Últimas notícias

Fique informado

RH 5.0: uma tendência que une tecnologia à uma gestão humanizada

6 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Diversão e conexão: entenda como proteger as crianças nas férias 

90% das crianças e adolescentes brasileiros têm conexão à internet – aplicativo da Mercusys garante diversão segura com supervisão dos pais 

5 de janeiro de 2023

Transformação digital e acessibilidade: pequenos e grandes negócios devem estar atentos à inclusão

Apesar do aumento de visibilidade do tema, muitas empresas ainda não incorporaram medidas inclusivas na rotina e no ambiente digital

4 de janeiro de 2023

Vazamento de dados da SPTrans: o que pode ser feito para se proteger?

SPTrans, empresa que administra o bilhete único na cidade de São Paulo, divulgou vazamento de dados de 13 milhões de usuários

29 de dezembro de 2022

Novas regras do PIX entram em vigor a partir do dia 2 de janeiro

Mudanças estão previstas em instrução do Banco Central e preveem novos limites, alterações no horário noturno e no PIX Saque PIX Troco

29 de dezembro de 2022

Um dos principais desafios para o avanço do RH 5.0 é conseguir unir as competências humanas às qualidades tecnológicas

Por Fernanda Consoni

RH
Fernanda Consoni, Gerente de Recursos Humanos do Grupo Benner

Após um avanço vertiginoso no uso de tecnologias pelo setor de Recursos Humanos, as empresas conferem, agora, um papel estratégico para os profissionais da área, com base no conceito de RH 5.0, que prioriza uma gestão humanizada.

Isso ocorre com foco no bem-estar do colaborador e desempenho dos negócios, mas sem abrir mão das ferramentas tecnológicas que garantem o suporte necessário para tomadas de decisões mais assertivas.

Para se ter uma ideia do ímpeto do setor por soluções inovadoras, nos últimos 20 anos, os investimentos em HRTechs, startups focadas em tecnologia para RH, somaram U$ 3,6 bilhões, no Brasil, de acordo com levantamento da Distrito.

Entretanto, só a partir de 2019 estes investimentos realmente se solidificaram, passando de U$ 4 milhões em 2018, para U$ 1,5 bilhão no ano posterior, dando força para a consolidação do que foi conhecido como RH 4.0.

Este crescimento se intensificou ainda mais durante os últimos dois anos e a pandemia desempenhou um papel decisivo para uma virada de chave, com a necessidade de mudanças nas formas de trabalho e de contratação.

Ao mesmo tempo, revelou-se uma demanda por ampliar o cuidado, sobretudo, com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores, o que, certamente, acelerou o surgimento do RH 5.0.

Principais desafios para a implementação do RH 5.0

Assim como os demais setores, a área de Recursos Humanos também enfrenta obstáculos relacionados à esfera da inovação.

Mesmo que o volume de soluções disponíveis para o setor tenha crescido e o poder destas ferramentas seja cada vez maior, não há impacto nos negócios se não houver uma equipe adaptada a estes recursos e aderente aos objetivos da empresa.

Por outro lado, isto pode ser visto também inversamente. Por vezes, excelentes gestores são subaproveitados por empresas que não oferecem ferramentas que contribuam para que estes profissionais possam desempenhar a função de maneira assertiva e adequada aos negócios da companhia.

Desta forma, certamente, um dos principais desafios para o avanço deste modelo de RH é conseguir unir as competências humanas às qualidades tecnológicas, uma aliança que se torna, cada vez mais, uma tendência para o segmento.

Parte disto acontece pela opção de algumas empresas em manter um RH generalista, em que o mesmo profissional é responsável pelos Recursos Humanos e pelo Departamento Pessoal. Ou seja, é ele o encarregado por todas as ações desde o recrutamento, fechamento de folha salarial, cálculo de férias e feedback com colaboradores.

Diante disto, o investimento e a utilização de tecnologias específicas para este segmento contribuem para a redução das atividades operacionais dos profissionais do setor, ampliando, assim, o tempo dos gestores para ações estratégicas e que tenham como foco tanto o colaborador, quanto o desenvolvimento dos negócios.

Unindo tecnologia à visão humanizada

Atualmente, o mercado oferece soluções estratégicas desenvolvidas especialmente para facilitar a rotina destes gestores, com ferramentas que flexibilizam a configuração de diversos tipos de cálculos para pagamentos, que garantem uma organização completa dos benefícios pessoais de cada funcionário, mais agilidade, eficiência e flexibilidade na abertura de novas oportunidades de emprego dentro da companhia.

Além disso, estes modelos de solução fornecem, ainda, indicadores para decisões mais conscientes quanto à sucessão, promoção, bonificação e treinamento de colaboradores, bem como indicadores para gestão estratégica em tempo real, como custo da folha, banco de horas, benefícios, absenteísmo, rotatividade, acompanhamento de PDI, férias e evolução de colaboradores, por exemplo.

Assim, para que esta tendência, que já é realidade nas empresas, possa se potencializar, é preciso que as companhias aliem o que há de mais moderno em termos de tecnologia e soluções inovadoras, ao olhar humano, voltado, especialmente, para a diversidade, a cultura da empresa e o bem-estar dos colaboradores.

Com o RH 4.0, a tecnologia tornou-se protagonista no desenvolvimento do setor de Recursos Humanos.

Agora, com o RH 5.0, é preciso alavancar a visão humanizada e colocá-la ao lado das ferramentas tecnológicas, para que possam trabalhar juntas para o desenvolvimento das organizações e das pessoas.

Sobre a autora

Fernanda Consoni é Gerente de Recursos Humanos do Grupo Benner, empresa que disponibiliza informações por meio de softwares e processos com o objetivo de revolucionar os negócios.

O retorno dos Cavalos de Troia: ciberataques com ransomware e phishing

Inteligência Artificial: quais os benefícios do uso no mercado financeiro?

A importância de impulsionar a presença feminina no mercado de tecnologia

A transformação digital está nos deixando mais solitários?

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.