado importante é com relação ao aumento do número de ataques cibernéticos que tem acarretado todo esse crescimento.

Segundo o Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), feito pela Dell Technologies, 86% das companhias do mundo contabilizaram ataques hacker em 2022.

Dentre os fatores que influenciam as empresas a adotarem as soluções em nuvem está a possibilidade de reduzir os custos da área de TI. De acordo com a TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, a economia desses gastos pode chegar a 40%.

Isso acontece porque o custo de ter uma infraestrutura in-house envolve uma série de gastos altos com hardwares, servidores, equipamentos, mão de obra especializada, além de custos indiretos como manutenção de computadores e energia elétrica, que são driblados com a adoção das tecnologias em nuvem.

Mas, para que elas consigam de fato trazer economia para os negócios, é preciso checar o espaço necessário para armazenar todas as informações e conteúdo da empresa; entender quanto isso iria custar; e avaliar a possibilidade de efetuar modernizações em todo o sistema.

Além disso, o ponto mais importante que vai garantir redução dos custos é com relação a análise dos horários e dias que a demanda é muito maior.

Isso faz com que os gestores e líderes customizem o uso da nuvem para os momentos que realmente for necessário, tornando este processo personalizado e customizado.

Levando em consideração que essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas da companhia, quando nos referimos ao departamento financeiro, podemos destacar que o uso dessa ferramenta faz com que os gestores consigam ter acesso a todas as informações em tempo real.

Isso aumenta o controle sobre todos os gastos e assim, os líderes da área financeira e de TI podem trabalhar juntos para balancear a operação e os gastos, evitando excedentes e trazendo vantagens para a companhia.  

Por fim, concluo que todos os setores de uma empresa devem trabalhar juntos e discutir estratégias pertinentes para cada um. Isso traz vantagens significativas para todos os colaboradores e a medida que os gastos são aplicados de forma inteligente, todas as áreas são beneficiadas.

Sobre o autor

Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses. Trabalhou por 6 anos assessorando grandes empresas do agronegócio na otimização de suas estruturas de capital, em processos de estruturação de dívida, acesso a mercado de capitais e fusões. Participou da captação de mais de R$ 1bi em financiamentos.

Quais são os tipos de computação em nuvem?

Ransomware, nuvem e hacktivismo: confira tendências de cibersegurança para 2023

Segurança na nuvem: três dicas para gerenciar os riscos do trabalho remoto

Pesquisa aponta que malware na nuvem quase triplicou em 2022

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

CATEGORIAS

Cloud Mercado Notícias