Transformação digital e acessibilidade: pequenos e grandes negócios devem estar atentos à inclusão
4 de janeiro de 2023Apesar do aumento de visibilidade do tema, muitas empresas ainda não incorporaram medidas inclusivas na rotina e no ambiente digital
Existem 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física no Brasil, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números representam 24% dos brasileiros, quase um quarto da população.
A inclusão de PCDs aparece como segundo tema de atenção nas empresas, atrás apenas de mulheres na liderança, segundo levantamento da consultoria Robert Half.
Apesar de toda a preocupação, poucas companhias sabem como lidar assertivamente com o tema.
Pensando nisso, a keeggo, parceira de empresas e startups na transformação digital, oferece soluções digitais para negócios que desejam se tornar acessíveis, além de consultorias prestadas por profissionais capacitados – tudo isso para suprir um pouco dessa lacuna no mercado de trabalho.
“Oferecer acessibilidade sempre foi uma questão que nos preocupa, por isso, temos esse conceito tão fortalecido internamente. Sempre que um cliente nos procura, destacamos a importância desse olhar cuidadoso, lembrando que acessibilidade deve estar em todos os detalhes, desde a implementação de plataformas a ferramentas digitais acessíveis a todos”, afirma Marcelo Mazzini, Head de Design da keeggo.
Desde o final de outubro, entrou em vigor a norma NBR 17060, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o CGI.br, apresentando requisitos e recomendações de acessibilidade para aplicativos de tablets e smartphones.
A proposta é voltada para pessoas sem visão ou com visão limitada, sem percepção de cor, sem audição, com audição limitada, sem fala, com manipulação ou força limitadas, com alcance limitado, com epilepsia fotossensível, ou com cognição limitada.
A norma vale para aplicativos nativos em Android e iOS, apps híbridos, web apps e sites móveis.
Mas, para além das soluções digitais, a keeggo sempre fez questão de abordar a temática no ambiente interno, criando ações com seus colaboradores para inclusão de PCDs no ambiente corporativo.
“Sempre tivemos como preceito básico trabalhar diversidade e inclusão no nosso time. Para isso, além do comitê keeincluir, voltado a PCDs, também somos patrocinadores da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas e, dessa parceria especial, contratamos alguns atletas para fazer parte de nosso quadro de colaboradores, dando todo apoio para seu desenvolvimento profissional”, finaliza Amanda Diaz, Diretora de Cultura da keeggo .
Sobre a keeggo
A keeggo atua em toda a cadeia de valor dos clientes com soluções de tecnologia, design, LGPD e performance, auxiliando empresas e startups na transformação digital. Entre os clientes atendidos pela empresa estão Banco Santander, Banco Original, Cielo e Cogna Educação.
O retorno dos Cavalos de Troia: ciberataques com ransomware e phishing
Delegacia Virtual agora possui acessibilidade para registro online de boletins de ocorrência
O papel da IoT no empoderamento das pessoas com deficiência
Dicas de especialista do Google: como proteger as crianças de riscos digitais no fim de ano?
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!